Indigenismo

22 6 3
                                    

        A história indígena no Brasil ainda é estudada do ponto de vista do estrangeiro, isto é, no outro que chegou em embarcações para praticamente tomar as terras e suas riquezas, no texto de Krenak há a ideia de uma história contada do ponto de vista indígena, desde antes da chegada estrangeira.

A Lei Federal 11.545 de 2008 está pautada na história do Brasil, desta forma ela está apresentando o ponto de vista costumeiro, onde o índio aparece a partir da chegada de Portugueses, trabalhando para eles, sendo seus serviçais, sempre de tocaia.

"O lugar em que nós ficamos na História é o lugar de tocaia da História. Nós não somos vultos da história. É por isso que eu acho difícil falar de uma "História dos Índios no Brasil", porque você pode contar uma história indígena."

Como do trecho acima o indígena não é um vulto na história e é difícil de contar uma "História dos Indios no Brasil", pois são muitos e de diferentes povos, não se pode mais contar uma história pautada na ideia de que o Português chegou e houve o aparecimento de seres mitológicos que foram então chamados de índios pois eles achavam que haviam chegado nas índias.

Os historiadores se utilizam de meios como contar que houve a primeira missa e os padres chamaram os índios e lhes disse que seriam salvos após algum ato de cristianização, porém, isto é antiquado e errado. O melhor seria apresentar a ideia de que a terra foi invadida, que os índios, que não deveriam ser chamados desta forma, foram maltratados.

A Lei Federal 11.545 de 2008 vem para melhorar esta ideia marginalizada dos indígenas, porém, ela ainda está na pauta de uma história do Brasil do ponto de vista Português, o indígena não tem o seu ponto de vista escrito e ensinado da mesma forma. Pode ser ensinado como o indígena lutou, conquistou todos os seus direitos, lutando para se manterem na memória e na sociedade como um todo, sem ter de sofrer mais preconceitos como a velha ideia de que ele deve ser um ser mitológico.

"...diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, a partir desses dois grupos étnicos, tais como o estudo da história da África e dos africanos, a luta dos negros e dos povos indígenas no Brasil, a cultura negra e indígena brasileira e o negro e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando as suas contribuições nas áreas social, econômica e política, pertinentes à história do Brasil... "         

Eu Estudando Aprendi Que...Where stories live. Discover now