84🏁 S.T

28 4 0
                                    

Terceiro treino livre

Cadê as atualizações? Mesmo com as melhorias nos carros, Ferrari e Mercedes estiveram longe de responder ao passeio da RBR com Max Verstappen no terceiro treino livre do GP da Inglaterra, neste sábado. O holandês anotou 1m27s901, melhor tempo do fim de semana, para liderar a sessão e fazer a dobradinha com o colega Sergio Pérez. Charles Leclerc ficou em terceiro, a quase meio segundo.

O que parecia ser mais um passeio da Ferrari se revelou em uma mostra de força da RBR. Leclerc e Sainz dominaram as primeiras colocações na metade inicial do treino, até, na sua primeira tentativa, Verstappen assumir a liderança. E foram os pneus macios os priorizados nesta sessão, embora alguns pilotos tenham adotado momentaneamente os duros e os médios.

As posições mudaram apenas abaixo do holandês. E surgiu momentaneamente na disputa a Mercedes de Hamilton, que apareceu entre os quatro primeiros no começo da sessão e na metade final, já estava em segundo. O time garantiu, na bandeirada, dois lugares entre o top 5.

A partir daí, o heptacampeão entrou em uma queda de braço com Verstappen; o atual campeão aumentou a vantagem de 0s1 para 0s3, mas o piloto da casa respondeu e reduziu novamente a distância - com pneus macios um pouco mais gastos.

Porém, a liderança de Max não foi mais ameaçada nos minutos finais, com ele abrindo meio segundo para o resto do grid na tabela apesar das tentativas também da Ferrari - guiada por Leclerc, enquanto Sainz foi caindo. Nos últimos dez minutos, Pérez apareceu para garantir a dobradinha da RBR.

Hamilton e Russell tiveram um desempenho parelho nesta última sessão livre. O heptacampeão ficou na frente do jovem colega por boa parte do treino, até que as posições se inverteram no final. Ainda assim, a diferença entre eles foi quase microscópica: não passou de 0s070.

O problema dos saltos (bouncing) atingiu a dupla de forma diferente; Hamilton sofreu com os quiques do carro, sobretudo na traseira, nos trechos mais ondulados da pista. Já Russell chegou a relatar pelo rádio que não estava sofrendo com o contratempo.

Classificação

Pela primeira vez em oito anos de carreira na F1, Carlos Sainz vai largar da primeira posição em uma corrida. O espanhol da Ferrari conquistou a pole position na classificação do GP da Inglaterra neste sábado, debaixo de muita chuva, e em seu 150º GP na categoria. O tempo de sua melhor volta foi de 1m40s983 nos pneus intermediários contra 1m41s055 de Max Verstappen, com quem vai dividir a primeira fila.

Lewis Hamilton, que chegou a registrar o segundo melhor tempo frente às voltas de Verstappen, será o melhor da Mercedes, largando neste domingo em quinto. Seu colega de equipe George Russell ficou em oitavo lugar na sessão que teve, ainda, alguns erros do holandês da RBR, uma rodada de Leclerc e a presença do canadense Nicholas Latifi pela primeira vez neste ano entre os dez primeiros no grid.

Verstappen é o líder do campeonato com 175 pontos, seguido pelo seu companheiro de equipe na RBR Sérgio Perez, com 129. Charles Leclerc, da Ferrari, que liderou o início da temporada, sofreu com vários problemas, e tem 126. Confira aqui a classificação.

O treino começou com chuva forte, que ia e voltava ao longo dos 60 minutos da sessão. No fim, Sainz marcou a pole e os rivais Leclerc - este chegando a rodar na sua tentativa derradeira - e Verstappen não encaixaram suas últimas voltas.

Carlos Sainz estreou na Fórmula 1 em 2015 na STR (atual AlphaTauri), equipe em que ficou até 2017 quando migrou para a Renault - hoje Alpine. Em 2019 e 2020 pilotou a Mclaren e, desde o ano passado está na Ferrari. Ele tentará, neste domingo, a primeira vitória na carreira. Só esse ano, foi três vezes segundo colocado.

O treino classificatório começou a ser disputado com chuva e todos os pilotos com pneus intermediários. Aos poucos, a pista foi secando e os tempos melhorando, então a maioria dos carros ficou na pista muito tempo, fazendo mais de dez voltas, o que não é comum para essa parte da classificação. Verstappen fez 1m39s129 e foi o mais rápido, seguido por Leclerc, Hamilton e Perez. Os eliminados acabaram sendo Albon, Magnussen, Vettel, Mich Schumacher e Stroll

O Q2 começou já praticamente sem chuva e os asfalto continuou secando, então nos primeiros minutos poucos carros foram para a pista. Mas a estratégia de todos acabou sendo ruim, já que minutos depois a chuva voltou, a pista piorou e quem não aproveitou o início acabou se dando mal. O melhor tempo do Q2 acabou com Verstappen com 1m40s655, seguido por Hamilton e Leclerc. Os eliminados foram Gasly, Bottas, Tsunoda, Riccardo e Ocon.

No clima maluco de Silverstone, a chuva parou antes do início do Q3, mas todos os engenheiros tinham consciência que a chuva voltaria no fim do treino, então os pilotos foram para a pista. A previsão das equipes estava errada e a pista estava secando, então a pole foi decidida realmente nos últimos segundos, quando os carros estavam mais rápidos. Sainz assumiu a ponta do treino e Verstappen teve a chance de fazer o tempo mais rápido, mas não encaixou a última volta.

Segunda Chance - fórmula 1 2022 (Concluída)Where stories live. Discover now