Resultados

833 77 105
                                    

Oi genteee! Feliz ano novo para vocês💖

~

"O amor não se promete, o amor se cumpre, e no meio de tantas certezas a única dúvida é porque não me tornei nós antes."

Gizelly Bicalho.

Meu ambiente de trabalho nada mais era do que uma extensão de minha própria vida, sendo assim uma influência diretamente no outro. Ao longo dos meus anos eu percebi que uma pessoa que tem ambições pessoais e profissionais usa como aliada a motivação, com ela, qualquer obstáculo pode ser superado. A motivação no trabalho e na vida pessoal era algo extremamente importante e o que me fazia crescer, mas as vezes minhas conquistas nos dois campos batiam de frente e eu deveria escolher.

- Vejam. – Pedi aos alunos quando cliquei no quadro interativo e apareceu uma imagem. - Essa é nossa última foto para a avaliação não verbal. O que concluem?

Na imagem tinha uma escada rolante, ao lado de uma normal. Homens subiam na rolante, enquanto mulheres estão debaixo, mas sem observá-los e outras subiam pela escada normal, degrau a degrau. No topo das escadas haviam muito mais homens que mulheres e a sátira nada mais era que uma crítica a sociedade e ao sistema.

- Creio que seja uma crítica ao privilégio masculino dentro do mercado de trabalho. – Uma aluna logo a minha frente disse. Ela batia levemente o lápis na testa. - Sabemos que para homens receberem promoções em seus empregos é muito mais rápido do que para uma mulher.

- E as escadas simbolizam a rapidez como isso acontecem nos dois sexos. – Outra menina falou sorrindo e alguns concordaram. A turma era pequena, pois foi formada pelos que repetiram a matéria no período passado.

- E as mulheres que não sobem as escadas? – Questionei, e um burburinho se formou na sala. Em minutos deram diversas respostas, mas nenhuma foi de fato completamente correta. - O que estão tentando dizer é que... – Batem na porta antes que eu conclua e desci do tablado para atender.

- Desculpa atrapalhar sua aula, professora, mas a coordenadora pediu que a senhora passasse na sala dela antes de ir embora. – Uma senhora, funcionária da faculdade, informou-me de maneira simpática.

- Ok, obrigada. – Agradeci com um sorriso no rosto e fechei a porta assim que se afastou. - Voltando, as mulheres que não olham para os homens na escada mostram que não devemos nos espelhar no outro, principalmente quando as circunstâncias que nos envolvem são diferentes.

Amplio a imagem no ponto certo, e dava para observar que as figuras femininas olhavam para todos os lados, menos para os homens da escada rolante.

- O olhar não direcionado ao sexo masculino nos diz que não somos obrigadas a querer algo porque um homem consegue. – Circulo as figuras escrevendo algumas observações. - Quem disse que queremos chegar ao topo por causa de alguém? Queremos por motivação própria, correto?

- Sim, professora, então teremos que buscar imagens e fazer a análise dela? – Questionou um aluno no fundo da sala.

- Exato, avaliarei a escolha e analise, quero que complementem o texto que montarem com um repertório sociocultural rico. – Abri outra aba no quadro interativo através do notebook, coloquei um poema de Raymond Carver. - Sei que vocês sabem que a morte está presente em obras do autor, mas os cemitérios, quando aparecem nos poemas, servem como lembrete de que é melhor não se demorar neles e que a vida está acontecendo em todos os lugares o tempo inteiro.

Todas as vezes no final das aulas encerrávamos com um escritor diferente, e um poema. Pois no final do semestre os alunos se dividiriam em grupos para fazer um trabalho sobre os autores tratados, obvio que cada grupo escolheria um para trabalhar em cima de suas obras. Então nesse momento todos ficavam atentos e fazendo suas anotações.

Entrelinhas | GicelaWhere stories live. Discover now