➡ Post Alternativo II ✍

53 7 4
                                    

Texto produzido por ElineMartins15

Tema Bullying

Hoje, quero falar de bullying. Sei que, às vezes, parece chato toda hora alguém lhe tirar do seu canto pra falar desse assunto, porém, é necessário, pois a maior dificuldade não é fazer os praticantes ouvirem, e sim, fazê-los parar e refletir.

Milhões de pessoas no mundo sofrem bullying todos os dias; centenas de jovens tiram a própria vida para se livrar dessas agressões. Sim, bullying é uma agressão, é mais do que um simples apelido ridículo, é uma forma de menosprezar o ser fisicamente, intelectualmente e emocionalmente.

O que mais se diz é que grande parte dos praticantes de bullying já sofreram algo do tipo; a questão é que essas pessoas não refletiram, e para serem aceitos (algumas vezes), praticam tal ato. Outro motivo é a revolta, ou o famoso "chamar atenção". Há jovens que não têm o acompanhamento diário dos pais, e para que eles se deem conta da distância, os filhos atingem moralmente aqueles que têm os pais próximos ou aqueles que são como eles. Sua maior justificativa é que, quando estão "zoando" outros, se esquecem da própria vida.

Alheios a isso, os responsáveis pelas crianças e adolescentes que sofrem bullying, muito pouco podem fazer, por isso, a informação precisa chegar a todos; quanto mais se falar, palestrar sobre o assunto, mais pessoas terão ciência de que passam por tal abuso e que podem sim pôr um fim a essa prática, que é um crime, uma agressão aos direitos humanos.

Portanto, quero ressaltar que somos meios de transformação. Nós jovens temos o poder de mudar o mundo através das nossas escolhas. Sejamos mestres na arte de defender a igualdade no modo de tratarmos as pessoas. Ninguém é igual a ninguém; seria muito chato se fosse assim, são nossas diferenças que nos fazem sermos únicos, a cor de sua pele, o seu tamanho, ou não poder vestir uma roupa P, não te faz menor que ninguém. O seu caráter, a sua simplicidade, a sua educação é o que te faz ser alguém especial.

Sei que o foco de "Intelect☺" são os jovens, por isso, minha mensagem para que vocês possam transformar o ambiente, principalmente escolar, que é onde a prática do bullying é mais presente, é que não importa quantas vezes seja necessário e o quão desgastante seja, continue ou comece a tentar extinguir o bullying através das suas atitudes, através do diálogo.

Sei que é difícil, mas a luta contra o bullying é diária.

***

Olá, leitores!

Tudo bem?

Espero que esteja tudo ok. ☺

O post de hoje já foi mais amplo, o que acaba acontecendo com a maioria dos jovens (acredito que com todos, mas cada um tem uma forma de reagir a tal ato). 😏 Eu, particularmente, lido com isso diariamente, pois trabalho com adolescentes, e percebo que a prática do bullying ocorre em excesso.

Até em meus livros, procuro tratar sobre o assunto de forma bem discreta, sem dar muito destaque para que seja percebido pelos leitores dentro do contexto. A proposta principal com esse procedimento é fazer com que as pessoas entendam que o bullying é frequente, mas que pode ser superado como outro obstáculo qualquer.

Claro que cada pessoa tem a sua maneira de lidar, porém, é importante — também — discutir sobre o tema e tratar do assunto em escolas principalmente. 😉👍

As redes sociais podem servir como um aliado para se desenvolver campanhas, propagar o respeito ao próximo, tipo um espaço de compartilhamento de relatos pessoais, para que se tenha algum retorno de outros jovens. Quando se encontra alguém que tenha enfrentado a mesma situação que você, a visão de mundo passa a se transformar. Acredito que o apoio de um ao outro ajuda bastante nessa superação individual, que passa a se tornar parte do meio social em que se encontra. 😊

Existem diversas formas e maneiras de tratar a prática entre os envolvidos. Pais, professores, palestrantes, a família, os amigos... todos são envolvidos, afinal qualquer consequência acaba afetando o maior número de pessoas. É impactante, chocante e preocupante, sim. Se pessoas despreparadas se tornam parte disso, a situação se transforma em algo pouco desenvolvida. É preciso ter muita atenção e cuidado com aqueles que estão envolvidos, seja por parte da vítima ou do agressor.

Bom, no mais, é isso. 😊

Gostaria de agora abrir um espaço de discussão sobre o assunto. Podem comentar aqui 👉 relatos de vocês acerca do tema abordado. Irei responder a todos, e podemos discutir melhor sobre o assunto pelos comentários também. 😉👍

Tchau, e até a próxima. ☺

Abraços...

Abraços

Oops! Ang larawang ito ay hindi sumusunod sa aming mga alituntunin sa nilalaman. Upang magpatuloy sa pag-publish, subukan itong alisin o mag-upload ng bago.
Intelect☺Tahanan ng mga kuwento. Tumuklas ngayon