2. Memórias no quintal

603 118 1.2K
                                    


No dia seguinte à notícia da partida de Helena, Arthur decidiu passar um tempo com seu avô, Antônio, no mar

Oops! This image does not follow our content guidelines. To continue publishing, please remove it or upload a different image.

No dia seguinte à notícia da partida de Helena, Arthur decidiu passar um tempo com seu avô, Antônio, no mar. Ele estava levemente triste, mas preferiu guardar a notícia para si por enquanto. Os dois embarcaram no pequeno barco de pesca da família Menezes, aproveitando o sol quente e o som das ondas quebrando na praia.

Antônio assumiu o leme, guiando a embarcação com a habilidade de um homem que passou a vida inteira no mar. O barco deslizava suavemente pela água, e Arthur sentia o vento em seu rosto enquanto observava os tons de azul do oceano se estenderem até o horizonte.

Enquanto navegavam, Antônio decidiu que era o momento perfeito para compartilhar com o neto o conhecimento adquirido ao longo dos anos como pescador. Eles ancoraram o barco em um local tranquilo, onde o mar era conhecido por ser generoso com os pescadores. Arthur, sentindo-se um pouco mais leve, estava ansioso para aprender com seu avô.

Antônio começou a discutir as sutilezas das correntes marinhas e como elas afetavam o comportamento dos peixes. Ele falou sobre como identificar áreas onde eles se reuniam, ajudando o neto a aprimorar suas habilidades de observação.

Em seguida, ele compartilhou suas experiências com diferentes métodos de pesca. mostrando a Arthur como usar redes de cerco, que envolviam os peixes e os prendiam, e como manusear redes de arrasto, que raspavam o fundo do mar para capturar animais marinhos.

— Onde o senhor aprendeu tudo isso?

— Eu aprendi muita coisa com o seu bisavô — Antônio respondeu, com um sorriso nostálgico.

— Meu bisavô era pescador?

— Digamos que sim.

— E como ele se chamava?

— Ele se chamava João, filho. Era o homem mais sábio que já conheci. E também tinha a minha mãe, Ana, uma mulher incrível.

— Me fale mais sobre eles, por favor. — pediu Arthur, com sua curiosidade aguçada.

— Bem... eles não eram meus pais biológicos — ele revelou, sua voz um pouco mais suave agora.

— Como assim?

— Eu fui adotado por essa família quando nasci... nunca conheci meus pais verdadeiros.

A melodia das ondas quebrando contra o barco, serviram de intervalo antes de ser interrompida por Arthur:

— Lidou bem com isso?

— Foi difícil se quer saber. Mas as coisas acontecem como tem que ser afinal. Eu aprendi que família não é só sobre o sangue. É sobre amor e compreensão. E seus bisavós... me deram tudo isso e muito mais.

Arthur arrepiou-se com o impacto da fala, sabendo o quão profundo era o que Antônio revelara.

— Obrigado, por me contar.

O relógio de areiaWhere stories live. Discover now