Diário de escrita #4

10 1 0
                                    

Ontem escrevi o último capítulo da minha história. Foi ótimo. Não que ficou perfeito e nem nada. Mas escreve-lo me fez voltar a querer mais o livro. Entender o porquê de eu ainda não desistir da escrita.

Escrever um conto antes me ajudou e muito. Me lembrei da dificuldade que é não pensar na história como um todo, saber pelo menos alguns pontos mais importantes me fez parar e anota-los para não esquecer. Fiz uma lista de pequenos ocorridos da história (vou dar um exemplo real em outro capítulo), para então escrever o capítulo por si só. Numa segunda vez, coloco mais elementos como o lugar e abranjo mais as sensações, tento tirar muito o obvio, como triste e escrevo como ela está no momento, para dar a entender que ela esta triste. Como por exemplo algumas pessoas não conseguem comer quando estão triste então represento isso, escutam musicas triste, ficam deitadas por horas triste, mechem no celular a procura de algo que ou tentem anima-las ou as deixem mais tristes. Dependendo da sua personagem isso deixa o leitor conhecendo ela melhor e dando vida a tristeza dela.

Voltando ao foco, saber da historia e escrever a primeira versão incompleta me fez notar outros pontos, além do fato de ter um guia dos capítulos e um bloco de anotação para ideias. O personagem tem que estar mais claro preciso conhece-lo melhor, todos. Isso acabou me fazendo perder na história. Ela com a ideia completa, mas me ficou a dúvida do porquê não completava a historia se ela estava com a ideia completa? Até alguns dias achei a solução. Personagens. Estava correndo com o conto para voltar a escrever e me enlouquecer por não escrever nenhum dia e os dias se passavam e eu não saia da estaca zero, que não sabia nem se queria escrever mais. O meu personagem estava errado, não parei para analisa-los e entende-los, porque estavam agindo desse jeito? Como chegaram ate ali? Por que fariam o que um estranho queria? Por que alguem em sã consciência segue um estranho para um pedra? Por que uma menina 11 anos deixaria o estranho e seu cachorro entrarem em casa e por que os pais nem se importaria e oferece um biscoito? Muitas coisas dessas me fizeram pensar que havia erros e isso porque os personagem estavam seguindo a história e fazendo ela. Essa era a razão de não conseguir escrever e sim só partes que eram já pré-escritas por mim imaginando como agiam, e até funciona porque era o motivo de tudo ocorrer, mas outras coisas não funcionava. E agora tive uma ideia.

Muito boa por sinal. Mas que quebra algumas coisas. Enfim havia outra razão também, minha falta de motivação, que é uma história para outro dia. Acontece que é difícil escrever mesmo que pouco todos os dias depois de uma grande decepção que aparece. Isso é um enorme problema para se levantar e recomeçar.

 Isso é um enorme problema para se levantar e recomeçar

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.
Dicas para Histórias com FadasWhere stories live. Discover now