E.S.C.O.L.A

205 25 11
                                    

                 [Excluir Sonhos / Cagar na Originalidade / Louvar a "inteligênciA"]
          Escola, aquele local que é sinônimo de prisão para muitos alunos. Eu estou incluído nesses alunos, mas para ser sincero o que me enjoa não é a escola em si mas sim o sistema educacional que é praticado hoje em dia (acreditem em mim, é um autêntico aborto) - horários mal estruturados / professores desmotivadores / demasiada importância para um nível de sabedoria - são só alguns dos factos que me fazem ter uma enorme tristeza neste sistema.

          Primeiro aspeto a referir em relação a este tema: tira demasiado tempo de vida quer aos alunos como aos professores

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

          Primeiro aspeto a referir em relação a este tema: tira demasiado tempo de vida quer aos alunos como aos professores. Vamos nos concentrar nos horários, que na minha opinião e experiência própria, são extremamente mal elaborados tendo uma carga horário demasiado elevada. Por exemplo no meu caso, entro às 9 da manhã e saio às 17:30, passando aproximadamente cerda de 9 horas na escola. Ou seja, 9 horas do meu dia são desperdiçadas numa sala de aula a ouvir um professor. Posto isto faço a seguinte questão: como é que querem que os alunos tenham tempo para estudar, para praticar algum deporto, passar tempo com a família ou até mesmo ter um simples momento de laser, a ler um livro (sem ser escolar) ou a ver TV!?? Claro que estes horários também se refletem na produtividade dos alunos uma vez que muitos deles fazem noitadas a estudar que se traduzem em poucas horas de sono o que por sua vez faz com que no dia seguinte os alunos andem cansados.
          Outra coisa que contribui para a minha vontade de morrer são aqueles professores egocêntricos ou desmotivadores. Os egocêntricos são aqueles que se concentram só em si e no dinheiro que vão receber ao final do mês, cagando completamente na interligação com os alunos e a sua aprendizagem. Já os desmotivadores são aqueles que são peritos em estarem sempre a queixar-se do ensino (dos extensos programas e bla bla bla) mas nunca fazem nada para mudar o rumo do mesmo. Entre estes os dois que venha o Diabo e escolha o pior.
Por fim, mas talvez a coisa que mais me revolta e custa a entender é o facto de este sistema educativo dar muito mais importância à sabedoria do que a originalidade. Tudo bem que a sabedoria é importante, mas pensa comigo, quem revolucionou o mundo tinha tanto de sabedoria como originalidade. Qual dos dois achas que pesou mais para essa revolução? Na minha opinião, sem dúvida, que foi a originalidade. E já agora ainda acrescento que era importante haver uma maior liberdade de expressão e participação por partes dos alunos.
Eu sei que este meu pequeno monólogo nada vai mudar mas pelo menos limpei parte da minha triste e revoltada alma. :)

Crônicas de um jovem fumador Where stories live. Discover now