Flertando na China do Século XVII

16 3 0
                                    


Yanli morou na casa dos pais até seus 23 anos, solteirona o suficiente para fazer sua Seita assumir que ela era uma "Donzela pura e seguidora dos mandamentos antigos". Mas isso era fachada; Yanli não admitiu a ninguém, mas estava inclinada ao "Desinteresse pelos mandamentos e pela liderança de Seita".

Nunca demonstrou, mas tinha um temperamento ruim e baixa tolerância em relação àqueles que discordavam dela ou a  menosprezavam em silêncio. Em certa ocasião, ela e a mãe tiveram uma briga         — um "desentendimento sobre assuntos domésticos", ou uma lição materna sobre "alguma outra coisa que ela não gostava ( em Yanli)" — que acabou com a filha posteriormente despachando a mãe com veneno.

Com a mãe morta, Yanli cuidou dos irmãos e da Seita para o pai, ao menos em parte, pois ele ainda era o líder, e que, felizmente para ela, estava alheio à real causa da morte de sua querida esposa. Após outro ano em casa, porém, Yanli decidiu que era hora de seguir em frente. Ansiava por novos estímulos e pode até ter achado o pai meio chato, já que ele — como sua falecida mãe — tinha o péssimo hábito de lhe dizer o que fazer. Decidiu deixar a Seita e conseguir um emprego em uma cidade ou seita mais distante, onde conseguiu entrar na Seita Nie com um nome falso, pois por sorte este não a reconheceu, e começou a trabalhar como criada dentro do palácio.

Durante algumas reuniões, Yanli era designada para receber os filhos dos líderes, os quais apenas apareciam Lan e Jin. E ela adorava flertar com eles. Sua maneira favorita de flertar era falar sobre o casamento e amor verdadeiro, sugerindo intensamente que ela pensava que o jovem Maestro em particular poderia ser o escolhido, e fazer inúmeras promessas que ela nunca pretendia cumprir. Tinha até seus favoritos entre os jovens maestros: Gostava de Lan Xichen e realmente gostava de Jin Zixuan. Lan era uma das jades de Gusu, tinha o mesmo status que seu irmão menos, um pouco mais elevado. Zixuan, no entanto, era o jovem Maestro da Seita Jin, uma seita espalhafatosa que esbanjava sua riqueza, e ao qual ela estava prometida dês de o nascimento.

Enquanto Yanli flertava com seus pretendentes, ela também nutria um grande ressentimento com um de seus colegas de trabalho. Tudo começou com um pequeno desentendimento, talvez sobre as tarefas domésticas; porém, em vez de confrontar o outro criado, Yanli reprimia sua raiva até não aguentar mais. Isso era típico dela; mas sempre foi descrita com um humor angelical e rosto sereno, em sua Seita é claro, agora na Seita Nie era descrita com um "humor taciturno e obstinado". Afinal ela matou sua mãe em circunstâncias insignificantes similares. O criado que a irritou era um jovem perfeitamente saudável pela manhã, mas após Yanli ter misturado mercúrio branco em sua sopa, ele começou a reclamar que não se sentia bem e morreu algumas horas depois, em agonia.

Perto do fim do verão, Jiang Yanli percebeu que deixou a situação de Lan Xichen/Jin Zixuan ir longe demais. Ambos os homens esperavam claramente que ela se casasse com um deles — ela fora "tão atirada" com os dois que suas expectativas eram compreensíveis, dado os costumes da época e não havia maneira mais fácil de se livrar desse triângulo amoroso sem partir corações e escandalizar a sociedade — a menos que alguém morresse.

Nesse ponto Yanli tinha certeza de que preferia o mais rico e influente Jin. Mas não podia deixar Lan descobrir sua predileção até que estivesse pronta para se livrar do pretendente; ele poderia ficar furioso e, se assim desejasse, arruinar sua reputação. Então continuou aos beijos e sussurros com Lan, até que surgiu a oportunidade de "preparar uma bebida que o enviou a outro mundo".

Pobre Lan Xichen: esperando por uma esposa, acabou descobrindo que sua amante era uma assassina. Ele morreu de uma maneira nada agradável. Não foi apenas repentina, mas também bizarra e terrivelmente memorável: seu sangue "ficou preto", suas entranhas queimaram, seu estômago foi consumido por uma sensação corrosiva e intensa. Jiang Yanli ficou aliviada quando este finalmente tombou.

Com Lan Xichen morto, Yanli passou o inverno no recato de seu trabalho, sabendo que seria suspeito se fugisse imediatamente com seu outro amante. Por fim, no dia primeiro do segundo mês do ano, ela se casou com Jin Zixuan. Seu pai a havia proibido de se casar com ele, dado que ambos líderes não aprovavam a união, mas Yanli não lhe deu ouvidos e tampouco se importou.

Santa DiabólicaOnde histórias criam vida. Descubra agora