Como construir personagens

7.5K 704 271
                                    

#Amores, muito obrigada pelo carinho de vocês na minha última nota. <3 <3 <3 Eu realmente estava me sentindo desanimada para escrever a dica de hoje, mas graças a vocês já estou melhor e já até escrevi a dica da semana. :D

#Dedicatória de hoje vai para minha colega escritora alinecdi, autora de Serena. Ótimo livro, galerinha! Super recomendo... ;)

Como construir personagens?

Amados, bons personagens são tudo em uma estória. Seu livro nem precisa ser muito mirabolante se você conseguir fazer o leitor se apaixonar pelo personagem. Eu gosto muito de Crepúsculo, mas na minha opinião, não é uma coisa de outro mundo. Alguém aí já assistiu aquele filme: Jhon Carter entre mundos? Eu não sei se tem livro desse filme, mas aquilo sim é uma estória incrível!! Eu já assisti tipo 1 milhão de vezes! Adoro!! Já até decorei as falas! Kkk... Assim como Jhon Carter, existem muitas estórias fabulosas que não fazem a metade do sucesso de Crepúsculo. O que tem por trás de Crepúsculo então? Gente, quem não se apaixona por aquele vampiro tudo de bom?? Eu até queria que meu marido virasse vampiro só pra eu ficar olhando ele brilhando ao sol... Pra me carregar por cima das árvores... Pra... Muitas coisas. ;)

Você pode até esquecer o desenrolar da estória passado alguns anos da leitura, mas nunca esquece um personagem que tenha se apaixonado. Aquela "pessoa" que fez você viver momentos incríveis jamais sairá de sua memória. Então, o que você precisa para ter personagens fortes? Apaixonantes? Vamos lá...

Antes de começar a escrever, trace os perfis de seus personagens relevantes. Anote em um papel as características físicas (como já sabemos, elas não podem ser todas descritas de uma só vez, então deixe anotado em um papel a parte para que você possa recorrer ao longo da escrita, quando for distribuindo as características), as características psicológicas e a personalidade deles.

Atentando para o seguinte... Seus personagens não podem ser perfeitos. Para que sua estória seja real e o leitor consiga se identificar com o mesmo, ele precisa ser falho, assim como nós somos. Observe o mundo a sua volta... As pessoas tem dentes tortos sim! Elas usam óculos! Aparelho nos dentes! São cheias de conflitos internos! Cheias de defeitos! Logo, para que seus personagens sejam reais e o leitor consiga se identificar com eles, e também para que você tenha uma boa trama, torne-os o mais próximo da realidade possível.

Se você for falar sobre um diretor de uma escola e ele for um excelente diretor e tudo correr super bem na escola que ele direciona, que trama você vai ter ali? Nenhuma. Mas se esse diretor for um maluco que acaba causando um monte de problemas na escola, aí sim você vai ter uma trama interessante. ;)

Dê um passado ao seu personagem, mesmo que você não vá contar esse passado em seu livro. Isso é importante para você mesmo ter em mente quem é ele. Isso vai te ajudar na hora de escrever e vai trazer mais realismo à sua estória. Quem nós somos hoje é resultado de tudo que vivemos e passamos em nossa vida. Se alguém tem um coração frio e não consegue se entregar ao amor, é porque muito provavelmente essa pessoa teve uma experiência ruim em algum relacionamento no passado.

Está entendendo onde quero chegar? Você precisa explicar por que seu personagem age da forma que age. Conseguindo isso, vai fazer seu leitor se identificar até com o vilão. Se o seu personagem é um ladrão especialista em roubar bancos, o normal seria você odiá-lo. Mas quem nunca ficou apreensivo, torcendo para aquele ladrão do livro ou do filme conseguir escapar da polícia? Isso acontece porque você passa a gostar do personagem e entender os motivos que o levaram a entrar para aquela vida. Tá, ele é um ladrão e ninguém gosta de ladrões, mas se você conseguir sensibilizar o leitor em relação aos motivos do passado que o levaram a agir da forma que ele age, o leitor passa a gostar até de um ladrão.

Conforme eu já tinha falado no tópico anterior (Como fazer seu leitor chorar – Não deixe de ler, se ainda não leu), para que seus personagens sejam interessantes, você precisa fazer com que o leitor seja amigo íntimo dele. Entre na pele dele, veja com os olhos dele, sinta o que ele está sentindo... Escreva com paixão que certamente o leitor irá se apaixonar por ele.

O seu personagem precisa ter um padrão de comportamento. É claro que você pode surpreender o leitor com alguma atitude inesperada dele, mas cuidado para não fugir de sua personalidade. Por exemplo, se o cara não é um pai carinhoso porque ele não foi criado recebendo carinho de pai, ele não pode, do nada, mesmo que tenha sentido vontade, dar um beijo na filha, olhar profundamente e seus olhos e dizer: Eu te amo, filhinha linda do papai. Nós sabemos que quando a pessoa tem dificuldade com essas coisas, mesmo que ela sinta vontade, ela não vai conseguir assim tão fácil e de forma tão intensa. No máximo, esse pai iria, com muita dificuldade, beijar o rosto da filha e dar um meio abraço nela, dizendo com os olhos tudo que seus lábios não conseguiam pronunciar.

Se o seu personagem vive na França da época medieval, não fica legal colocar nele o nome de Francisco, não é? Pesquise sobre o assunto e sobre a época que vai escrever para que sua estória seja coerente e transmita realismo. Quando eu escrevi "Precioso (um livro que ainda vou começar a postar aqui), pesquisei bastante sobre o Egito antigo, já que uma parte da minha estória se passa lá. Escolhi nomes egípcios para os personagens que lá viviam, falei das roupas usadas na época, dos monumentos que hoje são ruínas, mas na época não eram. Nesse ponto misturei realidade com imaginação. ;) Agora que estou escrevendo "Anjo Meu, também tenho pesquisado bastante sobre anjos para levar o máximo de realismo ao meu livro. Assim o leitor coloca estrelinha e ainda posta: "Continua, por favor... Pelo amor que você tem ao anjo Rafael!" Kkk... Estou muito contente com os comentários do meu livro "Anjo meu, que comecei a postar não tem nem uma semana e já tem mais de 100 estrelas e mais de 100 comentários. ;)

Bom... Por enquanto é só. Para exercício de casa, vocês podem ler um livro que gostem atentando para a forma como o escritor trabalhou os personagens. Como ele descreveu as emoções e os sentimentos dele.

Pra quem esquece das dicas na hora de escrever, faça um resuminho com tópicos para ter do lado quando estiverem escrevendo. Eu fazia assim no início, agora não preciso mais. Está tudo gravado na "cachola". Kkk...

#Bjinho, galerinha... Até semana que vem! <3


Técnicas para escreverWhere stories live. Discover now