como entender a bíblia

5 1 0
                                    

Confira qual é a base para meditação na Palavra de Deus

Como ler e entender a Bíblia corretamente
Recentemente, durante a reunião da Escola da Fé, que acontece às quartas-feiras, no Templo de Salomão, em São Paulo, especialmente às 20 horas, o Bispo Renato Cardoso orientou todos os membros como deve ser feita a leitura bíblica, a fim de que haja um entendimento correto dela.

Para isso ele usou um texto do Bispo Edir Macedo, no qual ele cita o passo-a-passo que o cristão deve seguir para uma perfeita compreensão da Palavra de Deus:

“Embora a Bíblia seja um livro cheio de aventuras, poesias e provérbios não devemos lê-la como se fosse um livro comum. É importante meditar em cada versículo, em cada palavra, como quem mastiga literalmente um alimento saboroso.

Quem lê a Bíblia apressadamente chega a conclusões precipitadas, que podem até prejudicar a sua vida espiritual. A leitura bíblica deve ser pausada, cuidadosa e respeitosa, observando os seguintes aspectos:

Os verbos – “O Senhor Jesus disse:

O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância João 10:10

Cada verbo exprime uma ação. Quando examinamos o sentido de um verbo, a compreensão do texto se torna muito mais fácil. Então vamos entender os verbos do texto acima:

Vir – Quem vem? O ladrão.

Roubar – O quê? A saúde, a paz, a família, um bom emprego, etc.

Matar – Quem ou o quê? Pessoas, o amor entre marido e mulher, etc

Destruir – O quê? O corpo, através dos vícios, a reputação, etc

Vir – Quem vem? O Senhor Jesus.

Ter – O quê? Vida em abundância.”

O Bispo Renato enfatizou que quando a pessoa lê o versículo apressadamente não percebe a profundidade do que está escrito. Especialmente quando se trata de passagens que já são muito conhecidas e, normalmente, a pessoa não presta muita atenção, uma vez que já sabe de cor.

“Por isso a Bíblia nos orienta não a lê-la, mas a meditar nela. A meditação é um processo pausado e focado”, destaca o Bispo.

Pontuação – “É preciso respeitar a pontuação, que é uma pausa para separar os pensamentos, dando-lhes sentido.”

Sujeito – “Procure identificar a pessoa que está falando: se é o Senhor, o escritor do livro ou se é a fala de outra pessoa que está sendo citada. Identifique também a quem a mensagem é dirigida. Se à Israel, à igreja, a alguém em particular ou a todas as pessoas.”

O Bispo Renato ressaltou ainda que a Bíblia contém a Palavra de Deus, mas também a palavra do homem e a palavra do diabo. E alertou: “Ela contém essas três vozes e se você não souber identificar quem está falando, pode se confundir no que está escrito. Presumir que é Deus que está falando uma coisa quando não é”.

Daí a importância de ter esse entendimento completo, do contrário, poderá fazer interpretações equivocadas da Palavra de Deus.

Jesus disse:

O Espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos disse são espírito e vida João 6:63

O contexto e o tempo – “É importante compreendermos as circunstâncias em que o autor se encontra quando recomenda alguma coisa na Palavra de Deus. Muitas das recomendações relativas a comidas, vestimentas e higiene, por exemplo, têm a ver com a vida naquela época e nem sempre servem para nós hoje. Isso se aplica também a alguns conceitos éticos, políticos e sociais”

Para aprender mais sobre a Palavra de Deus e os preceitos da vida cristã participe da Escola da Fé. Todas as quartas feiras, especialmente, às 20h, no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima de você.

Graças a Deus deus abençoe sempre sua vida e sua família venham em uma igreja universal mais próxima de você, amém.

Mensagens BiblicasTahanan ng mga kuwento. Tumuklas ngayon