Nada: 1. Coisa nula; 2. Sem valor; 3. Insignificante.
É como define dicionário da língua portuguesa; é o que define como eu estava me sentindo naquele momento: um nada.
Por meses eu assisti, sem nada fazer, Sabrina sendo humilhada por quem quer que fosse. Não era do meu feitio me envolver em brigas de escola, mas não era essa a questão. Sabrina: essa era a questão. Ela nunca se importou para aquelas coisas, ou ao menos fingia que não se importava. Vai saber. O fato é que ela era uma garota segura de si. Sabia o que queria e não se importava com o que os outros pensavam e falavam.
Depois que Catarina espalhou para os quatro cantos da escola que Sabrina estava grávida, ela virou alvo de bullying. As amigas dela se afastaram uma a uma. Ninguém a queria por perto, tratavam-na como se tivesse alguma doença contagiosa. E qual foi a postura de Sabrina diante dessas coisas? A de sempre, o nariz em pé e cara de que o mundo não a merece.
Cláudia era a única amiga que restava para Sabrina, mas ela andava ocupada demais com questões sobre a viagem de intercâmbio que faria no ano seguinte. Ninguém poderia julgá-la por isso, mas não posso negar que eu queria que Cláudia passasse mais tempo com Sabrina.
Acontece que havia aspectos sobre a gestação que Sabrina nitidamente não se sentia confortável para falar comigo. Coisas que não exatamente cabiam nas consultas médicas. E eu sabia que ela não conversava com a mãe acerca da gravidez, por ter vergonha.
No sétimo mês, a barriga de Sabrina ficou grande, como era de se esperar àquela altura, mas isso abalou sua autoestima. Um dia, ela estava tão fragilizada que desabafou:
— Eu estou gorda, imensa. Meus peitos não param de crescer e a minha pele tá descamando. Meu cabelo tá caindo. Até o final da gravidez, eu vou estar parecendo um mostro. E vou ser a mãe mais feia do mundo! Ela vai olhar para mim e chorar, achado que sou o próprio bicho papão!
Minha intenção ao dizer "nada disso tem importância" era tentar fazê-la ver que essas coisas eram banais diante da incrível grandiosidade de ela estar gerando uma nova vida, a vida do nosso filho. Mas soou insensível. Então ela caiu no choro ao responder:
— Não tem importância?! Porque não é o seu corpo que está sendo deformado. Quero ver se você ainda vai me querer quando eu estiver feia e acabada!
Eu a abracei e disse que nem se ela se esforçasse muito para tentar ficar feia, conseguiria. Expliquei como eu a achava linda grávida. Falei que eu ia, na verdade, sentir saudade da sua imagem assim, pois já estava acostumado a ter vontade de acariciar a barriga dela toda vez que a via. Mas ela não parou de chorar.
Havia coisas na gravidez que, por mais que eu me esforçasse para tentar entender, jamais compreenderia de fato.
Essa foi a única vez que ela demonstrou para mim insegurança quanto à sua autoimagem. Para o resto do mundo, ela jamais deixou de lado a postura de autoconfiança.
Na escola, quando eu perdia a paciência e queria confrontar alguém que a provocava com piadinhas infelizes, ela simplesmente me repreendia:
— Ah, Fernando. Fala sério! — e uma irritante revirada de olhos. — Por que você dá bola pra esses idiotas?
Eu ficava pior quando ela falava daquele jeito. Parecia que eu estava sendo imaturo aos olhos dela. Isso me irritava ainda mais.
— Não é uma questão de dar bola ou não — eu me esforçava para manter o tom de voz ameno. — Você acha que é fácil ficar parado vendo o que falam de você?
Ela revirou os olhos para mim novamente. Meu sangue ferveu. Dá pra parar com essa merda ou tá difícil? — pensei, mas não falei. Se eu falasse as coisas que passavam em minha mente nesses momentos, nós acabaríamos brigando, ou pior, terminando.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Como nascem as estrelas
Teen FictionFernando nunca foi de se meter em grandes encrencas. Com mais maturidade que a maioria dos garotos da sua idade, é reservado e está confortável em seu lugar de anonimato enquanto aluno mediano do ensino médio. Quando conhece Sabrina, tem certeza de...