26 - Tang da-ren estava genuinamente um pouco animado.

651 135 372
                                    

26 - Tang da-ren estava genuinamente um pouco animado.


‿ ✧ ☰ ✧ ⁀


O velho Li ficou preocupado ao ouvir isso, dizendo prontamente: "Jovem Mestre, Tang da-ren tem sido muito gentil conosco."

"Velho Li, quem está realmente no comando desta família agora?" Li Lin o interrompeu, "Você ou eu?"

Como o velho Li era leal, ficou completamente ansioso com isso. "É você, claro!" ele disse repetidamente.

Li Lin não tinha paciência. "Já que sou eu, você não tem uma palavra a dizer! Mesmo que ele seja um oficial e sejamos plebeus, um oficial poderia não ter consideração pela lei ou pelos céus? Esta é a capital, não uma área remota. Se não fosse por ele, como o pai poderia ter se tornado um condenado por homicídio?"

Tang Fan zombou ligeiramente. Talvez esse Jovem Mestre dos Li o considerasse um estúpido. "Li Lin, embora Senhora Zhang não fosse sua mãe biológica, ela o criou desde que você era criança, nunca usando as mãos de outra pessoa para fazer o que queria. Aquele coração quente e maternal poderia comover qualquer um que o visse. Entre os favores de nascer e ser criado, como eles podem ser pesados ​​separadamente? Li Man é seu pai, mas também o próprio assassino que matou sua mãe. Você estar em um estado conflitante e encontrar tudo ao seu redor difícil eu posso entender, mas se como resultado você não consegue distinguir entre o certo e o errado, então para que serviram todos aqueles anos de estudo extenuante?"

Li Lin enrijeceu o pescoço: "Quem não sabe agora que ela só foi boa comigo porque não podia ter um filho próprio?!"

O olhar de Tang Fan ficou frio e ele balançou a cabeça. "Parece que todos aqueles livros que você leu foram parar na barriga de um cachorro. Eu realmente decepcionei sua mãe nas Nove Fontes."

"Sendo assim, por favor, vá em frente e vá embora, Senhor Tang!" o outro enfurecido. "Eu sei que você é um magistrado shuntiano, mas a capital está cheia de funcionários e sua sexta posição não é muito. Ah-dong é uma escrava dos Li, então onde ela viverá cabe a mim decidir! Eu disse que não vou vendê-la, então não vou!"

Esse Li Lin era uma pessoa bizarra.

Pode-se dizer que ele tinha ficado estúpido por causa dos estudos e não tinha noção de assuntos cotidianos, mas às vezes ele era extremamente certeiro e falava corretamente em seus comentários. Na verdade, um funcionário da categoria de Tang Fan não era muito na capital e, como magistrado, não devia administrar algo como a venda de escravos de outra família. Se ele levasse Ah-dong à força agora e então Li Lin fizesse barulho ao seus superiores, ele seria inevitavelmente denunciado por um censor como alguém que "brigou com um cidadão por causa de uma empregada", mesmo que ele não tivesse feito tal coisa. Isso influenciaria sua reputação.

Dizer que Li Lin era inteligente, entretanto... sua declaração atual de que sua mãe primária ser boa para ele tinha "outros motivos", fez a opinião de Tang Fan sobre ele imediatamente cai mil zhang[1].

Independentemente dos sentimentos entre Li Man e a Senhora Zhang, isso era algo para as gerações passadas. Como um jovem, Li Lin ter emoções conflitantes e amargas era normal, mas ele preferiu ignorar o investimento de Senhora Zhang nele para proteger cegamente seu pai.

Isso, é claro, poderia ser descrito como um tipo de piedade filial. Um tipo estúpido, se fosse.

Não era preciso se comportar de maneira abnegada e honesta, mas pelo menos era preciso distinguir entre bondade e ressentimento. Se ele não soubesse a diferença entre o bem e o mal, não teria muito futuro.

Chenghua Shisi Nian / The sleuth of the Ming Dynasty (PT-BR)Onde as histórias ganham vida. Descobre agora