Lição 11: Primeiro capítulo

919 104 20
                                    

Olá tudo bem?

Pergunta da leitora Marcela: Como fazer um bom primeiro capítulo?

Pergunta da leitora Marcela: Como fazer um bom primeiro capítulo?

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

#A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO CAPÍTULO

A primeira coisa que o seu leitor vai ler é o seu primeiro capítulo e ele precisa compreender alguns aspectos importantes para ser especialmente cativante e para que o leitor não desista do livro logo de cara. Sabemos disso: quando vamos a livraria, depois de xeretar a capa e ler a sinopse detrás ou na orelha, o leitor mais curioso pode se interessar em saber como é a sua escrita. Ele pode ler o primeiro parágrafo ou até o capítulo inteiro.

Muitos autores têm dificuldade de como tornar esse primeiro capítulo atrativo para o leitor, de forma que a narração não fique muito lenta (lembra o que falei na lição sobre Cenas Úteis?)

Ou seja, o primeiro capítulo tem uma baita responsabilidade, não é verdade?

Vamos ver como essa responsabilidade se distribui e quais ferramentas o autor pode utilizar para se ajudar!

Anote a lista:

1) Primeiro parágrafo Impactante

2) Um protagonista Cativante

3) Conflito inicial Interessante

4) Apresentação Geral

#PRIMEIRO PARÁGRAFO IMPACTANTE

Gosto de estudar primeiros parágrafos dos livros e umas das coisas que descobri é que lá fora existe um método literário muito interessante para criar um primeiro parágrafo. Nele contém:

x Síntese da ideia do livro todo

x Tom da narrativa

x Frases curtas

x Frases de Impacto

----

#EXEMPLOS

É quase unânime que Lolita - de Vladimir Nobokov - tem um perfeito primeiro parágrafo. Ele resume a ideia do livro todo (um homem tendo desejos sexuais por uma garotinha).

Lolita, luz de minha vida, labareda em minha carne. Minha alma, minha lama. Lo-li-ta: a ponta da língua descendo em três saltos pelo céu da boca para tropeçar de leve, no terceiro, contra os dentes. Lo. Li. Ta. 

Percebam como ele sintetiza a história toda nesse pedaço, se torna piegas, sexual e um pouco esquisito. Existe uma grande ausência de termos vulgares durante o livro todo e você logo nota que ele usará de muitas metáforas para falar dos atos sexuais que seus personagens cometem.

Outro trecho que gosto muito é desse de André Gorz, do livro Cartas para D., que é o último romance do autor, antes dele cometer suicídio com sua esposa.

Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável.  

Nesse parágrafo, o autor dá um tom romantico-jocoso (irônico, inclusive) em sua narrativa, também mostra suas frases leves, quase sem poesia. E esse é o tom que o acompanha pelo livro inteiro, um romance triste, que ironiza sua velhice.

Agora que você já sabe como utilizar a técnica, pratique.

----

#APRESENTAR UM PERSONAGEM

Uma das coisas mais importantes que um primeiro capítulo precisa ter é um PERSONAGEM. Os leitores estarão ávidos para imergir em sua história, em saber o que o autor tem para contar. Você não precisa apresentar um personagem se não quiser, mas os leitores preferem conhecer logo o personagem e saber "o que ele vai fazer".

Prefira iniciar com o seu protagonista em cena, pois assim você já gera um laço entre o personagem e o leitor, o que o deixará mais interessado em seguir a história.

#AÇÃO INCIAL

Entenda bem: é mais interessante para o leitor ver um personagem tendo que lidar com um conflito inicial do que tendo que se submeter à enormes descrições de lugares e físicas.

Se você escolher descrever as coisas, pode acabar submetendo o seu leitor a um texto cansativo, que não gera nele a vontade de continuar, pois o local em si não é interessente e nem o personagem, mas sim, o que pode acontecer com ele.

#O QUE O PERSONAGEM TEM A PERDER

Esse é um truque de introdução, na verdade. O autor acaba preparando o leitor para o problema que virá. Por exemplo: mostre tudoo que pode desmoronar! Pense que o seu personagem é como as pessoas: elas tem vidas, um passado, amigos, e tudo isso implica em suas decisões. O protagonista tem que ter "um mundo a perder" antes de embarcar em sua aventura e esse é o capítulo que usamos para deixar o leitor ciente disso.

Por exemplo, se o seu protagonista é um CEO que vai se apaixonar por uma secretária, você tem que mostrar o porque "ele não deveria se apaixonar". O que ele tem a perder? O status na empresa, o respeito dos funcionários, o relacionamento com a mãe que pretende que ele se case com uma ricaça igual ele e não com uma pobre... tudo isso tem que ser tratado nesse começo de forma a preparar o leitor para o tamanho do risco que o protagonista vai correr em sua jornada.

#BOA GRAMÁTICA

Para cativar o leitor, revise o seu primeiro parágrafo e confira que ele tem voz ativa, não tem excesso de adjetivos, não prende-se em milhões de descrições físicas e não perde tempo não tratando os assuntos do protagonista.

Erros de ortografia espantam os leitores, mesmo aqui no Wattpad. Eles são bem exigentes, então procure entregar um capítulo que esteja o mais limpo possível.

#CONCLUSÃO

O primeiro parágrafo é importante, ele deve sintetizar o tom do livro (será de comédia, de drama, de terror?), apresentar o protagonista, o mundo ao redor dele e o que ele tem a perder.

Se você seguir esses pasos o seu primeiro capítulo ficará mais próximo de ser um capítulo notável para o seu leitor e o deixará intrigado com o enredo, mantendo-o tão viciado que ele vai querer ler o livro todo.

Mas lembe-se, não revele muita coisa nesse capítulo, caso contrário, o leitor terá a impressão que leu "tudo o que a história tem a oferecer".

Termine com um gancho, que convidará o leitor a seguir pelos próximos capítulos, querendo saber o que irá acontecer.

Espero que tenham gostado!

Sugiram mais tópicos que gostariam de ver abordados!

Um super beijo~

Primeiro EscrevaWhere stories live. Discover now