Rico e lazaro

5 1 0
                                    

Lázaro e o homem rico
Temos visto até agora que a Bíblia ensina claramente que os mortos estão mortos, isto é, estão sem consciência, esperando pela ressurreição. Reconhecemos que isto vai contra a visão tradicionalista que acredita que quando alguém morre “sua alma continua vivendo”. Temos, contudo, visto a partir de inúmeras passagens bíblicas que tal visão não pode estar correta, pois contradiz a Bíblia. Embora haja algumas passagens da Bíblia que, sendo mal interpretadas, são usadas para apoiar esta doutrina de uma suposta vida imediatamente após a morte. Uma destas passagens é a história do homem rico e Lázaro mostrada em Lucas 16:19-31. Assim lemos:

Lucas 16:19-31
"Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele; E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado. E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio. E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá. E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos. E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam. Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite."

Agora antes de dizermos algo sobre a passagem, especialmente àquela que parece contradizer muitas outras passagens, necessitamos estudar seu contexto. Para quem Jesus conta esta história? Isto pode ser facilmente encontrado ao olharmos os versículos que precedem a texto acima. Começando em Lucas 16:1 vemos que o Senhor Jesus falou a Seus discípulos e lhes deu um ensinamento que cumulou com a seguinte conclusão: “Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom”(Lucas 16:13). Agora para os Fariseus que o cercavam respondeu como segue: “E os fariseus, que eram avarentos, ouviam todas estas coisas, e zombavam dele.” Lucas 16:14). Então Jesus se adiantou e respondeu-lhes:

Lucas 16:15-19
“E disse-lhes [aos Fariseus]: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei. Qualquer que deixa sua mulher, e casa com outra, adultera; e aquele que casa com a repudiada pelo marido, adultera também. Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.”

Eu incluí intencionalmente o versículo 19 acima porque esta é a parte da mesma fala que começou no versículo 15 e foi direcionada a “eles”, os Fariseus. Foi a eles que Jesus contou a história de Lázaro e o homem rico. Ele não estava dando um sermão geral às pessoas ou ensinando a Seus discípulos (embora eles estivessem presentes). Ao contrário Seus olhos estavam voltados aos Fariseus e Sua Palavra foi dirigida a eles. Foi somente após terminar a história que ele voltou-se novamente para os discípulos, conforme lemos em Lucas 17:1 “E disse aos discípulos….”. Em outras palavras, olhando o capítulo 16 como um todo, vemos que o Senhor Jesus direcionou sua fala a dois grupos distintos: De Lucas 16:1 a 13 foi dito aos discípulos com os Fariseus escutando e zombando Dele. Então dos versículos 15-31 (o qual inclui a história que estamos estudando) Ele se dirige aos Fariseus. Quando Ele termina de falar com eles volta-se novamente aos discípulos (Lucas 17:1).

Mensagens BiblicasTempat cerita menjadi hidup. Temukan sekarang