Capítulo 10 - AUTO AMOR

52 5 0
                                    


Posturas de Auto Amor que devemos exercitar

 "Você vive com aquilo que tem: suas emoções, seus sentimentos e sua cabeça e não com o que é do outro."

Cada um somente "tem" aquilo que consegue levar para o mundo espiritual, pois tudo o mais lhe é emprestado "por um pouco de tempo". Pensemos nisso, a fim de não estarmos a correr atrás de fantasias. A maioria dos encarnados vive em função do que "não tem" e sofre muito por isso.

O autor enumera três coisas que todo mundo "tem": "suas emoções, seus sentimentos e sua cabeça". O que são as emoções, os sentimentos e a cabeça? Como alguém conseguirá viver bem, estando apegado ao que é "do outro"? E o que significa algo que é "do outro"? – É tudo que não "tenho".

 "É um erro passar a maior parte da vida submetido à aprovação e ao apoio alheios."

O principal objetivo das reencarnações é a aquisição do poder mental no Bem. Para tanto ninguém precisa da aprovação ou do apoio alheios, pois o caminho é individual, apesar de que "quando o discípulo está pronto o mestre aparece", ou seja, o fruto amadurece naturalmente. A dependência afetiva doentia é altamente prejudicial, pois o único apoio que nunca falta é o de Deus, a quem devemos nos desapegar, tanto quanto nos desapegarmos de tudo e de todos, apesar de aprendermos a Amar a tudo e a todos, universalmente.

Apegar-se é uma coisa, Amar é outra, sendo a primeira nociva e a segunda saudável. Quem se restringe, se omite, se acovarda quando deve tomar uma atitude no Bem, não pode alegar nenhuma justificativa em sua defesa, mas sim deve encher-se de coragem para direcionar sua vida no rumo do progresso intelecto-moral, sem aguardar apoios externos, aprovações de uns e outros, pois Deus sempre encaminhará as soluções, na maioria das vezes através de "aparentes acasos".

A noção de Auto Amor não exclui, de forma alguma, o Amor conjugal, filial, paterno, materno, etc., mas sim pretende reforçar em cada um a autoconfiança, a iniciativa, a fé em Deus, a certeza de que merece ser feliz e coisas semelhantes. É um exercício diário de conscientização e não apenas a leitura de um livro ou lições esparsas.

"Quando incorporamos um personagem, sacrificamos o próprio espírito ao dar satisfações do nosso modo de ser."

"Personagem" significa máscara, algo que desfigura nosso verdadeiro "Eu". Não devemos usar máscaras, mas sermos nós mesmos, naquilo que somos de melhor. Muita gente usa máscaras, uma para cada ocasião e, assim, vive infeliz. Outros assumem o que têm de pior, mas esse não é seu verdadeiro "Eu", mas sim seu "ego".

Jesus falou: "Vós sois deuses; vós podeis fazer tudo que Eu faço e muito mais ainda.": esse é o "Eu" de cada um e quem se contenta em não realizar sua perfectibilidade está se subestimando: esses não realizam o Auto Amor.

Não devemos prestar contas a ninguém da nossa procura pela própria evolução intelecto-moral, ou seja, não devemos deixar que ninguém nos desvie dessa rota. Podem prender nosso corpo, mas ninguém aprisiona o pensamento de outrem, que voa e vai a qualquer ponto do Universo.

 "Quanto mais poder você der a outro personagem, mais o outro personagem você se tornará."

Já dissemos que "personagem" é máscara. Se alguém usa máscara, não o imite, pois, em caso contrário, você será uma farsa tanto quanto ele o é. Seja você mesmo no Bem e na evolução intelecto-moral. Não se submeta a esse "mascarado", nem tenha medo dele: deixe que ele siga o caminho dele, se você não conseguir convencê-lo a ser autêntico na procura do auto aprimoramento.

"Quanto mais poder você dá às críticas ou às perdas, mais elas ocorrem."

As críticas auxiliam-nos a detectar nossas falhas, tanto que Chico Xavier falou: "Quando uma pessoa não gosta da gente ela tem sempre razão." As perdas nos ensinam o desapego, sem o qual não conseguimos identificar o que "temos", ou seja, aquilo que conseguiremos levar para o mundo espiritual. Se nos preocuparmos com as críticas e o que perdemos essas críticas e perdas parecerão maiores do que são realmente.

Por isso Jesus falou: "Se alguém te pede a túnica, dá-lhe também a capa; se alguém quer te obrigar a dar mil passos, vai com ele mais dois mil; dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes."

 "Dentro de você, se você dá poder aos outros, com certeza, você estará se anulando."

O que importa é o que está dentro do Espírito, pois somente isso ele leva para o mundo espiritual, ou seja, somente isso ele "tem". Se o Espírito permite que outrem lhe anule os bons propósitos, seu prejuízo é evidente. Há quem seduza os outros para o Mal utilizando vários argumentos, mas nenhum deve ser admitido, pois toda união sadia só existe no Bem, porque o Mal somente gera infelicidade, sofrimento, vazio existencial etc. Ninguém deve permitir que outrem o desvie do bom caminho, ou seja, do auto aprimoramento intelecto-moral.

"Ninguém é menor do que outrem."

Se há os mais evoluídos e os menos evoluídos, todos são igualmente filhos e filhas de Deus, O qual Ama a todos igualmente. A parábola dos trabalhadores da última hora resume várias lições, sendo uma delas de que o Pai Ama a todos por igual, tanto que ali se diz, em linguagem simbólica, que, ao final da jornada, todos receberam o mesmo salário.

8 – "Pare de pensar que não merece ser feliz: mude já de forma de pensar."

Alguns pensam que não merecem a felicidade porque não são belos, outros porque não se destacam pela inteligência, outros porque não são ricos e assim por diante, mas a felicidade é universal e nada tem a ver com o que está fora do íntimo de cada um.

Ser feliz, todavia, não é podermos contar com a afetividade de quem não esteja disposto a nos declarar afeição, porque há muitas outras pessoas que nos Amam, bastando nos abrirmos para elas. Muitos se sentem infelizes porque querem obrigar uma determinada pessoa a aceitar-lhe a convivência, mas isso é autoritarismo, é egoísmo e não Amor, pois quem Ama dá, sem esperar retorno.

A sua felicidade independe das outras pessoas e está dentro de você, caso você faça tudo corretamente, no sentido mais elevado da palavra.

 "Quanto mais importância e poder você der aos seus objetivos idealistas, aos seus pensamentos no Bem e às suas verdades verdadeiras mais fortes eles ficarão."

Concentre-se em torno dos seus "objetivos idealistas, pensamentos no Bem e verdades verdadeiras" que o tempo transcorrerá cheio de felicidade para você, independente das turbulências que ocorram em volta, provocadas por aqueles que só se sentem bem no meio dos tumultos. Com a continuidade no Bem sua força mental aumenta e você terá menos dificuldade em isolar-se interiormente das ciladas do Mal.

"Tudo conspira para a felicidade e o Bem", pois esse é um dos itens da Lei de Deus.

 "Respeitar-se é fundamental."

Quem se prostitui moralmente não está exercendo o auto respeito. Desrespeitar seu "Eu" perfectível é vender barato sua própria consciência.
Respeitar sua perfectibilidade, sua filiação divina: isso é imprescindível para a paz interior, a felicidade, a auto realização como ser humano. Nada compensa a falta de auto respeito.

 "Não se importe se as pessoas o criticam ou o elogiam."

O padre Antônio Vieira já aconselhava a não se levar muito a sério tanto as críticas quanto os elogios, pois, muitas vezes, como dizia o poeta Augusto dos Anjos: "o beijo é a véspera do escarro". Não que se vá levar ao pé da letra a expressão poética do escritor, mas simplesmente queremos dizer que aqueles que elogiam agora, se desagradados, costumam criticar e vice-versa.

O Auto Amor deve estar acima dessas oscilações tão comuns em um mundo de provas e expiações, como é a Terra.

"O que importa para você é você."

Alguém entenderá esta frase como a consagração do orgulho, do egoísmo e da vaidade, mas sua intenção é justamente incentivar a aquisição das virtudes da humildade, do desapego e da simplicidade, pois a expressão "você" pode-se traduzir por seu "Eu", o qual é um "deus", no sentido que Jesus empregou.

 "Ame-se."

Esteja certo de que você é luz, faça-a crescer, irradiar-se; confie no que você tem de melhor; supere suas más inclinações; invista no seu aperfeiçoamento intelectual; trabalhe em favor dos outros, porque "é dando que se recebe e é perdoando que se é perdoado": Ame-se!


Uma vida depois da morteWhere stories live. Discover now