GLOSSÁRIO

10 1 0
                                    

Amataram. Raça de seres humanoides com feições caninas, podendo chegar até 2 metros e meio de altura, caracterizada por sua pele super-ressecada e por sua distribuição de órgãos. O coração, por exemplo, situa-se na cabeça enquanto que o cérebro abaixo do terceiro e mínimo pulmão. A espécie amataram é muito citada em poesias antigas por "pensarem com o coração e sentirem com o cérebro", sendo que tal alegação é meramente figurativa. Seus olhos são sempre da cor de sangue.

Bahasa. Idioma universal, usado principalmente por causa do comércio. Há muitas línguas em todo Rauquein, porém o bahasa é a mais falada por ser a língua mais importante do universo, também o mais comercializado em cometes. Mesmo com sua popularidade, não é todo rauqueniano que o domina ou que se importa em estudá-lo.

Beemote. Animal citado na Terra no Velho Testamento da Bíblia Sagrada no livro de Jó capítulo 40. Bem parecido com um boi gigante, porém de três chifres, o beemote é muitas vezes confundido como saurópode. Sua pele é resistente e sua força incrível, porém alérgica à água excessiva. Normalmente mais de um pengawal cavalga um beemote, chegando ao máximo número de quatro.

Bodybook. Um dos sites de relacionamento mais utilizados no ano de 2126. Inventado por Guido Ambrósio, Rio de Janeiro, o bodybook teve como um de seus slogans de marketing mais famoso o de que o corpo é algo para se mostrar, o que conquistou jovens entre 13 e 25 anos, causando falência de muitos outros sites, não pelo fato de haver fotos reveladoras (pois já era costume ver meninas com roupas decotadas, como se estivessem na praia, mas sem estar, em sites de relacionamento, ou rapazes sem camisa tentando ganhar popularidade ao mostrar seus músculos), mas sim por causar polêmica e "guerras na net" sobre o tema, já que muitos adolescentes fiéis à religião entraram no meio para defender a retidão pessoal, sendo um de seus fóruns principais nomeado de My body is a gift from God.

Caixa. Como é popularmente conhecido o largo elevador comunitário capaz de transportar de 20 a 30 pessoas, presentes em colégios de Recife.

Case. Mochila pequenina com alças como cordões que se prendem às costas, manufaturada propositadamente para o EI de um estudante.

Cicak tidak. Alienígena de compleição de lagarto. Possui feições humanoides.

Cinza. Como são popularmente nomeados os alienígenas da raça venita, ETs tão altos quanto um ser humano, olhos grandes e negros como a noite mais escura, dando-lhe visão três vezes mais exata. Corpo normalmente de cor gris, um venita é conhecido no universo por sua esperteza e também contrabando. Muitos são os venitas que preferem atuar como caçadores de recompensa.

Coaxita. Espécie de felino semelhante ao gato doméstico da Terra, com a diferença nos olhos (três, posicionados em seu rosto como um triângulo imaginário, sendo que o terceiro olho, o da testa, só se abre quando o coaxita sente-se ameaçado) e nas plumas ao invés de uma cauda.

Quando as cores dos olhos diferem umas das outras, sendo vermelho, azul e amarelo, pode-se afirmar a pureza da raça do coaxita.

Cometes. Usando nanotecnologia, um cometes tem a capacidade de conceber um idioma a seu portador, de acordo com as atualizações disponíveis feitas todo ano para corrigir, extinguir e modernizar palavras (formais e informais). No formato de aranha, um cometes tem que ser indicado por especialista na área, para não haver efeitos colaterais. Mesmo assim há muito negócio ilegal envolvendo cometes comprados sem prescrições médicas.

Conferência de Zona. Reunião anual que acontece em todas as capitais dos quinze planetas, onde são avaliados o crescimento da capital e cidades vizinhas, o índice de pobreza, entre outros fatores sociais e econômicos. Há festejos e descrentes também costumam participar.

Néfi LIVRO UM IrmÃWhere stories live. Discover now