Elias na caverna

10 1 0
                                    

A experiência de Elias na caverna está entre as passagens da Bíblia que mais evidenciam a fragilidade humana. Mas o estudo bíblico dessa passagem revela que Deus cumpre sua vontade apesar das limitações do ser humano.

Elias na caverna é um lembrete que até os mais fortes podem ser fracos. Elias foi um dos profetas mais emblemáticos de Israel. Inclusive, no Novo Testamento ele aparece no episódio da transfiguração de Jesus junto de Moisés representando a escola profética da comunidade da aliança.

Além disso, sem dúvida o profeta Elias foi um dos homens da história da humanidade que presenciaram de forma mais extraordinária as claras manifestações do poder de Deus. Ele viu morto ressuscitar pelo poder divino através de seu ministério; viu Deus controlando diretamente a natureza secando a terra e depois mandando chuvas torrenciais; e viu fogo descer do céu da parte do Senhor. Mas depois de tudo isso ele ainda tentou fazer de uma caverna o seu lar.

Elias na caverna é uma prova de que milagres não mantêm ninguém de pé. O que mantém o servo de Deus ativo em seu serviço é a comunhão com o Senhor na obediência à sua Palavra.

Por que Elias se escondeu na caverna?
A história de Elias na caverna está registrada em 1 Reis 19. Mas para entendermos o motivo pelo qual o profeta fugiu para a caverna, precisamos retornar ao capítulo anterior. Mas engana-se quem pensa que 1 Reis 18 é um capítulo melancólico que culmina na imagem do fracasso de Elias na caverna no capítulo seguinte. Muito pelo contrário!

No capítulo anterior ao episódio da caverna, Elias aparece no auge. Nem de longe ele lembra um homem frágil, amedrontado, com crise de identidade e um discurso vitimista escondido numa caverna.

Em 1 Reis 18 Elias aparece como um homem corajoso para confrontar o rei Acabe; para convocar todo o Israel e os profetas de Baal no monte Carmelo; para desafiar os profetas pagãos e depois matá-los diante da manifestação do poder do Senhor; e para orar por chuva em Israel depois de anos de terrível seca. Por fim, sob a capacitação do Senhor, ele ainda correu por quase quarenta quilômetros do monte Carmelo até Jezreel.

Mas então como um homem assim foi do auge ao fundo do poço? Do monte da vitória para a caverna do desalento? Por que Elias fugiu para a caverna?

Talvez Elias estivesse esperando que as demonstrações do poder de Deus no monte Carmelo produzissem quebrantamento em Jezabel e Acabe. Mas não foi isso que aconteceu. Em vez de arrependimento, a perversa esposa de Acabe declarou guerra ao Senhor, e começou por ameaçar o seu porta-voz em Israel, o profeta Elias.

Então diante desse cenário pode ser que Elias tenha julgado ter falhado em sua missão como profeta. De fato ele se sentiu um fracasso, e quando recebeu a carta de ameaça de Jezabel, fugiu temendo por sua vida.

Alguém pode perguntar o porquê de Jezabel ter mandado uma ameaça a Elias ao invés de tê-lo matado prontamente. Muito provavelmente ela fez isso por pura estratégia.

Elias tinha acabado de provar diante de todo o Israel que era um profeta de Deus. Se Jezabel matasse Elias, possivelmente ela enfrentaria o descontentamento do povo. Então parece que o objetivo principal de Jezabel era fazer Elias fugir. Ela preferia um Elias na caverna em vez de um Elias mártir.

Elias a caminho da caverna
A estratégia de Jezabel funcionou e Elias fugiu de Jezreel em direção a Berseba. Nesse ponto a Bíblia não mostra Elias consultando ao Senhor; muito menos se recordando das experiências grandiosas que ele havia tido ao longo de seu ministério.

O Senhor não o havia desamparado em nenhum momento, e também não seria naquela ocasião que Ele iria desampará-lo. Mas Elias desviou os olhos da fé e os colocou sobre as circunstâncias. Seu comportamento foi tão irracional que ele, um homem caracterizado pela coragem, fugiu de um inimigo derrotado.

Mensagens BiblicasWhere stories live. Discover now