Como fazer o leitor entrar na briga?

7.4K 504 210
                                    

#Oi amores!! *-*


Como escrever cenas de luta? Como fazer o leitor entrar na briga junto com seu personagem?


Galerinha, tudo acaba se interligando em algum momento. Quando eu falei sobre personagens, eu disse que o escritor precisa entrar na pele do mesmo e sentir tudo que ele sente, pensa, etc. Quando você for descrever cenas de luta, não é diferente!

Para você conseguir trazer o leitor para a briga, vc precisa entrar na pele do personagem e dizer os motivos que o levaram a entrar naquela briga, o que ele está sentindo, pensando... Isso vai aproximar o leitor do personagem e deixá-lo com os nervos à flor da pele.


Compare as duas versões da briga entre Marina e Helena e diga qual delas você mais gostou:


"Marina viu quando Helena entrou no bar de seu Antônio e pediu uma cerveja. Ela sabia que Helena havia passado a noite anterior em um motel com seu marido. Observou aquela mulher promíscua sentar em uma das mesas tranquilamente, como se não tivesse feito nada de errado.

Marina entrou no bar derrubando mesas, fazendo Helena se assustar.

- Você não vai escapar de mim, sua vaca! - Marina jogou uma das cadeiras contra sua oponente.

Helena não teria por onde escapar, já que Marina a estava cercando. Ela estava se sentindo muito constrangida, quando se levantou, buscando uma rota de fuga... Outra cadeira a acertou.

Marina aproveitou que sua oponente ainda se recuperava da cadeirada, para aproximar-se. Com um leve empurrãozinho de Marina, Helena caíra sentada no chão. Depois disso, foram tapas atrás de tapas... Socos atrás de socos... Marina só saiu de cima de Helena quando suas mãos estavam cansadas."

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Eu vi quando aquela mulherzinha, que até outro dia eu chamava de amiga, entrou no bar de seu Antônio e pediu uma cerveja. Eu sempre odiei barraco, mas meu ódio era tanto que eu não estava conseguindo me segurar. Aquela cadela bebendo cerveja naquele bar como se não tivesse feito nada de errado.

A imagem que imaginei dela na cama com meu marido não saia da minha mente... Estava me atormentando! Me machucando! Destruindo-me por dentro!

Quando contratei o detetive particular, no fundo eu sabia que estava sendo traída pelo safado do George, mas nunca imaginei que a outra fosse ela... Minha "amiga" Helena!

Cretina... Promíscua... Eu queria muito amassar a cara dela! A fúria que vinha das partes mais obscuras do meu ser estavam deixando minhas mãos trêmulas.

Entrei no bar, sentindo meu coração acelerado, meus nervos à flor da pele... Por que tinha tantas mesas na minha frente? Derrubei todas! Àquela altura, a postura educada pela qual sempre zelei estava a quilômetros de mim.

- Você não vai escapar de mim, sua vaca! - Berrei!

Ela se assustou e tentou fugir, mas atirei uma cadeira nela. Aproveitei que Helena ficou zonza, para empurrá-la e subir em cima dela. Só parei de a agredir, quando meus braços estavam cansados!

Aquilo não iria recuperar meu casamento, mas me deu uma satisfação danada!"


Hahaha... Gostaram da minha briga? Qual das duas versões você achou mais emocionante? Qual delas faz o leitor se colocar na pele do personagem e entrar na briga com ele? Primeiro ou segundo texto, galerinha? ;)

Se encontrar algum erro em alguma das versões, compartilhe. ;) Já aviso que tem erro! rsrs

Eu nunca havia descrito uma cena de briga antes. Essa foi a primeira. Será que me saí bem? Bom, não sei o que vocês acharam, mas eu gostei! Kkk

É só deixar as emoções te guiarem e escrever com paixão (você deve estar pensando: Lá vem ela de novo falando esse papo que eu tenho que escrever com paixão... rsrs – Isso mesmo! Esse é o maior dos segredos! ;)


Se a cena de luta que você vai descrever for alguma luta que envolva técnica como muay thai, boxe, entre outras... Então você precisa estudar sobre ela antes de descrê-la para não cometer alguma gafe e acabar perdendo a credibilidade com o leitor.

Isso não é válido somente para cenas de luta. Sempre que vou falar de algo que não conheço direito, nunca vi ou descrever um lugar que nunca fui, eu sempre pesquiso antes. Mesmo se você tiver familiaridade com o assunto, caso venha a surgir qualquer dúvida, pesquise.

#Por hoje é só, galerinha.

Bjinho... <3


Técnicas para escreverWhere stories live. Discover now