II - Os sete sacramentos

10 1 0
                                    

Enquanto catequizando, há recentemente uns 2 anos, aprendi que os sacramentos são sinais da presença de Deus, mesmo que Ele não esteja fisicamente presente como humano, Deus, está em sinais que a Igreja chama e ao longo da história instituiu como Sacramentos. Segundo a Doutrina da Igreja de Cristo, são sete os chamados. Eles são divididos em três setores: iniciação, ordem e cura. Vamos passar por cada um deles, aos detalhes, não muitos, mas, para que, fique bem guardado em nosso conhecimento como cristãos.

São chamados de Iniciação Cristã, pois, convertem uma pessoa pagã ao cristianismo.

1. BATISMO

O Batismo é o sacramento que inicia a vida cristã de uma pessoa, até antes dele considerada pagã. Por exemplo, você está fazendo uma catequese batismal, que tem um recém-nascido, acha que essa criança ainda não batizada é Criatura ou Filho de Deus? Certamente, você naturalmente responderia: "Não, ele é Filho de Deus como nós aqui". Mas, se eu te disser que essa criança ou qualquer pessoa ainda não batizada é apenas uma Criatura de Deus?!

Uma das funções do batismo é nos dar uma espécie de herança nos Céus, para a Vida Eterna. E as outras: "carimbar" na pessoa através da unção com o óleo dos catecúmenos, no peito, (o sinal da Cruz +) e o banho em água, seguindo a fórmula que o ministro pronuncia: "Matheus, eu te batizo em nome do PAI, e do FILHO, e do ESPIRITO SANTO", sempre jogando um pouco d'água na cabeça do batizando, antes de invocar cada Pessoa da Santíssima Trindade.

O Batismo, é um sacramento que pode-se receber somente uma vez na vida. A menos que uma pessoa adulta não se lembre ou não tenha mais registro do batismo. A partir do Batismo, somos como Jesus, purificados e comprometidos ao seu Reino, seguindo seus caminhos certos e mandamentos. Jesus começou a vida cristã oficialmente, aos 30 anos — isso nos mostra que nunca é tarde a busca de sua identidade cristã.

2. CONFIRMAÇÃO ou CRISMA

O Sacramento da Crisma, como é mais conhecido é a confirmação do batismo, através de uma unção solene feita pelo Bispo local na fronte da pessoa, com o óleo do Crisma. Com as seguintes palavras: "Clara, receba por esse sinal, o Espírito Santo, dom de Deus (+)", com as crianças esse sacramento deve ser celebrado a partir dos 12 anos de idade, sob condição de ser catequizada. Na noite de Vigília Pascal, onde ele é batizado e em seguida crismado, sob a mesma condição (catequizada e com a escolha de padrinhos). É um momento muito belo quando ocorre numa paróquia ou catedral, não importa o tamanho — a alegria e a Luz do Espírito Santo, desce sob todas as pessoas que também estão assistindo, assim como o batismo é um evento aberto á comunidade.

O Crisma, também é o único sacramento que pode-se receber uma vez na vida. Assim, como o Batismo nos abriu as graças de Deus, no Crisma, nos abrimos para o mesmo Espírito que desceu sobre os apóstolos no dia de Pentecostes. Com esses dois sacramentos, a pessoa é cristã por excelência, e se encontra em pleno estado de graça. Podendo partir para a Eucaristia.

3. EUCARISTIA

Chegou o momento de falar sobre o maior sacramento, o Pão da Vida, a Eucaristia. Instituída por Jesus na Última Ceia, a Eucaristia é o Pão (trigo) e o vinho (uva) consagrados e transformados em Corpo e Sangue de nosso Senhor. É nosso alimento da alma, assim como precisamos alimentar o corpo com o café-da-manhã, almoço e jantar. Se não comermos, ficamos doentes e até morremos. Com a nossa alma é a mesma coisa: se ela não for alimentada, fica doente e morre. A celebração desse sacramento é a Missa. Na Missa, um ato solene, nós somos alimentados, tanto pela Palavra e Oração, como também pela Hóstia Consagrada, com o Cristo sacramentado presente em nós.

Sagrados SacramentosWhere stories live. Discover now