Lição 10: A Arte das Descrições

1.2K 155 62
                                    

Esse tópico foi sugerido nos comentários e eu achei bem válido, tão válido que passei na frente dos outros tópicos que já tinha preparado!

O pedido foi: Como escrever boas descrições.

É muito comum no Wattpad - e sempre que eu avalio um livro por aqui de 10, 8 eu vou reclamar que não possui descrições. Sendo que 1 tem descrições "básicas" e apenas 1 vai ter descrições que são realmente completas e que dão ao leitor o toque da atmosfera em que o personagem está inserido.

Vou propor um exercício simples, portanto antes de você começar, dê uma olhada nessa imagem e faça uma descrição do suéter cor-de-rosa na foto:

Eu te garanto que, se você souber o que fazer, sua descrição será 80% baseada naquilo que você está vendo: o trançado, a cor, o material usado, um ou outro arriscará adjetivos como "confortável" ou "desengonçado"

ओह! यह छवि हमारे सामग्री दिशानिर्देशों का पालन नहीं करती है। प्रकाशन जारी रखने के लिए, कृपया इसे हटा दें या कोई भिन्न छवि अपलोड करें।

Eu te garanto que, se você souber o que fazer, sua descrição será 80% baseada naquilo que você está vendo: o trançado, a cor, o material usado, um ou outro arriscará adjetivos como "confortável" ou "desengonçado".

Mas dificilmente será uma descrição completa, ou ainda artística, que deve ser o nosso objetivo quando estamos falando sobre escrever um livro.

Sabe em Diários do Vampiro, que na série de televisão o Damon pega um livro e ele começa a ler e diz que seria bom, mas que o problema desse século é que usamos muito adjetivos? Essa cena ficou marcada na minha cabeça, por ser uma coisa que eu sempre pensei, mas que dificilmente trago a tona em uma discussão literária, a menos que as pessoas presentes sejam minhas amigas.

Um professor de roteiro meu uma vez alertou a turma sobre como as séries de televisão, o close-up excessivo nos rostos na hora de expressar uma emoção, tiraram dos autores aquele "sentir" e o "perceber" sem precisar dizer o que está vendo. Vou explicar: É como se toda vez que fôssemos descrever que o personagem não entendeu uma questão com "ele franziu a testa", porque é isso que sempre vemos nas séries de televisão... Nesse caso, autores famosos e best-sellers disseminam essa descrição em seus livros, porém, enquanto se firmam no pilar do "visual", perdem-se no artístico que uma cena implica.

E livros, na minha opinião, podem ser bem artísticos, especialmente por serem esse lance de "ler e imaginar" muito mais do que "olhar por uma fotografia/tela e dizer o que está vendo".

É basicamente assim: a gente assiste atualmente muita televisão (séries de Netflix, novelas, filmes no cinema) e os diretores usam basicamente as mesmas táticas inventadas lá nos anos 80/90 para firmar essa questão. Quando a cena é triste, close nos olhos marejados!

E quando vamos escrever uma cena triste que um personagem está em cena? Os olhos ficam marejados, a visão fica borrada... E normalmente a gente morre a descrição por aí, arriscando no máximo algumas metáforas como "o mundo inteiro derreteu diante de mim como uma tela de pintura borrada e deformada". Uau, que poético, não é?!

Quase, quase, pequeno gafanhoto!

Mas vamos por partes!

#Sobre os adjetivo

Primeiro Escrevaजहाँ कहानियाँ रहती हैं। अभी खोजें