Como descrever características dos personagens e locais

24.3K 1.6K 401
                                    

#Olá galerinha!! Estou muito feliz que estejam gostando das minhas dicas. *-* Quem quiser me seguir para ficar sempre por dentro das minhas postagens, fiquem à vontade, viu... rs ;)

Hoje irei falar sobre como descrever características dos personagens e locais, de forma a não cansar o leitor. Nenhum escritor quer seu leitor entediado com a leitura, certo? Então vamos lá...


"Quando por fim se deu por vencido, convencido que sua mãe não desistiria de chama-lo, ele jogou o travesseiro contra o pôster de seu astro roqueiro favorito e abriu os olhos azuis enfurecidos. Rhamom se colocou sentado na cama como quem sofria de uma ressaca, e com os olhos ainda lutando contra a vontade de se fecharem, saiu em direção ao banheiro, ouvindo mais um grito frenético de sua mãe.

Depois de se vestir, ele desceu a escada em direção à cozinha. Enquanto descia, amarrava os longos e ondulados cabelos num rabo de cavalo, pensando em porque nunca conseguira esquecer o episódio de seu sonho recente. Aquilo havia ocorrido há anos e Rhamom nunca retornara a casa de seus avós após o acontecido. Talvez seja a curiosidade extrema herdada da mãe, afinal, em alguma coisa tinham que ser parecidos."


Reparou como descrevi várias características do meu personagem de forma distribuída no texto? Inserindo essas características entre as ações do personagem. Eu disse a cor dos olhos dele, disse que os cabelos são longos e ondulados, disse ainda uma característica de sua personalidade: Ele é curioso. Entrelinhas eu também dei a entender a forma como ele se veste, embora se você continuar lendo o texto no livro, verá que eu dei mais informações relacionadas a esta característica do personagem. A questão é que eu dei todas essas informações sem cansar o leitor com aquele discurso cansativo que encontro em muitos livros:

Fulana é uma menina meiga, com cabelos loiros até a cintura, olhos castanhos, lábios carnudos... etc...

Tome o cuidado de distribuir as características do seu personagem no decorrer o texto para não cansar o leitor! Isso também é válido para descrição de objetos e locais.

Outro ponto é que você precisa atingir um meio termo entre descrever em demasia e uma descrição pobre em informações. Isso nem sempre é tão fácil quanto parece. O leitor precisa criar o cenário na mente dele e você precisa dar as ferramentas para ele fazer isso. Lembrando que descrições demasiadas cansam o leitor.


"Charlote (Não sei porque, mas invoquei com esse nome, :P) chegou em casa mais cedo do trabalho naquele dia. Eduardo, seu filho, certamente não esperava por isso. Levara todos os amigos vagabundos dele para dentro de casa. Estavam todos alucinados!

- Saiam agora! - Gritava Charlote os tocando de lá.

Eles se levantaram devagar, cambaleando em direção a porta."

*Descrição superficial!


"Charlote chegou em casa mais cedo do trabalho naquele dia. Ela parou na porta para vasculhar a bolsa a procura da chave, uma chave presa a um chaveiro de ursinho de pelúcia. Chegando na sala, uma sala ampla com um comprido sofá..."

* Deu para entender até aí, né? Cansei... Fiquei com preguiça de escrever até a parte em que Charlote os expulsou de casa. Se eu cansei de escrever, imagina o leitor ao ler. Lembre-se: Descrição demasiada de coisas sem importância cansam o leitor! Se ela entrou em casa, é obvio que primeiro ela teve que parar na porta e procurar pela chave na bolsa. Não precisa descrever isso! A não ser que o fato dela ter demorado um pouco para achar a chave antes de entrar em casa tivesse alguma importância na estória.


"Charlote chegou em casa mais cedo do trabalho naquele dia. Eduardo, seu filho, certamente não esperava por isso. Levara todos os amigos vagabundos dele para dentro de casa. O cheiro de cigarro misturado à álcool e alucinógenos inundaram suas narinas no momento em que Charlote pisou na sala de estar. Estavam todos alucinados, inclusive seu filho Eduardo! Uma ira tão grande tomou Charlote que sua vontade era chamar a polícia e entregar seu próprio filho à justiça dos homens. Meu Deus! Criei esse menino com tanto carinho! Pensou Charlote, enquanto lágrimas de fúria e desgosto inundavam seus olhos.

- Saiam agora! - Gritava Charlote em meio a lágrimas, jogando toda aquela porcaria no chão.

Eles se levantaram devagar, cambaleando em direção a porta, sendo empurrados por Charlote. Estavam tão fora de si, que mal conseguiam se manter de pé."

*Reparou a diferença? Eu descrevi com detalhes apenas o que importa ser descrito. Diferente do primeiro exemplo, agora tem tensão, angústia, cheiro de cigarro no ar... Muito mais emocionante, não acham??


Para resumir, descrevam em detalhes só o que interessa e que irá enriquecer o seu texto. :D


# Beijinhos e até a próxima dica... ;)

Técnicas para escreverWhere stories live. Discover now