Capítulo 4 : Banshee (Irlanda)

2.3K 146 18
                                    


Banshee é uma bruxa mensageira da mitologia celta (Irlanda)

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.

Banshee é uma bruxa mensageira da mitologia celta (Irlanda). O termo se origina do irlandês e em tradução aproximada significa "Fada Mulher".

Alguns a descrevem como uma personificação física de preságio, outros dizem que é um anjo caído e mensageira da morte. Há muitas variações em relação à sua aparência física; algumas histórias a relatam como uma velha horrorosa com asas negras esfarrapadas, já em outros relatos Banshee é vista como sendo uma moça linda usando um enorme vestido.

Embora tenha aparência humana, Banshee também pode aparecer na forma de corvos, ratazanas ou lebres negras. Ela é muito comparada à moura torta (capítulo 1) na Europa.

Na Irlanda acredita-se que aquele que tem o dom da música (seja canto ou domínio de um instrumento musical) é protegido pelos espíritos ; um, o espírito da vida, e o outro, o espírito profético da Banshee, que prevê a morte por meio de gritos estridentes.

Por isso então, ver a Banshee é um sinal de má sorte e geralmente é possível  estabelecer os dias de vida de uma pessoa conforme a quantidade de gritos proferidos pela bruxa. Desse modo, se Banshee gritar apenas uma vez, é sinal de que a pobre pessoa que a ouviu morrerá dentro de um dia.

Após a morte do avisado, Banshee vai então presenciar o enterro e chorar pela vítima.

O fato é que apenas descendentes dos povos celtas podem ter o "privilégio" de serem profetizados pela tal bruxa.

O choro da Banshee é extremamente triste aos ouvidos da vítima e é comparado ao uivo estridente de uma ventania.

Em 1437, se aproximou do rei James l da Escócia (1406 - 1437), uma Banshee que segundo relatos, acabou por profetizar a sua morte. "O rei temendo por sua vida, tentou chegar a uma pedra secreta no piso, para fugir por um túnel. Começou a descer os degraus, pensando que atingiria a salvação, mas uma semana antes o corredor tinha sido bloqueado. Os nobres, liderados por Sir Robert Graham fizeram buscas no castelo mas não acharam o rei. Mas acabaram encontrando a pedra deslocada - o rei pediu piedade em vão, pois foi apunhalado."

Banshee na cultura popular :

[Trecho retirado do Wikipédia.com]

No jogo World of Warcraft, a fundadora e líder dos Renegados, Sylvanas Windrunner, foi assassinada por Arthas Menethil, cujo mesmo arrancou-a sua alma e transformou-a em uma Banshee.  

 Na série japonesa Akumu-Chan, em seu 8° episódio, uma Banshee aparece no sonho de uma menina.  

 No seriado Teen Wolf é revelado que uma das personagens principais, Lydia Martin é uma Banshee. Ela é guiada pelos sussurros de outras Banshees em uma rede sobrenatural que somente ela pode ouvir. Seu grito é usado para abafar os ruídos externos para que ela consiga ouvir essas vozes. Recentemente, ela aprendeu a usar sua voz como arma, usando suas mãos para direcionar seus poderes como um impulso sonoro, Meredith Walker, também Banshee, foi quem lhe ensinou essa técnica. Lorraine Martin, avó de Lydia, foi revelada também como sendo uma Banshee.  

No livro de J. K. Rowling, autora de Harry Potter, o bicho-papão de Simas Finnigan é uma Banshee.

Banshee é o codinome de um dos mutantes em X-Men: First Class com poderes sonoros sobre-humanos.

Na série de televisão americana Charmed, uma banshee são uma raça rara de demônios com cabelo branco distintivo e um grito agudo - audível apenas para cães e sua pretensa vítima - que pode estourar vidro e vasos sanguíneos, matando um mortal, ou transformar uma bruxa pré-dispostos a dor emocional em uma banshee.

No livro O Inverno das Fadas, da autora nacional Carolina Munhóz, uma das personagens é uma banshee. Ela é prima de Sophia Coldheart e todas as suas vítimas fadadas a morrer são recolhidas no período de sua morte por Banshee. Ela, nesse livro é vista como alguém triste e invejosa ( inveja de sua prima Sophia Coldheart ).

Na série de televisão Sinistro [(So Weird)] , uma Banshee aparece no décimo-primeiro capítulo da segunda temporada, cujo nome (do capítulo) é Banshee. Neste capítulo, uma Banshee que persegue a família O'Shannon (família do avô materno da Fiona) aparece para avisar da morte do avô da mesma, mas ela consegue impedir.

No jogo Kingdoms of Amalur: Reckoning, um vídeo game no estilo RPG, desenvolvido pela produtora Big Huge Games e 38 Studios, um monstro do jogo é denominado como Banshee, o qual possui um grito agudo e feições de serpente, com cabelos esvoaçantes e vestes negras.

No jogo Kingdoms of Amalur: Reckoning, um vídeo game no estilo RPG, desenvolvido pela produtora Big Huge Games e 38 Studios, um monstro do jogo é denominado como Banshee, o qual possui um grito agudo e feições de serpente, com cabelos esvoaçantes ...

Ops! Esta imagem não segue as nossas directrizes de conteúdo. Para continuares a publicar, por favor, remova-a ou carrega uma imagem diferente.







BruxasOnde as histórias ganham vida. Descobre agora