Capítulo 4

467 69 0
                                    

Além dessa porta
Há paz, eu tenho certeza
E eu sei que não haverá mais
Lágrimas no Paraíso

Eric Clapton - Tears in heaven

O CLIMA NA VILLA e na fazenda era de martírio, flagelo e tristeza generalizados. Iliana Kouris, vítima do câncer com apenas 51 anos, era muito bem-quista por todos, não apenas na fazenda, mas também pelas famílias que dependiam da produção de olivas e pelos moradores de Meganisi. Artemis passou a organizar o funeral e o enterro da tia, com a ajuda de alguns empregados mais próximos da família, incluindo um assistente de capataz, Antonis Mikoglou.

Antonis estava assumindo algumas funções na propriedade, sobretudo à medida que a tia de Artemis ficava mais doente. Assim, a fazenda necessitava de um capataz urgentemente, para que, na sua ausência, fosse responsável pelo negócio, como liderar o time de peões da fazenda, além de ficar responsável por fazer todas as anotações dos índices dos negócios. Contudo, da forma a qual se encontrava seu espírito, Artemis não tinha cabeça para pensar naquilo naquele momento. Deixaria para a semana seguinte, com certeza.

- Antonis, por favor, pode comprar as flores na floricultura que a minha tia gostava? Traga umas rosas brancas grandes, como ela gostava.

- Claro, senhorita Kouris. Irei imediatamente. Precisa de mais algo?

- Velas, por favor.

- Sim, com licença. - Antonis se despediu e se foi, deixando Artemis sozinha naquele ambiente silencioso e amplo.

    Como a família Kouris era católica ortodoxa, Artemis seguiu as tradições como eram de ser, acreditando que a vida era eterna e que a alma estava reunida com o corpo e com Cristo, propiciando esperança em meio àquela difícil perda. O funeral havia sido dividido em cinco partes, começando com o momento de oração, o trisagion, que sucedeu na noite anterior ao funeral. Um padre ortodoxo foi chamado por Artemis pode presidir a oração, e as pessoas mais próximas foram convidadas a falar sobre Iliana Kouris. Entre elas, estava Kalliopi Thanoulis, uma grande amiga de sua tia, a qual empreendia no ramo de panificação.

Vestidos de preto e modestas, os homens usaram ternos e as mulheres trajavam roupas compridas. No dia seguinte, o serviço funerário aconteceu na casa funerária de Lefkada, já que Meganisi não dispunha de uma. O caixão da tia de Artemis ficou aberto para o leste, de acordo com a tradição de que, quando Cristo nasceu, a estrela-guia estava naquela direção. Os amigos cumprimentaram Artemis, que tinha o semblante triste e lhe davam condolências.

Em sequência, um sacerdote conduziu outro momento apresentando hinos, orações, leituras da Bíblia e um sermão. Os convidados participaram ativamente e esperaram um formato de chamada e resposta às orações. Depois das preces, Artemis e os presentes acompanharam Iliana ao cemitério de Lefkada, no local do túmulo. As flores foram frequentemente distribuídas e cada convidado pôde colocar uma flor no caixão no final do serviço.

Posteriormente, os presentes se reuniram para um almoço, a makaria, a refeição de misericórdia, sendo servido como prato principal o peixe, que era um antigo símbolo cristão. Naquele mesmo dia, um domingo, Artemis reuniu os amigos novamente e houve lamentos pelas três aldeias de Meganisi. No momento em que o caixão de Iliana ia terra abaixo, naquela tarde, Artemis sentiu os pelos da nuca eriçassem, mesmo debaixo da roupa, por sentir a presença de alguém conhecido.

Suas suspeitas se confirmarem, ao olhar pelo lado, entre as lápides brancas, e avistar Theodorus Papadopoulos, vestindo roupas pretas que lhe cobriam todo o corpo atlético, forte e musculoso. Mesmo com a roupa escura, o corpo torneado se evidenciava debaixo do tecido. O que ele estava fazendo ali?, Artemis se questionou, afinal, ele nem morava em Meganisi, certo? Theodorus a encarava de forma misteriosa e sombria, como se mandasse condolências em silêncio. Em seguida, Artemis entendeu a mensagem, assentiu em silêncio e se voltou ao caixão de madeira, que se encostava já no fundo da cova. A terra começou a ser jogada sobre ele e quando finalmente foi fechada, foi cerrada a lápide de Iliana.

Alcançado pelo Destino - Série Fascínio Grego - Livro I (COMPLETO)Where stories live. Discover now