Processo Criativo

5 2 0
                                    

           ❦ ════ •⊰❂⊱• ════ ❦
  
               OS IRMÃOS GRIMM

            ❦ ════ •⊰❂⊱• ════ ❦

    Os irmãos Grimm, Jacob (1785- 1863) e Wilhelm (1786- 1859), foram dois acadêmicos, linguistas, poetas e escritores que nasceram na Alemanha. Os dois dedicaram-se ao registro de várias fábulas infantis, entre essas, "Hänsel Und Gretel" ( João e Maria no Brasil), ganhando assim notoriedade de proporções globais.

   O surgimento do romantismo, do nacionalismo romântico e das tendências em valorização da cultura popular no início do século XIX reavivaram o interesse em contos de fadas, que haviam declinado desde seu pico do final do século XVII. Os Grimm ajudaram o renascimento com sua coleção de folclore, construída na convicção de que uma identidade nacional poderia ser encontrada na cultura popular e com o povo comum.

   Os irmãos começaram uma coleção com o propósito de criar um tratado acadêmico de histórias tradicionais e de preservá-las como elas haviam sido transmitidas de geração para geração, uma prática que foi ameaçada pelo aumento da industrialização.

    Ademais, os irmãos, ao verem fragmentos de fé, e de religiões antigas refletidas em histórias, conjecturaram que elas continuaram a existir através da narração.

    Embora tenham ganhado reputação por sua coleta de contos de camponeses, muitos deles vieram, na verdade, da classe média ou aristocrática.

             ❦ ════ •⊰❂⊱• ════ ❦

            O CONTO DOS GRIMM

             ❦ ════ •⊰❂⊱• ════ ❦

    Era uma vez dois irmãos chamados Hansel e Gretel. As crianças viviam numa casa perto de uma enorme floresta, com o pai e a madrasta, pois perderam sua mãe para a fome. As duas crianças eram muito dóceis e responsáveis. O pai era lenhador, trabalhava muito mas era muito pobre. Por isso mal conseguiam comer. A madrasta, essa, era muito má e detestava as crianças.

   Um dia, a madrasta conseguiu convencer o pai de Hansel e Gretel a abandonar os filhos devido a não terem quase o que comer. O pai, resignado, acabou por se deixar convencer. No entanto, as crianças tinham ouvido a conversa toda. Gretel começou a chorar, mas Hansel a acalmou e decidiu tomar precauções, saindo escondido e recolhendo pedrinhas brilhantes. 

  No dia seguinte o pai disse às criança que elas iam com ele para a floresta. Ao saírem, a madrasta deu um pedaço de pão a cada criança. Muito triste, o pai foi com os filhos para a floresta, onde caminharam durante bastante tempo. Hansel que era um menino muito ajuizado e cauteloso, foi deixando as pedras brilhantes pela estrada, para que pudessem encontrar o caminho de casa.

    — O que está fazendo? — Perguntou o pai.

  — Só estou olhando meu velho gato branco no telhado, me dizendo adeus. — Mentiu Hänsel com um sorriso.

  — Garoto tolo! — Ralhou a madrasta. — É apenas o sol! Continue andando!

   Chegados a uma clareira, disseram a Hansel e Gretel que ficassem ali para descansar, pois viriam em pouco tempo buscá-los. 

     Estava quase a anoitecer e o pai não aparecia. As crianças começaram a ficar com medo das sombras que aumentavam e com frio. Hänsel disse então a Gretel o que tinha feito e juntos seguiram o trilho das pedras e voltaram para casa.

Os Excêntricos Filhos da Doceira [Versão Concurso]Where stories live. Discover now