Lição 04: Estruturas Narrativas (Avançado)

3.4K 335 148
                                    

Oi, tudo bem? Demorei um pouco, mas vou compensar... :)

Hoje apresento para vocês...

10 RECURSOS DE ROTEIRO (AVANÇADO)



Agora que você já tem uma ideia de como começar a escrever sua história, do que seria uma narrativa de três arcos, o que é o "DRAMA" e como utilizar o "Monomito", chegou a hora de você conhecer uma série de Recursos de Roteiro que irão ajudar sua história a ficar ainda mais interessante.

Essa é a parteavançada do curso que estou montando e já adianto que dificilmenteos autores entram nesses detalhes por aí na internet, ou por faltade conhecimento, ou porque ele acabam sempre passando as "dicasbásicas".

Recursos de roteiro sãomuitooooo importantes, na verdade - e isso é um pouco polêmico dese dizer - em alguns casos podemos considerar os recursos maisimportantes que o enredo em si. Isso se deve porque uma históriaruim cheia de recursos acaba sendo boa de ser lida, mas um enredoótimo, sem esses recursos... ugh, chega a ser massante.

Os recursos foraminventados há muito tempo por muitos autores e milhaaaaares deescritores os utilizam. Ou seja, não é uma coisa que eu inventei, eprovavelmente você conhece todos eles, porém, nunca os nomeou nementendeu o seu funcionamento.

Minha intenção aqui édar nome às técnicas, fazer o resgate do conhecimento que você játem e aplicá-lo de forma prática na história para que você possautilizar!

Então conheçam... 10Recursos de Roteiros que todo mundo, mas quase ninguém conta issopara você!

---------- COMEÇANDO! -----------

#NARRADOR NÃO-CONFIÁVEL

(Eu vou te contar uma história, mas não vou dizer muitas verdades)

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

(Eu vou te contar uma história, mas não vou dizer muitas verdades)

Esse é sem dúvida um dos recursos mais utilizados para o ponto de "reviravolta"nas histórias. Um narrador não-confiável é aquele cujo o ponto de vista do personagem influencia na narrativa. A intenção é que deforma verbal o narrador induza o leitor ao erro, mostrando um ponto de vista equivocado. É mais comum em livros em 1a pessoa, visto que o personagem-narrador é o centro de todas as coisas e é ele quem conta a história para o leitor, mas não é impossível de ser feito em outras formas de narrativa, até mesmo na 3a pessoa e com um narrador onisciente.

Filosofando um pouco a respeito, considero que todo narrador em 1a pessoa não é confiável,afinal é um personagem que possui suas próprias opiniões, medos,receios e motivações únicas que diferem dos outros personagens.Até na vida real, quando nos deparamos com um evento (por exemplo,um assalto) diversas testemunhas darão uma versão diferente da história, mesmo que com pontos em comum. Para umas o ladrão estava mal-encarado, para outras, ele estava descontrolado e prestes a atirar, enquanto algumas também o considerariam calmo, no controle da situação. Isso tem muito a ver com o modo com que nós, pessoas,percebemos o mundo ao nosso redor e somos influenciados pelos ambientes, as opiniões do outro e nossa própria experiência pessoal. É o conceito do pré-julgamento, da "primeira impressão" que aquela situação, coisa ou pessoa causa em nós.

Primeiro EscrevaWhere stories live. Discover now