Capítulo 2 : As meigas (Espanha)

4.5K 224 165
                                    


As meigas são bruxas muito más provenientes da Espanha (embora algumas pessoas defendam que tiveram origem no Chile)

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

As meigas são bruxas muito más provenientes da Espanha (embora algumas pessoas defendam que tiveram origem no Chile). 

Segundo Carmelo Tolosana (historiador e antropólogo do século 20), as meigas não devem ser confundidas com as bruxas tradicionais, já que estas  podem ser boas e capazes de desfazer seus feitiços. As bruxas meigas têm como objetivo "emeigar" (palavra galega que pode ser traduzida como "aliciar") pessoas e até mesmo animais para que venham a fazer pacto com o diabo.

De acordo com relatos contados, as meigas são capazes de realizar feitiços e amarrações negativas, maus-olhados, pragas e adivinhações.

Não há uma aparência física definida para essas bruxas, já que existem meigas de diferentes tipos, como veremos em breve.

A referência mais antiga sobre essas bruxas remontam ao século treze, onde clérigos e outras figuras religiosas eram proibidas, sob pena de excomunhão, de procurarem as meigas para  consultas de adivinhação. 

No século 15 houve relatos de meigas que faziam feitiços para prejudicar homens, como é o caso de um jovem que procurou um curandeiro dizendo que foi vítima de um ataque de três bruxas. 

Na segunda metade do século 16 foi criado então o tribunal da inquisição espanhola, ficando responsável por punir bruxa(o)s e feiticeira(o)s. No mesmo período, uma suposta meiga sobre interrogatório e tortura confessou ter pacto com diabo, relatando inclusive ter feito sexo com a personificação do mal.

Conta-se que as meigas vivem em uma espécie de sociedade organizada onde existe um grau hierárquico. elas costumam sair pela escuridão da noite causando discórdia, destruindo plantações, matando animais e crianças e enfeitiçando pessoas que dormem.

Dizem que as meigas saem na noite de San Juan ( provavelmente 21 de junho na Espanha) para realizarem o ritual do "beijo infame'', cerimônia a qual as bruxas beijam o ânus do diabo como prova de que continuam seduzidas por ele. Logo após, mantêm orgias entre si e fazem sexo com o próprio diabo e com bodes pretos.

Apesar das histórias sobe as meigas serem difundidas na Europa, em especial na Espanha, há relatos de boas bruxas velhas conhecidas como ''Meicas'' na América do Sul (mais precisamente na província de Chiloé, Chile).


Como dito antes, conheceremos agora os vários tipos de meigas descritas na história.

Meigas "chuchonas" : Em tradução livre "chuconas'' seria algo próximo de "sugadoras" . Essas meigas são consideradas as mais terríveis, elas podem apresentar diferentes rostos, formas vampirescas e até mesmo  se transformar em insetos. Chupam o sangue de crianças novas (quanto mais novo o sangue, mais energético ele é) e lhes rouba a gordura para a produção de poções. 

Meigas Callejeiras : Callejear em espanhol é o mesmo que "vagabundear". Essas bruxas "espiãs" ficam nas ruas ao cair da noite, espiando o entra e sai nas casas. Elas observam pelas janelas e pelas frestas das portas e têm como objetivo enfeitiçar e jogar mau-olhado em quem dorme.

BruxasWhere stories live. Discover now