GIZ

88 13 137
                                    

Oi queridos leitores! Surpresa! Voltei antes do combinado porque estou com os capítulos bem adiantados e quero aproveitar qualquer oportunidade para divulgar Chill Kill! Quem ainda não viu o MV, veja, tá impecável! Quem ainda não ouviu, ouça porque de longe, um dos melhores albuns do Red Velvet!


BoA Leitura!

.

.

.

.

Cheguei atrasada, mas o grande problema nem era esse.

Minha cabeça girava.

A diretora Lee sabia que, por conta da operação em combate ao tráfico, muitos professores, funcionários e alunos poderiam levar um tempo a mais para chegarem no colégio.

O trânsito estava carregadíssimo.

Não foi uma boa ideia aplicar trabalho em grupo naquela segunda-feira e apresentar os novos alunos.

Muitos deles, não chegaram e os outros, com razão, recusaram-se a apresentar os projetos sem as equipes por completo.

Na primeira aula, não fiz a chamada e apenas tentei explicar a matéria sobre a introdução da filosofia de Confúcio na sociedade sul coreana nos dias atuais.

Meus alunos sempre questionam as necessidades de utilização dos honoríficos e das questões conservadoras passadas de geração a geração.

- A questão é que, o Confucionismo, é a base que permeia os valores sul coreanos. Ela não é uma religião e sim uma filosofia. – explicava Joohyun.

- Mas a religião não é uma filosofia a ser seguida Srta. Bae? – perguntou Ryujin. – Está confuCIO tudo isso... – brincou a aluna vendo a classe rir junto.

- Hahaha! Essa confuCIÃO é normal. As diferenças entre filosofia e religião são evidentes em suas abordagens distintas. Enquanto a filosofia utiliza métodos críticos e reflexivos para compreender a realidade, a religião busca orientação na crença em ensinamentos divinos, sem provas tangíveis.

- Está dizendo que A MINHA religião é uma mentira professora? – perguntou Choi Doona.

- Lá vai a polemizadora... – sussurrou Chaeryeong.

- Hahaha! Essa palavra nem existe! A abelha rainha só quer chamar a atenção. Ainda bem que os celulares ficam na caixa quando entramos porque eu não duvido que, ela faria uma pergunta dessas e filmaria a professora para ganhar likes no Instagram. – pontuou Yeji.

- Não Doona. A questão é que, quando se trata da religião, os ensinamentos, valores e a ética são exercitados de maneira dogmática e de certezas pré-estabelecidas enquanto na filosofia, existe a procura da explicação do mundo através da análise logica da realidade.

- Ainda não entendi... – falou Doona.

- Certo. – falou Joohyun indo até a lousa – Vejam, Religião X Filosofia. – escreveu – Questões existenciais são interrogadas pelo pensamento crítico dentro da filosofia, enquanto a religião impõe certas doutrinas indiscutíveis a seus seguidores. A fé é o princípio definidor de todas as ordens religiosas. A religião envolve um conjunto de crenças, práticas e rituais relacionados ao poder divino ou sobrenatural. – listava a professora – A filosofia é uma investigação racional sobre a natureza da realidade, existência, conhecimento e ética. Ilustrando, enquanto a religião diz que você sofreu um acidente porque o divino quis assim, a filosofia questiona se, o acidente ocorreu porque você foi imprudente ou outros atenuantes, por exemplo. Apesar disso, surpreendentemente, a filosofia e a religião compartilham semelhanças. Então, antes de entrarem em uma discussão, observem os pontos de argumento dos dois lado e vão notar isso. Ah! E não se esqueçam, a Coreia do Sul ainda que seja conservadora, é uma federação laica. Todos vocês tem o direito de acreditarem naquilo que acharem que seja o certo. Só não podem obrigar ninguem a pensar e acreditar no que vocês acreditam. – explicou Joohyun.

HUNTER | SEULRENEWhere stories live. Discover now