Capítulo 3 : Baba Yaga (Rússia)

3K 160 48
                                    


Baba Yaga é uma criatura cuja história é muito difundida no Leste Europeu, em especial na Rússia

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Baba Yaga é uma criatura cuja história é muito difundida no Leste Europeu, em especial na Rússia.

Originalmente Baba foi descrita como uma velha que, apesar de feia,ossuda e carrancuda é benfazeja e sempre ajuda caçadores que estiverem perdidos nas frias florestas russas. "Baba" significa "avó" e "Yaga" é algo como "Edviges" em nossa língua.

Baba tem olhos enormes e vermelhos como brasa, um nariz pontudo e levemente arroxeado e em vez de cabelos tem cardos (uma espécie de planta) brotando de seu crânio.

Sua personalidade é controversa e caótica; muitos dizem que Baba ajuda àqueles que têm bom coração e são puros e devora os impuros e mal-intencionados. Sempre foi relacionada às florestas russas.

Há escritos que relatam a existência de várias Babas menores que auxiliam Baba em sua caminhada noturna pelas florestas.  Diferentemente das tradicionais bruxas, Baba Yaga viaja pelos céus montada em um almofariz gigante (espécie de caldeirão) e carrega consigo uma vassoura que tem como finalidade apenas apagar seus rastros deixados no solo das matas.

Baba é descrita em algumas regiões do Leste Europeu como protetora dos animais que habitam as florestas. Em algumas histórias ela é vista apenas como uma bruxa maquiavélica, já em outras ela é vista como uma protetora das matas, senhora da magia ou velha feiticeira que ajuda aqueles que dela precisam.

Há quem diga que Baba captura crianças arteiras e mentirosas para se alimentar em um ritual antropofágico, matando-as, e as levando para sua cabana saltitante (chegaremos nisso em breve...) e logo em seguida revivendo-as para serem devoradas enquanto vivas. No entanto, é possível achar relatos que afirmam que Baba Yaga tem instinto materno e procura guiar crianças que estejam perdidas em sua floresta.

"A casa do pé de galinha"

Baba Yaga vive em uma "cabana móvel" muito pequena e que vive saltitando sobre - Pasmem - pés de galinha gigantes! Fazendo uma pesquisa em alguns sites eu encontrei uma história a qual relata a existência de três cavaleiros que fazem a segurança d...

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

Baba Yaga vive em uma "cabana móvel" muito pequena e que vive saltitando sobre - Pasmem - pés de galinha gigantes! Fazendo uma pesquisa em alguns sites eu encontrei uma história a qual relata a existência de três cavaleiros que fazem a segurança da cabana. O primeiro cavaleiro guarda a casa durante a manhã, esse veste roupas brancas e é montado em um cavalo de mesma cor. Já o segundo, faz a ronda da casa no período da tarde, veste vermelho e tem um cavalo colorado. Já o último, que monta um cavalo negro e usa vestes pretas, é vigia na parte da noite.

Ao redor de sua cabana há breves indícios de quão sombria é Baba. Uma cerca baixa feita de ossos circunda toda a propriedade, crânios humanos servem de vigias no alto da murada macabra e durante a noite, órbitas vazias brilham com uma luminosidade fosforescente. O portão de entrada é feito de costelas arqueadas pendendo em postes erguidos com ossos compridos e amarelados. A fechadura fica na boca de uma caveira em meio aos seus dentes perolados. A campainha é um chocalho com falanges penduradas numa corda de cabelos que quando agitada emite um ruído tilintante.

Além dos três cavaleiros, Baba também conta com os serviços de vários servos invisíveis que são responsáveis pelo bom funcionamento de seu lar. As vezes, na calada da noite, é possível ouvir o barulho das louças sendo lavadas por esses seres misteriosos.

Conta-se que, se um caçador, criança ou perdido na mata perguntar para Baba Yaga sobre os cavaleiros, ela irá responder com toda educação do mundo, porém, se lhe perguntarem sobre seus servos, ela sem dúvida irá matar o curioso.

Procurar ajuda de uma bruxa desse tipo pode ser perigoso. Para tanto, a pessoa que a procura deve ter pureza em seu coração e certo controle emocional para saber se comportar diante de Baba.

Na Polônia, "Baba Jaga" é uma bruxa má que voa montada em uma vassoura, sua cabana tem apenas um pé de galinha. Na mitologia eslava, Baba Yaga é considerada uma deusa perigosa, já que muitas vezes castiga os humanos de forma cruel. 

Baba Yaga já foi personagem em jogos MMORPG'S  de terror e aventura. A bruxa já foi inspiração para várias músicas de rock europeu. Há também uma peça para piano intitulada " A cabana de Baba-Yaga sobre pés de galinha e ossos de cachorros" do compositor Modest Mussorgsky que merece nossa devida atenção. 

Há variadas versões sobre Baba, seja em livros, histórias passadas de maneira oral ou até mesmo em páginas da internet. sua história chamou tanto a atenção que foi difundida em várias partes do globo. 

 

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.






BruxasWhere stories live. Discover now