Analise da música "Vamos brincar de índio " - Xou da Xuxa

172 0 0
                                    

1) Quais imagens a letra da música nos permite construir acerca dos povos indígenas?

  A música "Vamos brincar de índio" apresenta a imagem de um povo inocente em relação ao europeu que é apresentado como um mocinho atrás de índios na passagem "mas sem mocinho pra me pegar", também há a imagem de indígenas como um povo que ainda vive nas florestas a caçar e comer da terra, povo que já foi o "dono desta terra", não faz guerra porém luta para manter sua cultura, suas tradições. Na passagem "índio querer de volta a sua paz' pode se notar a luta para ter o respeito as suas terras que já foram diminuídas, roubadas, saqueadas, ao longo de anos de lutas e guerras.

2) A partir do vídeo mostrado, como podemos perceber o tratamento dado à cultura dos indígenas presentes no palco?

 Dentro do palco eles ficam atrás da apresentadora Xuxa caracterizados na sua forma natural, com cocar, pele pintada, representando a sua cultura, querendo que de alguma forma a apresentadora lhes apresente, esta que se caracteriza com o cocar e canta a musica, para lhes apoiar, porém de uma forma mais lúdica, dançando logicamente para fazer as crianças presentes se entreterem.

 3) A partir da leitura do texto de João Pacheco de Oliveira, de que forma uma etnologia dos índios misturados, nos ajudaria à combater tais imagens?

A partir do texto de João Pacheco de Oliveira poderíamos combater esta imagem de índios sempre de cocar e arco e flecha com seus rostos pintados , que moram nas florestas longe da civilização, comem o que vem da terra e caçam e pescam, ao percebemos que estes já vivem entre nós sejam como estudantes ou como médicos e advogados, eles são povos misturados, isto é, são vários e eles são diferentes uns dos outros, alguns ainda vivem afastados da sociedade dita civilizada e outros se misturaram e vivem a tentar combater esta imagem para não sofrerem preconceitos. Além disto eles lutam dia a dia por ter mais recursos e diretos para si, estes que estão se confundindo com a sociedade moderna em que vivemos. 

Eu Estudando Aprendi Que...Onde histórias criam vida. Descubra agora