OPERAÇÕES DE MERCADO

108 0 0
                                    

Os principiantes se deixam levar pelas emoções quando operam nos mercados, mas se você quiser sobreviver e ser bem-sucedido, é preciso desenvolver disciplina. No momento em que você se conscientizar de seus sentimentos de medo e alegria, use-os como sinal para aumentar o rigor de sua disciplina e seguir mais à risca seu sistema. Ao desenvolver esse sistema, os mercados estavam fechados e você se sentia calmo. Agora, ele lhe oferece a única chance de sobrevivência e de sucesso nos mercados.

A ideia de um sistema de negociação automático é falha em seus próprios fundamentos. Se esses sistemas funcionassem, o cara mais esperto, com o computador mais possante, há muito tempo já teria vencido o mercado. Os sistemas automáticos não funcionam por que o mercado não é uma entidade mecânica ou eletrônica, que segue as leis da física. É uma enorme multidão de pessoas, agindo de acordo com as leis imperfeitas da sociedade de massa. A física e a matemática podem ajudar, mas as decisões no mercado devem levar em conta a psicologia.

Ao conversar com um profissional, a primeira pergunta que ele lhe fará – ou não fará, pois já sabe a resposta com base em alguns de seus comentários – é se você é um operador discricionário ou um operador sistêmico.

Os operadores discricionários assimilam as informações e análises do mercado, usando várias ferramentas técnicas. É provável que mude seus métodos e aplique outras ferramentas, em mercados e em momentos diferentes. Sua árvore de decisões tem muitos galhos e segue várias ramificações em épocas diversas, à medida que mudam as condições do mercado.

Todos os galhos estão ligados ao tronco espesso de sua árvore de decisões, um conjunto de regras invioláveis para controle do risco.

Os operadores sistêmicos desenvolvem um conjunto mecânico de regras, para abrir e fechar as operações. Eles as submetem a testes e ligam o piloto automático. A essa altura, os amadores e os profissionais avançam em direções opostas. O amador, assustado pelo mercado, sente-se aliviado ao saber que um sistema, desenvolvido por ele mesmo ou comprado de terceiros, o libertará de preocupações. No entanto, condições do mercado sempre mudam e todos os sistemas se autodestroem, razão por que todos os amadores com sistemas mecânicos acabam perdendo dinheiro. O profissional que conecta seu sistema ao piloto automático continua a monitorá-lo como um falcão. Sabe distinguir entre um período mais difícil, quando nem tudo dá certo, e o momento em que o sistema se deteriorou e deve ser substituído por outro. Os operadores profissionais podem dar-se ao luxo de usar sistemas automáticos exatamente por que são capazes de operar com discricionariedade!

Com base em minha experiência, os operadores sistêmicos tendem a alcançar resultados mais consistentes; porém, os operadores mais capazes e mais bem-sucedidos adotam a abordagem discricionária. A escolha depende de seu temperamento e envolve mais elementos do que uma decisão fria sobre negócios. Algumas pessoas sentem-se atraídas pelos sistemas de negociação; outras, pelos métodos discricionários. Boa parte deste livro trata de operações discricionárias. Por outro lado, todos os seus componentes podem ser aplicados em operações sistemáticas. Este livro foi escrito para ajudar ambos os tipos de operadores.

Os sistemas de negociação são planos de ação para os mercados, mas nenhum plano é capaz de prever todos os fatores. Sempre se necessita de algum grau de julgamento, mesmo quando se dispõe dos planos mais completos e confiáveis.


 Página 106 de 229

Pense em qualquer outro sistema ou plano em sua vida. Por exemplo, você provavelmente tem um sistema para tirar o carro da garagem. Abrir a porta da garagem, ligar o carro, esquentar o motor, dirigir o carro até a rua sem bater nas paredes, sem atropelar pedestres ou ciclistas nem ser atingido por outros veículos.

APRENDA A OPERAR NO MERCADO DE AÇÕESDove le storie prendono vita. Scoprilo ora