O GRANDE CONFRONTO

172 8 0
                                    

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.


        A nossa segurança está em perigo. Estamos quase sendo encurralados. Apesar de todo nosso empenho, muitos espiões se infiltraram em nossas bases e nos pegaram de surpresa. Fomos traídos por aqueles que não tinham força suficiente para resistir até ao ponto de doar sua vida pela humanidade. A perseguição, a tortura e a morte estão em nosso encalço. Se formos presos, talvez ninguém mais possa fazer nada a respeito.

        Eu, Paula e o professor Bunyan estamos num novo esconderijo, mas a qualquer momento podemos ser descobertos. Através dessa conexão com o passado, que é no momento nossa única arma, estamos conclamando vocês a agir urgentemente, a não cruzar os braços ante qualquer tipo de imperialismo intelectual que cerceia nossa liberdade de pensamento, a não se acomodar com as "facilidades" da modernidade e da tecnologia e a valorizarem a experiência individual, a leitura, a reflexão e o diálogo como fontes de conhecimento.

        Eu convido vocês a não aceitar as "verdades" impostas e "conhecimento" bitolado. Lutem! Lutem pela educação! Lutem pelo planeta! Não sejam imediatistas! Não se deixem vender pelo consumismo!

        Jovens, não é errado ter seus interesses pessoais, mas não deixem que esses interesses estejam acima dos valores humanos. Não deixem que seus desejos sejam mais fortes que sua consciência. Não permitam que o capital controle a vida de vocês. Sejam reflexivos, sejam críticos. Valorizem o pensamento, a leitura, a conquista do conhecimento com dedicação. Valorizem seus professores mais dedicados, que não se conformam com o sistema e não estão na salda de aula apenas para receber um salário no final do mês. Que se identificam com o sonho de transformação social através da educação. Confrontem a tirania com a liberdade, o dogmatismo com a verdade, o fanatismo com a razão, a crença imposta socialmente com a fé autêntica.

        Pais, não deixem seus filhos a mercê da própria sorte. Participem ativamente da vida deles. Conversem com eles, sejam seus amigos. Saibam também impor limites e não os deixem pensar que o dinheiro compra tudo. O dinheiro pode comprar muita coisa, mas não pode comprar uma consciência limpa, não pode comprar a verdade nem pode comprar a paz e a liberdade! Ensinem seus filhos a valorizar o próximo. Valorizem seus filhos! Trabalhem para viver, não vivam para o trabalho. Priorizem sua família.

        Professores, não desanimem! O trabalho de vocês não é em vão! Mesmo que muitos alunos não queiram nada com o assunto, mesmo que a coordenação da escola fique no pé de vocês, mesmo que a direção os trate como objetos descartáveis e não os valorize, continuem fazendo a parte de vocês. Eu sou fruto desse trabalho! Paula é fruto desse trabalho! Ítalo, professor John, doutores Marcos, Mateus e Lucas, doutor Albert... Apesar dos nossos nomes serem fictícios, eles representam pessoas reais. Pessoas que não se conformam com o sistema. Enfim, todos os que lutam pela educação e pela liberdade são frutos desse trabalho! Ele tem que continuar! Sejam fortes! Sejam unidos! Lutem também por seus direitos e sua valorização profissional, mas nunca se esqueçam de lutar pela aprendizagem e pelo desenvolvimento sadio de seus alunos.

        Advogados, juízes, parlamentares, escritores, artistas, intelectuais em geral... Lutem! Lutem pela construção de uma nova sociedade que seja fruto de uma nova consciência. Vocês tem o poder de influenciar pensamentos e comportamentos. Utilizem esse poder em prol da criação de um novo tempo, no qual a justiça, a igualdade, a liberdade e a fraternidade sejam mais do que ideais de uma revolução ou palavras numa folha de papel, mas uma realidade mais concreta na vida das pessoas.

        Comerciantes, empresários, lojistas, comercializem seus produtos, mas não comercializem seus próprio valores! Não comercializem a verdade! Não vendam seus filhos e sua família para um futuro desumano! Não vendam a si mesmos! Não compactuem com a corrupção e com a dominação global. Sejam livres!

        Estamos convocando todos os setores da sociedade a se mobilizar pelo planeta e pela humanidade! Estamos convocando todos a colaborar sim com a implementação de produtos e modos de produção que não agridam a natureza! Convocamos todos a apoiar o desenvolvimento sustentável! Milhares de espécies de seres vivos, e até a nossa espécie, correm perigo se não fizermos nada a respeito!

        Vocês precisam se posicionar: nossas vidas dependem disso, o futuro da humanidade depende disso. A decisão está em suas mãos...

A Pílula do ConhecimentoWhere stories live. Discover now