Os Gonçalves

1 0 0
                                    

Noite De Côco E Samba De Fole

Era sábado, noite de festa de casamento. Depois do casório foi todo mundo pra casa dos noivos dançar no chão da casa pra pisar o chão. E deu gente na festa; casal querido do povo, filho de Madrinha Nenê com a filha de seu Ares. E como em todas e qualquer tipo de festa ou cerimônia, Zé Cantarino, foi convidado à testemunhar a união e a prestigiar a festa com sua honrosa presença; e festa onde Zé Cantarino vai, Quebra-Pedra vai também.

Enquanto os adultos preparavam as mesas, lá fora as crianças brincavam. Haviam dois meninos que estavam perturbando as outras crianças, eram os irmãos Gonçalves: Givan e Jeremias; dois encrenqueiros bastante conhecidos em Amendoeiras. Givan e Jeremias perturbavam a brincadeira das meninas menores, e elas reclamavam pedindo que ele parassem, foi quando chegou Jubel.

ㅡEi, Givan, tem vergonha não?

ㅡ Não vem de 'cunvessa' não que sobra pra tu, visse? ㅡ Ameaçou Givan

ㅡ 'Apôi' venha! Eu agora dei pra ter medo de galinha, é? Vem pra cá pra levar uma pisa! - disse Jubel chegando na cena.

Jeremias, o mais arisco dos Gonçalves, ouvindo a afronta de Jubel à seu irmão, se aproximou interessado.

ㅡ Tá é besta, é, Jubel? Endoidou, foi? - disse Jeremias.

ㅡTá vendo teu irmão perturbar as 'menina' não? - disse Jubel

ㅡ E por quê tu tá defendendo elas? Tu é pai delas, é? ㅡ debochou Givan ㅡ tô achando que tu tá querendo brincar com elas de amarelinha, visse?

Foi Givan mal terminar de falar e a mãozada de Jubel vôou pra cima. O soco não pegou em cheio, mas resvalou no pescoço de Givan. Os dois se embolaram no chão; poeira pra cima e o povo dançando forró em volta. Jeremias, covarde, dizendo que ia separar, dava pontapés em Jubel. De repente, a mão forte de Zé Cantarino puxou Jubel do meio da briga, em seguida veio uma forte bronca.

ㅡ Vai 'durmi'no galinheiro se não parar de arrumar confusão! Advertiu Zé com firmeza.

Na festa não teve mais confusão desde então. Só os bêbados de riacho de dentro que se estranharam, mas depois foram embora cantando juntos e abraçados. No outro dia, em um misto de vergonha e cara-de-pau Jubel chegou até seu avô, rodeou o velho espiando a feição de Zé; " vovô tá com cara de zangado ainda"

Visse, vô? Honrei o nome da família, heim? Tá orgulhoso d'eu?

ㅡ Isso é futuro, Jubel?

ㅡ Só fiz foi defender as filhas de Sabino e honrar o nome da nossa família! ㅡ justificou

ㅡ Esquece isso, meu fí. Valentia é outra coisa. Não é ser brigão, brigar tá perigoso hj em dia; cuidado, cabra. Ouça o que eu tô dizendo!

Você leu todos os capítulos publicados.

⏰ Última atualização: Apr 23, 2021 ⏰

Adicione esta história à sua Biblioteca e seja notificado quando novos capítulos chegarem!

Quebra-PedraOnde histórias criam vida. Descubra agora