15

5K 221 120
                                    

                      KITSUNE
  A RAPOSA DE MUITAS CAUDAS

A lenda das Kitsunes é muito popular na mitologia japonesa, é uma raposa mágica, uma criatura da classe Momonoke (espíritos animais que se transformam em humanos, como os Bakenekos, Tengus e Tanukis).

É dito que, sua imagem representa ardileza e inteligência e, de acordo com as lendas, são animais com poderes místicos, sagrados ou amaldiçoados. Poderes que aumentam com a sua idade e sabedoria, a cada 100 anos, recebem uma nova cauda e quando atingem nove, tornam-se semideuses. Devido a seu poder e influência, recebem oferendas como se fossem divindades.

s Kitsunes geralmente são poderosas e por isso tenduem a agir com arrogância sempre que entram em contato com seres humanos. A maioria é dotada de poderes incríveis, incluindo: possessão, habilidade de cuspir fogo, aparecer em sonhos (voo), criar ilusões, dobrar o tempo e espaço, enlouquecer e até mesmo matar. Outras características sobrenaturais normalmente atribuída a kitsune incluem: caudas que geram fogo ou relâmpago (conhecido como kitsune-bi, literalmente, a cauda da raposa).

Algumas dessas criaturas tem características que lembram vampiros que se alimentam da vida ou o espírito dos seres humanos.Os diferentes tipos de kitsunes têm também diferentes habilidades. Por exemplo, a Nogitsune, conhecida como kitsune obscura alimenta-se da vida ou o espírito dos humanos, também são capazes de manipular o tempo e o espaço e interferir com os sonhos das pessoas,  por outro lado, a Kitsune trovão consegue absorver e descarregar energia trazendo sempre uma aura de fogo com ela que é invisível aos nossos olhos.
Uma de suas principais habilidades é a capacidade para assumir a forma humana.
Algumas lendas contam que elas usam esses poderes para enganar as pessoas, outras dizem que são amigas e companheiras fiéis ou até se tornam esposas. Essas uniões podem gerar filhos que não vão ser necessariamente raposas, mas podem herdar os poderes sobrenaturais destas.

Quando estão entre os mortais não usam seu verdadeiro nome, pois podem ser usados para prendê-la ou bani-la. Assim como, se alguém se comporta de acordo com a sua ética, elas vão se tornar educadas, gentis e prestativas.

O folclore diz que, assim como as raposas comuns, elas temem os cães, fugindo toda vez que avistam um, por isso as Kitsunes tendem a viver em famílias, e trabalhar em grupos.

As contradições são evidente no grande número de lendas das kitsunes, assim como elas foram temidas e caçadas por um lado, e veneradas e adoradas por outros.

        O SAMURAI E A RAPOSA 
                   ENCANTADA   

   Uma tarde, em seu caminho para casa, passava um samurai pelo portal  do palácio Imperial,  quando ele viu uma jovem de figura extremamente graciosa, trajando um belo kimono de seda,  parada na avenida principal.

Ela lhe pareceu tão linda com seus cabelos negros, como as penas de um corvo flutuando na brisa gentil, que o jovem samurai ficou imediatamente fascinado pela imagem.  Ele se aproximou da garota e a convidou para entrar no jardim do palácio e conversar um pouco com ele. A menina, parecendo interessada no jovem samurai, concordou com grande alegria.

O jovem casal passou boa parte do tempo em um local tranquilo do jardim animadamente conversando. Logo as estrelas começaram a brilhar luzindo aqui e ali no céu e mesmo a silhueta da Via Láctea surgiu. Disse o jovem bem perto do ouvido da menina:
“-Nós nos encontramos aqui, eu devo dizer, por uma feliz graça da providência divina.  Por isso, você deve aceitar o que peço de todas as formas. Nós devemos compartilhar os mesmos sentimentos. Eu sinto que te amo desde o momento em que a vi, e acho que você me ama também”.

A garota enrubescida respondeu: “Se eu concordar com todos seus pedidos, pobre de mim! eu morrerei. Este será meu destino”.

“-Seu destino morrer?” As palavras dela ecoaram na cabeça do samurai “-isso é impossível. Você está simplesmente dizendo isso para evitar-me.”

Lendas Urbanas do JapãoWhere stories live. Discover now