Lição 01: Storyline

8.2K 872 375
                                    

Lição 01: Storyline

Antes de você começar a escrever você precisará de mais do que uma ideia. Você precisará de um "storyline" ou, em português (mas ninguém usa): "Linha de história" - que é diferente da linha do tempo.

Muitos autores (especialmente aqui no Wattpad) cometem um erro comum, que é começar o primeiro capítulo apresentando o personagem: segue-se uma descrição enorme sobre como a personagem é, acrescentada do "acordei, me vesti e saí para a escola".

Ok, eu posso escrever uma sentença descritiva sobre uma menina que acorda, olha-se (exageradamente) no espelho para se descrever, se veste e sai para a escola. 

É uma sentença que, inclusive, possui um começo - meio - fim.

Essa pequena descrição não contem nenhuma crise, nenhum obstáculo a ser vencido, nenhuma descoberta, nenhuma transformação para mudar a vida do personagem principal. É um relatório de ações, mas não é uma história.

Então, o que é uma história? 

O que nós autores e roteiristas chamamos de "storyline".

Sim, obviamente ela precisa ter começo - meio - fim, mas eu posso começar do fim, ir pro meio, depois, fazer um flashback do começo. Não tem bem uma ordem. E não importa, o que importa é que você precisa pensar no começo, no meio e no fim.

A dica principal é, em vez de você pensar em "começo", "meio" e "fim", passe a pensar em:

x "origem" (é o começo)
x "conflitos que aparecem" (é com o que você vai preencher o meio)
x "resolução" (é o seu fim)

Ficou bem mais fácil de pensar agora, não é mesmo? 

Muito bem, isso porque toda história (e eu digo TODA mesmo) tem um personagem principal, que terá que fazer escolhas significativas em sua vida e que determinarão: o clima da história, a empatia que um leitor terá com o personagem (se irá odiar ou amar) e uma transformação (seja ela uma transformação da situação ou do personagem - essa segunda é a mais comum).

A verdade é que: você não tem uma história até que alguma coisa dê errado para o seu personagem e ele precise resolver. Pode ser em níveis estratosféricos ou apenas uma lombada na rua, mas ele precisa de um clímax de problema. Um clímax, é um ponto máximo, então pense que o meio da história, é uma série de conflitos que vão se somando até que o personagem esteja entupido de problemas e exploda!

Notem, que uma "Storyline" é um pouco maior que uma ideia, ela contém:

x Um personagem
x Uma origem (desse personagem)
x Um ou mais problemas
x A resolução (dos problemas)

É muito importante frisar que um personagem por si só não quer dizer nada! Esse é outro erro muito comum, cometido por escritores iniciantes. Ele pensam no personagem (normalmente parecido com um personagem que já existe em uma série de televisão) e o transportam para uma história, mas esquecem-se de que o personagem sozinho, sem conflitos, sem uma crise, sem problemas para resolver, não é nada.

Então, nesse ponto, você terá que pensar que uma história é sobre "alguém", lidando com "um problema" e o final é a "resolução desse problema", que não significa um final feliz, mas sim, um final, simplesmente.

Mais precisamente... eu poderia falar sobre:

x Uma menina
x De uma família simples e sem dinheiro
x Que descobre que tem câncer
x E que precisa pagar pelo tratamento

Entenderam? 

Se você enumerar o alguém e o problema e começar a pensar "mas como ela vai fazer isso?", então você tem um princípio de uma história. Como ela vai fazer isso? Ora, cabe a você, querido escritor, inventar.

Perceba que "como ela vai fazer isso" tem um peso muito maior e mais importante de "como ela é fisicamente" ou "quem ela é". Isso porque normalmente as histórias tendem (e devem) ser mais importantes que os personagens nela envolvidos. Sei que nos apaixonamos pelos personagens, mas entendam que é a história que faz o personagem, pois ele sozinho, não representa nada além de um boneco (um objeto inanimado). É a história que vai conceder a esse boneco vida (uma personalidade, através das reações aos problemas que ele enfrenta).

Por exemplo, suponha que essa menina se chame Emily. Ela tenha cabelos marrons e olhos verdes. Mas quem é Emily para o leitor senão uma série de palavras para descrevê-la? "Cabelos marrons compridos" + "olhos verdes" + "corpo magro" + Come pouco + Gosta de rock. O que isso realmente me diz sobre a Emily? Não muito.

Porém, se acrescentarmos reações, Emily passará a se desenvolver em nossa mente - e na mente do leitor:

x Diante da descoberta do cancer: ela chora desesperada, coloca a culpa nos pais injustamente, grita com os amigos e os afasta sem explicar o que está acontecendo porque não quer que sintam pena dela e prefere se isolar ouvindo música alta nos fones de ouvidos, vestindo preto, em homenagem ao seu próprio luto.

Temos uma Emily mais desenvolvida, mais forte em nossas mentes. Trágica, dramática, vulnerável e conflituosa. Essa Emily poderá causar emoções nos leitores, muito mais do que ele saber que ela tem olhos verdes rodeados de sombra roxa.

Mas apenas isso, não me deu uma história. Ela precisa de uma "transformação". Digamos que a transformação dela, seja:

x Andando na rua, ela encontra um panfleto para um concurso de "tortas" de um renomado chef local que premiará a torta vencedora com... MUITO DINHEIRO!

É tudo o que ela precisa. De muito dinheiro, para o seu tratamento contra o câncer. Então, ela se desafia e se inscreve no concurso de tortas, achando que vai ser moleza - ou que vai ser dificil. Mas o importante é que você entenda que a história começa no momento em que ela aceita a transformação. E como ela vai se transformar é que é a sua real história.

No final, a menina ali de cima pode dar a sorte de conhecer um menino maravilhosamente rico que paga tudo para ela, ou pode conseguir vencendo, ou quem sabe, ela perca e os pais dela vendam tudo para curá-la... Ou ainda, para os mais trágicos: ela não consiga e morra.

Você tem que pensar nisso, mesmo que enquanto escreva a história você mude de ideia sobre o final, você precisa começar com isso em mente, caso contrário, você estará apenas fazendo um relato desorientado.

#TAREFA DE HOJE:

1) Se você quer escrever uma história ou está escrevendo, decida os três pontos básicos:

a) Personagem

b) Origem (o começo, quem o personagem era antes do problema)

c) Problema (acrescente quantos quiser)

d) Resolução (como imagina que a história terminará, resolvendo os problemas - para cada problema, uma resolução).

2) Monte uma frase (ou várias) com essa sua história.

A minha seria: 

Emily é uma garota descontraída que descobriu ter câncer, mas ela não tem dinheiro para pagar, para isso, se inscreveu em um concurso de tortas em sua cidade, cujo prêmio poderá pagar seu tratamento, mas ela está correndo contra o tempo. Para piorar, seu vizinho detestável, Rick, e um chef prodígio, entra na competição diminuindo suas chances de vitória. Mas e se essa competição trouxer mais do que dinheiro e sim um grande amor? No final, Rick ganha a competição, mas ele revela que estava no concurso apenas para ajudá-la, que sempre foi apaixonado por ela e dá o dinheiro a ela, descolando um beijo da garota.

Já deu para imaginar onde essa história irá nos levar? Muito bem, temos um storyline.

Deixem suas storylines nos comentários se quiserem :)!

#PRÓXIMA AULA

Na próxima dica eu vou falar sobre os recursos de desenvolvimento de storylines conhecidos e utilizados pelos best-sellers.

Aguardem!

#PrimeiroEscreva

Primeiro Escrevaजहाँ कहानियाँ रहती हैं। अभी खोजें