III - Os Sacramentos na Bíblia

5 0 0
                                    

Nesse capítulo, com a ajuda das Sagradas Escrituras, irei mostrar a localização de cada sacramento nas passagens bíblicas e comentar uma nota explicativa.

1. BATISMO: Gênesis 2. 18-24

Na passagem onde São João batista é o ultimo profeta que anuncia a espera e chegada do verdadeiro Messias, Jesus de Nazaré, segundo o profeta Isaias será enviado um anjo para ajudar a "preparar e traçar os caminhos do Senhor que virá", e João batista, estava no Rio Jordão ao meio de um deserto batizando pessoas para convertê-las — onde também houve confissões de pecados e logo após o entusiasmo dos novos cristãos.

Batista se alimentava de gafanhotos e mel. As pessoas, pensavam que ele era o Messias, mas ele diz que apenas batizou com água, mas logo as pessoas seriam batizados pelo espírito santo de Deus. De repente, aos 30 anos, Jesus de Nazaré chegou até João Batista e quis ser batizado, não tendo como recusar, Jesus foi batizado e o céu se abriu e uma pomba desceu como alegria dos céus.

2. EUCARISTIA: S. Lucas 22. 14-20

Na passagem da última ceia, antes de se entregar a sua Paixão e Morte, Jesus reúne-se com seus apóstolos e ali institui a Eucaristia. Ele tomou o cálice de vinho, deu graças e disse: Tomai, por não voltarei a tomar até a vinda do Reino de Deus. Depois, pegou o pão, deu graças e disse: Esse é o meu corpo que será entregue, fazei isto em memória de mim. Ao fim da Ceia, os apóstolos de reação confusa se perguntaram como aquilo iria acontecer.

A Eucaristia até os dias de hoje, é a presença viva de Cristo entre nós, após a Consagração feita na Santa Missa, o pão sem fermento e o vinho puro, se tornam o Corpo e Sangue de Jesus.

3. CRISMA: Atos 2. 37-41

Após se reunirem com os apóstolos, que ficaram comovidos, perguntaram a Pedro qual era o próximo passo que eles deveriam tomar para evangelizar e converter pessoas. O Apóstolo diz que todos devemos nos arrepender dos pecados e sermos batizados em nome de Cristo, para o perdão de nossos pecados e assim receberemos o Espírito Santo em nossas almas. Houve também o episódio onde o Espírito desceu sobre eles [apóstolos] no dia de Pentecostes. Com isso, as pessoas também passam a ter o direito de ter a sua conversão, o seu momento de receber o dom de Deus.

4. ORDEM: S. Marcos 16. 9-20

Ao ter ressuscitado, Jesus apareceu a Maria Madalena. Ela surpresa com o que acabara de ver foi até os apóstolos avisar que tinha visto Jesus vivo, mas as pessoas, especialmente os apóstolos não quiseram acreditar. Então, Ele apareceu a eles, surpreendendo a todos e disse: "Ide ao mundo inteiro e pregar o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer, será condenado". Aqui Jesus instituiu o sacramento da ordem, ali foram criados o que chamamos de sacerdotes, pregar sua Palavra, levar poder e milagres em seu nome.

5. MATRIMONIO: Gênesis 2. 18-24

Ao criar todas as coisas dos céus e da Terra, Deus também havia criado o homem. Ele teve a ideia de criar uma companhia ao homem, foi então criada a mulher também á sua imagem e semelhança para que contemplassem as belezas do mundo criadas e vivessem (até então sem o pecado) plenamente. Aqui relata-se quando é retirada uma das costelas de Adão, e é criada da mesma carne o que viria a ser sua mulher, Eva. E ele exorta que, agora juntos o homem e a mulher devem largar sua casa, e viverem juntos para serem uma só carne. Se institui o matrimônio.

6. CONFISSÃO: S. João 20. 19-23

Em mais uma aparição após ter ressuscitado, Jesus, de novo apareceu em meio aos apóstolos e desejou-lhes a paz. E disse o motivo de sua presença ali: a vinda do Espírito Santo através do sopro (em hebraico: ruah), e disse sobre os pecados, que devem ser perdoados pelas pessoas que cometeram, mas também perdoar os pecados dos outros. Ali foi instituído o que seria mais tarde a Reconciliação; é como diz o trecho do Pai-Nosso "perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido". Ao pedir perdão pelas ofensas á Deus e as pessoas, devemos também dar o perdão. E é uma coisa tão libertadora para a mente e o coração, para quem consegue passar pelo orgulho e frieza de sempre estar certo.

7. UNÇÃO: S. Tiago 5. 13-16

SãoTiago nos recomenda a oração e o agradecimento conforme estarmos tristes oufelizes, e, se houver alguém doente, que seja chamado algum sacerdote da Igrejapara fazer a unção com óleo e fazer orações em nome de Jesus — aqui se fala dainstituição do sacramento da Unção dos Enfermos que consiste em um padre fazeruma visita ao doente, ouvir sua confissão, ungir com óleo e dar uma bênção sobrea pessoa.    

Sagrados SacramentosOpowieści tętniące życiem. Odkryj je teraz