MENTE: O OPERADOR DISCIPLINADO

145 1 0
                                    

Os operadores chegam aos mercados com grandes expectativas, mas poucos ganham dinheiro e a maioria desaparece. O setor oculta do público boas estatísticas, enquanto promove a Grande Mentira de que o dinheiro perdido pelos fracassados vai para os vitoriosos. Na verdade, os vitoriosos ficam com apenas pequena fração do dinheiro perdido pelos fracassados. O grosso das perdas fica com o próprio setor de operações de mercado como custo de fazer negócios – comissões, slippage e despesas – tanto dos vencedores quanto dos perdedores. Os operadores bem-sucedidos devem transpor várias barreiras elevadas – e prosseguir na corrida de obstáculos. Ser apenas melhor do que a média não é suficiente – é preciso destacar-se da multidão com a cabeça e com os ombros. Só ganha quem tem conhecimento e disciplina.

A maioria dos operadores chega aos mercados com planos de operações apenas meio confeccionados, com poucas noções de psicologia das negociações e gestão do dinheiro. Muitos se contundem e abandonam o campo de vez, contorcendo-se de dor. Outros têm mais caixa e retornam às operações. Não devemos chamar de fracassadas ou perdedoras as pessoas que perdem dinheiro nos mercados, pois elas recebem algo em troca: nada menos que o extraordinário valor do entretenimento.

Os mercados são os lugares mais divertidos do planeta. Assemelham-se a jogos de baralho, a jogos de tabuleiro e a corridas de cavalo, tudo num pacote só. O cassino funciona 24 horas por dia – e nele sempre se encontra ação.

Um conhecido meu tinha uma vida doméstica horrível. Evitava a esposa, ficando no escritório até tarde, mas o edifício fechava nos fins de semana, obrigando-o a refugiar-se no "aconchego" da família. Domingo de manhã, ele já não aguentava mais aquela "intimidade familiar" e fugia para o porão da casa. Lá ele instalara um aparato para operações no mercado, que lhe fora emprestado por mais um perdedor, em troca de participação nos lucros futuros. Mas o que se pode negociar num domingo de manhã, nos subúrbios de Boston? Até que ele descobriu que os mercados de ouro estavam abertos no Oriente Médio. Meu conhecido costumava ligar sua tela de cotações, pegar o telefone (isso foi antes da era da Internet) e operar com ouro em Abu Dhabi!

Ele nunca se perguntou qual era a sua vantagem em relação aos operadores locais. O que ele tinha, sentado num bucólico subúrbio de Boston, que seus colegas não tinham em Abu Dhabi? Por que os habitantes locais lhe enviariam dinheiro? Todos os profissionais conhecem sua vantagem, mas pergunte a um amador e ele não saberá a resposta. Quem não conhece sua vantagem não a explorará, e perderá dinheiro. Warren Buffett, um dos mais ricos investidores da Terra, diz que, ao se sentar a uma mesa de pôquer, você precisa saber em 15 minutos quem fornecerá dinheiro aos vencedores. Se não souber a resposta, o fornecedor será você. Meu companheiro de Boston acabou perdendo a casa nas operações de mercado, o que agravou ainda mais seus problemas conjugais, embora ele não mais operasse com ouro em Abu Dhabi.

Muita gente, rica ou pobre, sente-se enredada e enfastiada. Como escreveu Henry David Thoreau, quase dois séculos atrás, "a massa de pessoas leva vidas de desespero conformado".

* Agradeço a Mark Douglas, autor de um livro de cujo título tomei emprestado o nome deste capítulo.


 Página 48 de 229

Acordamos todas as manhãs na mesma cama, tomamos o mesmo café da manhã, vamos para o trabalho pelos mesmos itinerários. Vemos as mesmas faces monótonas no escritório e remexemos os mesmos papéis em nossos postos de trabalho. Voltamos para casa, assistimos aos mesmos programas de televisão, bebemos uma cerveja e vamos dormir na mesma cama. Repetimos essa rotina dia após dia, mês após mês, ano após ano. Até parece pena de morte sem liberdade condicional. O que temos pela frente, a ser esperado com ansiedade? Talvez as breves férias do ano que vem? Compraremos uma excursão para a França; chegando a Paris, entraremos num ônibus com o resto do grupo, passaremos 15 minutos em frente ao Arco do Triunfo e meia hora subindo a Torre Eiffel. Depois de alguns dias, voltaremos para casa, onde enfrentaremos a velha rotina.

APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕESDove le storie prendono vita. Scoprilo ora