Quando a bruxaria começa?

1.1K 77 0
                                    

Práticas de bruxaria acompanham o ser humano desde os primórdios da existência do Homo sapiens, na idade da pedra, deduzem que as primeiras formas de magia foram a magia da dança e a magia da caça. Junto as práticas de magia, estavam presentes a Deusa e o Deus, as divindades mais antigas.
A magia da caça funcionava de uma forma bem simples, como se desejava uma caça próspera, os humanos primitivos faziam desenhos nas paredes e esculturas dos animais que almejavam caçar, e faziam orações ritualística para Cornífero (Deus da caça, dos animais livres e selvagens, dos bosques e do sol). A magia da dança eram basicamente rituais em que os seres humanos primitivos dançavam em volta de fogueiras e usavam ornamentos, alguns incorporavam espíritos da natureza.
Com o passar do tempo, novos aspectos sociais foram surgindo com a modernização da sociedade, com isso, novos deuses que representavam aspectos naturais e sociais, e também as práticas de magia foram se aprimorando, ocorrendo a divisão entre uma magia mais ritualística (voltada a rituais e oferendas aos deuses) e a bruxaria (voltada para o conhecimento das ervas, e para feitiços).
Mesmo com a chegada e estabelecimento do patriarcado cristão, a bruxaria não foi extinta, permaneceu ativa, em festividades camponesas que foram adaptadas ao cristianismo, como o natal (Yule) ou Ostara (Páscoa), e também no dia a dia dos camponeses, que continuavam fazendo rituais para terem uma boa colheita, feitiços e simpatias. Porém, essas práticas foram cada vez mais sufocadas e perseguidas, animais de pelagem preta foram considerados animais do diabo e a noite também foi vista como um período ruim, pessoas que eram vistas à noite ou na companhia de animais pretos passaram a ter má fama.
Com a chegada do Iluminismo e com o fim da inquisição, bruxas passaram a ser apenas figuras do imaginário popular e a magia passou a ser apenas um mito dos contos de fadas, claro que isso não serve para todas as pessoas e regiões, mas no século 18 ela foi praticamente extinta, porém no fim do século 19, surge o ocultismo com sociedades secretas e magos, surgindo então a chamada alta magia ou magia cerimonial.
Na parte mais moderna de nossa história, a magia vem ganhando cada vez mais força, com sociedades secretas de alta magia, com religiões que resgatam os saberes antigos, como a Stregheria e a Wicca, e com outras pessoas que se interessam pelo assunto.
Com o fortalecimento do meio cinematográfico a bruxaria também foi retratada nos filmes e séries, porém a maioria de forma de forma ofensiva, ou retratando bruxas de uma forma maligna, ou como algo fantasioso.
Alguns filmes também percursores do estilo gótico associado com a bruxaria, como o filme "the craft" por exemplo, o curioso é que mesmo os filmes que não retratam bruxas de forma fictícia ou maligna, romantizam demais a figura da bruxa, segundo muitas pessoas que pertencem a bruxaria, na minha opinião, ter a representatividade de bruxas em filmes e fundamental para atrair interessante de neófitos, mesmo que a verdadeira bruxaria seja bem menos fantasiosa. Filmes que representam policiais também apresentam certas mentiras, para deixar o conteúdo interessante.
Caso tenha notado, em nossa atualidade bruxas estão na moda, o capitalismo usa a imagem moderna das bruxas para vender um estilo gótico e caro, e muitas pessoas que seguem a bruxaria atualmente, ou que pelo menos acham que seguem, se esforçam pra adotar um estilo gótico.

A bruxaria pra mimWhere stories live. Discover now