29

659 64 1
                                    

S/n

Eu coloquei o cinto em Matteo, em seguida coloco as sacolas ao seu lado

-- um moço na loja me diseu que homem não chora... Mas eu sou um hominho e estava chorando porque fiz um dodoi... Isso não fez sentido algum!-- Matteo diz brincando com seu bonequinho de algum personagem que ele gosta muito

Enquanto arrumo as últimas coisas no carro, ouço as palavras de Matteo e não posso deixar de sorrir diante de sua observação inocente e sincera.

-- Sabe, Matteo, esse moço da loja estava completamente errado. Homens podem e devem chorar quando sentem vontade. Chorar é uma maneira de expressar nossos sentimentos, e não há nada de errado com isso, seja você um 'hominho' ou um homem grande. -- Eu explico, fechando a porta do carro depois de me certificar de que ele está seguro e confortável.

-- Então, eu posso chorar quando eu estiver triste ou machucado? -- Ele pergunta, olhando para mim com seus grandes olhos curiosos.

-- Claro que pode, Matteo. É muito importante falar sobre o que você sente e chorar se isso te faz se sentir melhor. -- Eu digo, dando-lhe um sorriso encorajador através do espelho retrovisor enquanto entro no carro.

-- Ok, mamãe S/n. Eu vou lembrar disso. -- Ele diz, voltando a brincar com seu bonequinho, mas agora com um sorriso mais leve no rosto.

Iniciamos nossa viagem de volta para casa, e enquanto dirijo, penso sobre a importância de ensinar a Matteo sobre a expressão saudável das emoções. Quero que ele cresça sabendo que é forte por reconhecer e expressar seus sentimentos, não o contrário. É uma lição valiosa, não só para ele, mas para todos nós, e estou grata por ter a oportunidade de compartilhá-la com meu filho.

-- mamãe, ele tambem me diseu que meu casaco rosa é coisa de veado... Ele me chamou de animal? A barba dele parecia um animal, eu não pareço um veado!-- Matteo diz indignado

-- Oh, Matteo, algumas pessoas usam palavras sem pensar no que elas realmente significam, e isso pode machucar os outros. -- Eu começo, escolhendo minhas palavras com cuidado para explicar algo tão delicado para ele. -- Chamar alguém de 'veado' dessa forma é errado e é usado de maneira negativa por pessoas que não entendem que todos podem gostar de qualquer cor, seja rosa, azul, verde ou qualquer outra. E quanto ao seu casaco rosa, ele é perfeito para você porque você gosta dele. As cores não têm gênero; elas não são 'de menino' ou 'de menina'. São apenas cores, e todos podem escolher suas cores favoritas livremente. -- Eu continuo, tentando reforçar uma visão mais positiva e inclusiva. -- E você não é um animal por usar rosa, Matteo. Você é um menino incrível que sabe o que gosta, e isso é muito importante. -- Concluo, olhando para ele pelo retrovisor para ver sua reação.

-- Então eu posso usar meu casaco rosa sem ser um veado? -- Ele pergunta, tentando assimilar a informação.

-- Exatamente, Matteo. Você pode usar seu casaco rosa e qualquer outra coisa que você goste. O que realmente importa é como você se sente em relação a isso, não o que os outros dizem. -- Eu digo, esperando que minha explicação o ajude a entender e a se sentir melhor sobre suas próprias escolhas.

Espero que, com conversas como essa, Matteo cresça entendendo e respeitando a diversidade e a individualidade das pessoas, sabendo que ele sempre terá o apoio em casa para ser exatamente quem ele é, sem medo de julgamentos.

Ao chegarmos em casa, Matteo se apressa em me ajudar com as sacolas. Eu lhe entrego a sacola mais leve que encontrei

-- Obrigada por ajudar, Matteo. -- Eu sorrio para ele, passando-lhe a sacola mais leve. Ele se esforça para segurar com ambas as mãos, mostrando-se determinado a ajudar de qualquer forma que puder. Me viro, surpresa ao notar Billie se aproximando para ajudar também.

-- Oh, você chegou. Não te vi entrar. -- Comento, um pouco assustada com sua chegada repentina, mas aliviada por ter mais um par de mãos para ajudar com as sacolas. Billie sorri, pegando algumas das sacolas mais pesadas das minhas mãos.

-- Eu cheguei faz pouco tempo. Quis ajudar assim que vi vocês dois lutando com as compras. -- Ela diz, entrando em casa à nossa frente.

Matteo segue orgulhoso com sua sacola, parecendo feliz por fazer parte da equipe e ajudar no que pode. Após colocarmos as compras na cozinha, decido que é um bom momento para fazer um lanche juntos e passar algum tempo em família.

-- Que tal fazermos um lanche todos juntos agora? -- Sugiro, olhando para Billie e Matteo, esperando ver suas reações e se eles gostam da ideia.

-- pãozinho com geleia!-- Matteo fala esfregando sua barriguinha

-- Pãozinho com geleia parece perfeito. -- Eu concordo com um sorriso, vendo o entusiasmo de Matteo. -- Vamos preparar juntos? Você pode escolher a geleia.

Matteo salta de alegria com a ideia de participar e corre em direção ao armário onde guardamos as geleias, pensativo sobre qual sabor escolher. Billie e eu trocamos um olhar cúmplice, felizes por ver o quanto uma coisa tão simples como preparar um lanche pode deixá-lo empolgado.

-- Acho que um chá ou suco também cairia bem, o que você acha? -- pergunto a Billie, começando a pegar os pães e os utensílios necessários para prepararmos os lanches juntos.

-- geleinha de uva!-- Matteo fala animado ao encontrar o pote de geleia -- o lanche pode ter duas geleias? Uva e morango parece legal

-- Claro, pode ter duas geleias. Uva e morango soa como uma combinação deliciosa. -- Respondo, apoiando a escolha de Matteo e incentivando sua criatividade na cozinha. -- Vamos fazer um lanche colorido hoje.

Billie sorri, pegando o pote de geleia de morango enquanto eu abro o de uva. Preparamos a mesa com os ingredientes e Matteo observa tudo com olhos brilhantes de excitação. Ele pega uma faca de plástico que usamos para ensiná-lo a espalhar a geleia, garantindo que ele possa participar de forma segura.

-- Vocês querem que eu faça um para cada um? -- Matteo pergunta, já se sentindo um pequeno chef.

-- Adoraríamos, chef Matteo. -- Billie responde, com um tom de brincadeira, encorajando-o.

Enquanto preparamos os lanches, a cozinha se enche de risadas e conversas leves, tornando esse momento simples em uma memória especial para todos nós.

New Ties (Billie/You) GpWhere stories live. Discover now