A República e Carlos Gomes

2 0 0
                                    

Na época da república o Pará não se diferenciando dos outros estados também fora alvo de Poder simbólico através de nomes de ruas, praças, datas festivas e outras comemorações, onde os democratas não perdiam a oportunidade em criticar o governo ao recorrer a empréstimos, em especial para as festividades de 15 e 16 de novembro, onde o valor estimado era de 15 mil contos de reis.

As mudanças tinham como caráter a mudança e esquecimento da Monarquia onde o decreto 155-B do Governo Provisório de 14/01/1890 dizia que era importante a escolha de datas mais importantes no calendário de festas republicanas, que visassem criar rituais e tradições para a população ou a sociedade se envolver na construção desse ideal.

Onde a simbologia criava a ideia de um imaginário e uma visão de mundo e atingia a sociedade. De acorda com José Murilo de carvalho era difícil a luta pela construção e divulgação de simbologias e heróis republicanos, como mecanismo de fortalecer o novo regime.

De acordo com Carla Siqueira, o governo entendia que:

O trabalho do grupo dirigente é manter viva a ideia de Republica, como Slogan organizador da sociedade. A comemoração do dia 15 de Novembro, data máxima da republica, contribui para este esforço: tente enquadrar a sociedade neste sentido construtivo[...] (A construção da republica no Pará, p.65)

O Partido Republicano do Pará tinha a função de consolidar a República no estado do Pará, exaltando-a de variadas formas, nos discursos públicos, simbologias , matérias jornalísticas, em festas para o publico em geral e banquetes organizados para as elites. A república tinha este caráter de valorização da liberdade, do progresso, a união, a fraternidade, estas noções constantes do discurso positivista.

O presente trabalho apresenta o período de 1890 – 1911 e a época da chamada Belle Epoque, a primeira leva em consideração o processo de construção da republica no Pará e a segunda surgiu a partir da economia da borracha, que fora uma das principais responsáveis pelas transformações urbana e comportamental da sociedade, que lhe importava a influencia europeia nos trópicos.

Antônio Carlos Gomes era um importante musicista da época, tinha um lugar de destaque na capital paraense, foi o mais importante compositor de ópera brasileiro, destacou-se pelo estilo romântico, com o qual obteve destaque na Europa, é o autor da ópera O Guarani :

Afinal, como artista que brilhava cantando o brasil e encantando o mundo ocidental , era digno de grande reconhecimento e deveria ser valorizado pelos artistas e governos republicanos. O maestro campineiro voltou ao Pará pela ultima vez no ano de 1896 quando já estava bastante adoentado e mesmo assim foi empossado no cargo de diretor do Conservatório de Música, falecendo em 16 de setembro daquele mesmo ano. (A Construção da República no Pará, p.88)

No final do século XIX vários artistas renomados de grandes cidades reconhecidas pelas artes, vieram para o Pará, e muitos artistas paraenses assim que tinham a chance viajavam para Roma, Paris e Milão para fazer a complementação artística, estes artistas locais eram reconhecidos e dignos de causarem orgulho ao povo paraense.

"Como já mencionado, a partir da Proclamação verifica-se certo interesse do governo em pagar pensão para estudo de artistas locais no Velho Mundo" (A Construção da República no Pará, p.86)

Eu Estudando Aprendi Que...Where stories live. Discover now