Entrevista com @HayHeadbanding

250 27 52
                                    


Desta vez decidi fazer uma entrevista diferente e em vez de entrevistar uma escritora, como é habitual, decidi entrevistar uma leitora. Espero que gostem.


ENTREVISTA:

1- O que é que apaixona/cativa mais numa história?

Esta pergunta é mesmo das mais difíceis, e é chato uma pessoa ficar presa logo na primeira ahah. Mas, falando em termos gerais, o que mais me cativa numa história são personagens apaixonantes (sendo sincera, sobretudo os estúpido; sim, os estúpidos são sempre os meus favoritos), que evoluem ao longo da história, de acordo com as circunstâncias, pois só assim se tornam realistas, e é possível que passem a fazer parte da nossa vida.

Além disso, é importante um livro ter a capacidade de nos prender, de nos impedir de o largar, porque queremos saborear sempre mais um bocadinho daquelas vidas. Habitualmente os cenários que mais aprecio são, das duas uma, ou high school lives (com todos os desafios que isso acarreta) ou situações de crime, mas o meu gosto é demasiado peculiar e não consigo precisar um género favorito.

Ah, e é claro que a correção gramatical e ortográfica são também aspetos importantes, caso contrário o leitor pode desviar a atenção do que realmente importa.


2- Quais os teus escritores e livros preferidos (dentro e fora do Wattpad)?

Então, let's see. Fora do Wattpad, as minhas autoras favoritas são a Jodi Picoult e a Dorothy Koomson. Sobretudo a Jodi Picoult aborda assuntos muito polémicos, e as obras dela acabam sempre por envolver os cenários que mais me cativam num livro: crimes, hospitais, tribunais, polícia, etc.

No Wattpad a lista é interminável, sinceramente, mas vou tentar não me esquecer de ninguém importante. Em Inglês tenho lido muito as obras da @stereohearted e da @EmSlough. Não posso deixar de dar um enorme destaque à @vikanders (que é portuguesa, btw), uma das maiores amigas que fiz aqui. As histórias dela envolvem tudo o que uma pessoa pode desejar ler, para além de que aborda assuntos muito importantes e ela faz um excelente trabalho em tentar abrir os olhos às pessoas (beijinho, cate café); honestly, as minhas personagens preferidas de sempre são dela e agora tornaram-se os meus amorzinhos.

Em Português as babes nunca mais acabam ahah. Como é óbvio, a @martafz é gigante, e fez-me apaixonar por ficção científica; a @nancywantsapples escreve lindamente, estou sempre a dizer-lhe que quero os livros dela na minha prateleira; a @drunkada é extremamente criativa e artística, adoro todas as personagens que ela constrói; a @pallidus, claro, também foi uma das primeiras autoras que comecei a acompanhar aqui e estou mesmo feliz com todo o sucesso que ela alcançou. Evidentemente, não pode faltar a @Ruthfreckles, porque se não fosse ela não teria descoberto o Wattpad há tanto tempo.


3- O que achas do famoso livro After? (caso já o tenhas lido)

Bem, sim, eu li a After quase até ao fim (às vezes em Português, outras em Inglês), mas depois desisti mesmo na reta final. No início, apaixonei-me pela After, porque tinha um plot muito original na altura (entretanto, já há milhares de histórias que, mais coisa, menos coisa, vão dar ao mesmo que a After) e, let's be honest, uma fangirl às vezes não pensa como deve ser. No entanto, já quando desisti de ler, percebi que a relação do Harry com a Tess era extremamente tóxica e, ainda assim, as pessoas achavam-nos goals, e isso acaba por ser uma forma de pensar um bocado perigosa, na minha opinião. Por isso, não, não recomendo que leiam.


4- O que pretendes fazer no futuro? (em relação à tua vida profissional)

Esta é uma questão excelente e para a qual, infelizmente, não tenho resposta. O meu sonho sempre foi trabalhar numa editora e ler livros. Só que isso não é assim tão fácil, não é verdade?, e, embora isto não seja uma resposta nada inspiradora, pelo menos é verdade: a única coisa que sinto em relação ao futuro é incerteza, por isso não vale a pena falar de grandes sonhos que não tenho motivação para conquistar. Pensando bem, nem motivação nem grandes sonhos. E é assim.


5- Achas que o Wattpad deveria pagar aos escritores com mais visualizações nas suas histórias? (à semelhança do YouTube)

Nunca pensei sobre isso, para ser sincera. Não seria má ideia, I guess... Afinal as escritoras do Wattpad dispensam muito tempo para desenvolver as suas histórias, mas, por exemplo, em comparação ao YouTube, provavelmente não necessitam de tanto material. E depois podia causar algumas rivalidades devido às desigualdades, enfim.


6- Descreve-te em apenas 3 palavras.

Silêncios. Madrugadas. Paradoxos.


7- Se a tua vida fosse um livro qual seria?

Se eu pudesse entrar num livro seria em avery. @vikanders), porque eles são a minha família e, ao longo destes dois anos, já me ensinaram tanto e fizeram-me crescer imenso, mudaram a minha perspetiva em relação a assuntos sérios (e, claro, ia poder conhecer o meu estúpido favorito a.k.a Blake Farley).

Se calhar a minha vida dava um livro (era preciso eu ter paciência e jeito para o escrever), mas não posso dizer que haja um livro onde eu tenha visto refletida a minha vida (ou algumas situações suficientemente marcantes). O mais perto que tenho do livro da minha vida é o meu tumblr: madrugadasdespertas.tumblr.com #ShamelessSelfPromo


8- Um conselho que darias a quem está a começar a escrever aqui no wattpad?

Bem, enquanto leitora, o maior conselho que tenho a dar a quem escreve aqui no Wattpad é: respondam ao feedback dos vossos leitores! É uma das melhores formas de crescerem aqui e de conseguirem melhorar a vossa escrita (se calhar estou só aqui a dizer tretas, o que é que eu sei realmente sobre escrita?)

Outro aspeto muito importante é: NÃO PLAGIEM!

E, por fim, provavelmente a dica mais cliché é terem um plot interessante e original. Façam pesquisas, quando quiserem ser mais específicas, para evitar divulgar informações erradas, e foquem temas com os quais se sentem à vontade, sem deixar que o romance (let's be honest, há sempre romance) tome conta da história. Claro que um bocadinho de romance à mistura fica sempre bem, afinal vivemos para amar, mas não se tornem irracionais.


9- Uma frase.

"Open your mouth only if what you are going to say is more beautiful than silence."

Há uma série de frases que têm um profundo significado para mim, mas esta é uma das que melhor me descreve. Todavia, esta é uma das ocasiões em que as palavras de sobrepõem ao silêncio, pois preciso de agradecer-te por esta oportunidade. É verdade que tive dificuldade em responder a algumas perguntas, mas foste extremamente querida e realmente estou muito feliz com esta experiência. Mil beijinhos.

E tratem bem dos vossos amorzinhos.


My social media:

- twitter: desvenda_me

- tumblr. thatscarolinaa


EntrevistasWhere stories live. Discover now