37🏁 S.T

55 7 1
                                    

Confira como foi o TL3:

Assim como tem sido a tônica do fim de semana até agora, a luz verde no pit-lane marcou a entrada imediata de Kevin Magnussen na pista. O dinamarquês só foi confirmado na Haas perto da última sessão de testes coletivos de pré-temporada, então ainda tenta recuperar o tempo perdido com o VF-22. Junto dele, exatamente às 9h (no horário de Brasília) estavam os dois pilotos da Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.

Durante 15 minutos de treino, somente Bottas anotou volta rápida. De resto, quem ia para a pista apenas marcada volta de instalação e retornava aos boxes. O traçado bareinita estava bastante vazio.

Somente a partir do 15º minuto é que as coisas esquentaram um pouco. Lewis Hamilton saiu com os pneus macios e deu uma volta, enquanto Nico Hülkenberg e Lando Norris saíram de voltas médias para simulações de corrida – o carro laranja tinha inclusive parafina nas laterais, um sinal de que estava operando testes.

Apesar de Hamilton puxar a fila de pneus macios, as voltas ainda eram bem altas na comparação com os melhores momentos da sexta-feira. Não eram simulações de classificação ainda. Os dois pilotos da Alfa Romeo rodavam de macios ao mesmo tempo e ficava clara a desvantagem do novato Zhou para Bottas: diferença de 0s7 entre as melhores voltas.

Com mais gente na pista, a liderança foi mudando de mãos até que Max Verstappen apareceu. Mais rápido um dia antes, o campeão mundial entrou logo com 1min33s035 e assumiu a dianteira. Ainda era, porém, longe dos primeiros treinos livres. A Ferrari se aproximava, e a Haas, ainda impressionando, conseguia se colocar entre as primeiras colocadas com Magnussen.

George Russell também estava na pista, mas com dificuldades para mostrar desempenho. O inglês avisou a equipe, no rádio, que ainda não estava “totalmente confortável com o carro”. Apesar do desconforto aparente, quem rodou foi uma Ferrari. Charles Leclerc perdeu o carro na entrada da curva 11 e rodou forte, foi parar apenas na brita. Numa curva com menos espaço até o muro, batida seria considerável.

O treino passava da metade e ficava claro que a situação era séria na garagem da AlphaTauri. A equipe mexia no carro de Yuki Tsunoda, que ainda não saíra para a pista. Em seguida, a transmissão oficial da F1 mostrou que o japonês tentava sair da garagem quando o carro desligou. Àquela altura, era muito improvável que o #22 conseguisse participar da atividade, tinha um problema hidráulico.

Sem Tsunoda, a AlphaTauri também não havia colocado pneus macios em Pierre Gasly. Não estava sozinha: McLaren, Aston Martin e Alpine – essa última a que mais usou macios na sexta-feira – também tinham outra estratégia.

Hamilton finalmente entrava na briga pela liderança nos 15 minutos derradeiros. O heptacampeão deu uma boa volta que o colocou no mesmo décimo de Max, mas ainda era mais lento nos setores dois e três. Mas tinha mais! Agora com Russell, que anotou 1min32s935 e pôs a Mercedes na ponta. Nada na garagem da equipe alemã, porém, mostrava um momento eureca: os rostos permaneciam sisudos.

Norris só entrou na pista de macios perto dos 10 minutos para o fim e, enquanto isso, Verstappen recuperava a dianteira, com a marca 1min32s544. Com o jogo de pneus anterior, o holandês teve de desistir da volta após travar as rodas numa curva e perder tempo demais, mas agora dava o troco.

Os tempos continuaram caindo nos minutos finais. Leclerc, de volta à pista após a rodada e o tempo nos boxes para que os mecânicos limpassem a parte baixa do carro, aparecia em segundo, enquanto Sergio Pérez era o terceiro. O top-6 tinha as três principais equipes, enquanto Bottas e Zhou punham a Alfa Romeo logo em seguida. Antes do fim, a única alteração nesse grupo seria o pulou de Kevin Magnussen, com a Haas, para a frente das Alfa Romeo. Lance Stroll finalizou o top-10.

O último grande movimento do treino foi uma quase batida em que os pilotos não tiveram culpa alguma. A Ferrari soltou Sainz da garagem na hora errada e quase fez com que batesse na Alpine do compatriota Fernando Alonso, que passava por ali. Os comissários prometeram avaliar após o treino.

Classificação

Charles Leclerc começou a temporada 2022 da F1 com o pé direito, garantindo a pole position para o Grande Prêmio do Bahrein, a primeira etapa do ano. O monegasco teve o tempo de 1m30s558, 0s123 à frente do atual campeão mundial Max Verstappen, em segundo. Companheiro do pole na Ferrari, Carlos Sainz foi o terceiro, seis milésimos atrás do holandês.

Atual vice-campeão, Lewis Hamilton larga apenas na quinta colocação, enquanto seu novo colega da Mercedes partirá do nono lugar. Essa é a primeira pole de Leclerc desde o GP do Azerbaijão, em 2021. Os carros voltam para a pista, agora para valer, neste domingo, às 12h para o primeiro grande prêmio da temporada.

Eu me sinto muito bem. Os últimos dois anos foram muito difíceis para a equipe. Nós estamos muito esperançosos. Focamos em nós mesmos. Foi uma classificação muito difícil, eu não estive muito feliz com o meu desempenho, mas consegui a classificação - afirmou Charles Leclerc.

Além do desempenho abaixo do esperado da Mercedes, outra surpresa da sessão foi a atuação da Haas, liderada neste sábado por Kevin Magnussen. Recém-chegado no time, que representa pela segunda vez em sua terceira passagem na F1, o dinamarquês manteve-se entre os primeiros colocados ao longo dos três segmentos da classificação e largará em sétimo lugar.

O resultado vale para a Haas sua primeira aparição entre os dez primeiros no grid inicial desde o GP do Brasil de 2019, quando Magnussen garantiu o nono lugar e seu então colega da equipe americana, Romain Grosjean, o sétimo.

Os três primeiros
LECLERC: "É uma sensação boa! Estávamos bastante esperançosos de que esta seria uma oportunidade de voltar à frente. Estamos largando da pole, então estou muito feliz

VERSTAPPEN: “Acho que temos um bom carro, um bom carro de corrida. Foi um bom começo para uma nova era. Foi uma batalha muito acirrada com Carlos e Charles".

SAINZ: "Estive mais de 0s5 atrás durante todo o fim de semana, então estar lutando pela pole position hoje foi uma boa notícia para mim".

Segunda Chance - fórmula 1 2022 (Concluída)Where stories live. Discover now