SEIS

1.3K 318 96
                                    



Sorte no amor, azar no jogo. É o que costumam dizer para exemplificar o desequilíbrio natural da vida que, como em uma balança, faz um aspecto pender mais para um lado do que para outro. A luta pelo equilíbrio é o que buscamos cotidianamente e comigo não é diferente. No prato que representa o amor, não poderia estar melhor, aliás até poderia se o Maurício não precisasse retornar a Brasília a cada quinze dias, fora isso está tudo perfeito! Ele é muito mais do que eu podia querer, um homem apaixonado, dedicado e uma delícia na cama. Já o bendito prato que se refere ao trabalho... Ferra com a minha balança! O atual chef é rude e, por vezes, desrespeitoso com a equipe, mas não há muito que possa ser feito a respeito disso. O restaurante recebe, cada dia mais, novos clientes ávidos para experimentar os pratos assinados por ele, então a equação disso não poderia ser outra: chef renomado + casa cheia de clientes satisfeitos = dono feliz... Os funcionários que aprendessem a lidar com a intransigência, ou como o babaca mesmo costumava dizer, com seu grande temperamento.

O fato é que eu me dedico ainda mais ao restaurante. Apesar de me sentir andando em uma corda bamba diariamente, eu cumpro todas as exigências do chef com um falso sorriso no rosto e muita agilidade, para provar que meu desequilíbrio emocional de outrora faz parte de um passado distante. E isso tem trazido um retorno incrível: eu havia sido escolhida para comandar a equipe responsável pelo buffet de uma grande festa de inauguração. Seria um jantar para duzentas pessoas com direito a entrada, prato principal e sobremesa. É a oportunidade perfeita para eu provar, de uma vez por todas, que aquele a cozinha é o meu lugar.

Nada podia dar errado essa noite. Absolutamente nada sairia do controle no que dependesse de mim. Por esse motivo, meus dois auxiliares e eu começamos o preparo do jantar cedo, muito antes do horário habitual de funcionamento da cozinha. O cardápio aprovado pelo chef tinha como entrada bruschettas de salmão com queijo e gruyère e geleia de amoras. Seguindo a linha da entrada, optamos por frutos do mar para o prato principal: filé de congro com camarões acompanhado de Fettuccine e para sobremesa Verrine de Frutas Vermelhas. Três pratos com muitas etapas, o que demandava tempo.

Sávio inicia a limpeza dos camarões pistola, enquanto Elza corta em filete o peixe congro e o salmão. Enquanto eles preparam os ingredientes, eu preparo a massa do Fettuccine. Quando o restante da equipe chega, no horário habitual, a cozinha já está a todo vapor: as bruschettas e o Fettuccine estavam prontos e aguardavam apenas o recheio, os camarões pistola inundavam o ambiente com o cheiro que exalavam enquanto refogavam no azeite.

O chef Oliveira confere alimento por alimento, pronto para achar qualquer defeito, com seus olhos de lince e sua boca exigente. Ele saboreia e avalia nosso trabalho. Quando ele apenas assente com a cabeça, em sinal positivo, eu faço uma dancinha imaginária da vitória.

O relógio aponta seis horas quando Diego invade o espaço acompanhado de quatro homens uniformizados que pertencem a empresa responsável pelo transporte do buffet.

— Cuidado em especial com as taças de cristal e os pratos de porcelana — informei ao homem que levantou a caixa escrito "frágil" em vermelho.

— Nada pode dar errado nessa porra, Eva! É o meu nome que está em jogo.

— Está tudo sobre controle, chef — respondo.

Os homens necessitam de viagens até a cozinha para finalizar o transporte de tudo. Os alimentos estavam em caixa térmica prontos para apenas serem montados nos pratos no local da festa. Uma das exigências dos contratantes era que o responsável belo buffet estivesse presente para garantir que todos as refeições fossem entregues no momento e na temperatura ideal, e foi por esse motivo que eu fui a designada a função. O chef Oliveira não pode se ausentar do restaurante em pleno sábado, afinal ele era o queridinho dos artistas que lotavam o espaço naqueles dias.

Belo Mentiroso - DEGUSTAÇÃOWhere stories live. Discover now