Os ciclos da terra

2.4K 127 26
                                    

No neo-paganismo uma forma de criar conexão com a natureza é celebrando seus ciclos, a terra assim como nós possui suas fases, seu auge e seu repouso, afinal, é preciso um equilíbrio. Aqui eu falarei um pouco da roda do ano, que é um calendário com os ciclos da terra, também darei dicas de como celebrá-los. Lembrando que existem duas rodas do ano, a roda do ano Norte (do hemisfério norte) e a do Sul, como optei por seguir a roda sul, as datas estarão alinhadas a ela.
Apesar da maioria considerar o Samhain como o ano novo das bruxas, na minha opinião, o sabbath que mais se parece com uma virada de ano é o Yule, portanto começarei com ele.

Yule❄️: o solstício de inverno
O Yule é a celebração do solstício de inverno, da véspera mais sombria e fria, mas por incrível que pareça, ele não é sobre escuridão, é sobre a luz do sol que renasce, o nascimento do Deus. Em outras palavras, buscamos a luz que está dentro de nós e a luz do sol que retorna.
Esse sabbath é celebrado dia 21 de junho (no hemisfério sul). As cores do Yule são vermelho, verde, dourado e prata. O animal símbolo é o cervo, e para celebrar, é comum montar uma árvore de Yule e decora-la (é semelhante ao natal cristão, porque a igreja católica pegou para si muitos costumes pagãos), a torta de Yule, que é como um bolo em forma de tronco e a tora de Yule que deve ser queimada na lareira para afastar o mal e as trevas.

Imbolc: o sabbath das luzes 🕯
Esse sabbath comemora os primeiros traços da primavera, o sol começa a ficar um pouco mais forte, ainda estamos no inverno, mas a esperança que a primavera irá chegar é grande.
É celebrado dia 01 de agosto, suas cores são branco e amarelo claro, pois são as cores da luz, a tradição do imbolc é acender velas e celebrar Brigida (Deusa dos lares).

Ostara: o equinócio de primavera 🌸
Comemora a chegada da primavera, quando o inverno finalmente fica para trás.
É celebrado dia 22 de setembro, suas cores são verde claro e rosa claro, o animal de Ostara é um coelho, que significa prosperidade, a tradição é fazer piquenique e pintar ovos, escondê-los para as crianças acharem, a Deusa honrada nesse dia é Eostre ou Perséfone, Deusa da primavera e rainha do submundo.

Beltane: o apse da primavera 🌺
Por mais que a primavera tenha chegado em ostara, ela estará mais vigorosa e forte em Beltane, que é a época em que a Mãe terra está fértil.
É celebrado dia 31 de outubro (no hemisfério sul), suas cores são rosa e vermelho. As tradições de Beltane incluem fazer um piquenique, realizar a dança do mastro de Beltane e dançar em volta de uma fogueira.

Litha: a festa de mid summer ☀️
É o solstício de verão, a época onde todos os traços do inverno se vão, o brilho do sol está mais vivo, o Deus está mais forte, é um período de luz, alegria e realizações.
É celebrado dia 21 de dezembro no hemisfério sul, suas cores são amarelo, laranja e azul, suas tradições envolvem fazer a festa de midsummer.

Lammas: o festival da colheita 🌾
Como a descrição já diz, Lammas é o sabbath da colheita, não só uma colheita física, mas a colheita de coisas que você semeou, sejam boas ou ruins.
É celebrado dia 02 de fevereiro, suas cores são branco, bege e marrom, suas tradições envolvem fazer um banquete em família.

Mabon: o equinócio de outono 🍂
O mabon é a época em que a terra começa a esfriar, as flores e folhas começam a cair e o inverno começa a chegar.
É celebrado dia 21 de março, suas cores são laranja e marrom, suas tradições envolvem fazer torta de maçã, biscoitos, bolo, leite e amêndoas.

Samhain: o dia das bruxas 🎃
O Samhain, também chamado de Halloween, simboliza a morte do Deus e a força do sol que enfraquece (isso porque o Deus é associado ao sol), claro que essa morte é temporária, já que ele renasce em Yule, também é a época em que o véu entre os mundos fica mais fino, sendo o dia perfeito para honrar nossos ancestrais.
É celebrado dia 01 de maio, suas cores são laranja, roxo e preto, suas tradições envolvem se reunir em família e relembrar memória dos nossos ancestrais, também é costume fazer uma fogueira e dançar em volta dela, é um momento em que para encontrar nossa luz é preciso reconhecer nossas sombras.

Existem outras comemorações também, que irei mencionar posteriormente.

A bruxaria pra mimWhere stories live. Discover now