07

1.1K 83 331
                                    

[comentem]

Pov's Narradora

  Medo.

Segundo o dicionário, medo é o estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ou que, ao contrário, suscita essa consciência.

Segundo a psicologia, o medo é um estado afetivo e emocional necessário para a adaptação de um organismo ao seu meio.

O medo, desde os primórdios, é usado para ser ligado ao senso de proteção de um indivíduo, onde esse entende que certas situações podem ser de risco, assim as evitando ou desenvolvendo meios seguros para se sair delas.

De acordo com pesquisas feitas por psiquiatras, quando o medo é crônico ou faz o perigo parecer maior do que é, ele pode se tornar gatilho para problemas mentais relacionados ao aumento dos níveis de ansiedade e estresse.

Ou seja, o medo, mesmo sendo um instinto natural de proteção, quando demais ele impede que vivemos uma vida plena e tranquila. 

O medo é presente em todos os momentos de nossa vida e essencial para a sobrevivência.

Mas o que diferencia o medo "saudável" do medo "crônico" é a maneira com que lidamos com ele no dia a dia.

JJ Maybank aparentava ser valente e corajoso o tempo todo, com sua altura e seu porte físico forte, músculos grandes e sorriso convencido em seus lábios, muitos acreditavam que ele não temia nada.

O que seus amigos obviamente sabiam que não era verdade.

Um fato era que o Maybank se assustava muito fácil, com pequenos insetos, folhas caindo de repente em seus ombros ou apenas com Elle chegando de repente ao seu lado e assoprando em seu ouvido.

Era cômico ver um garoto de um metro e oitenta pulando de susto quando entrava no Castelo e uma ruiva baixinha gritava "buuu".

Mas apesar desses pequenos medos bobos, JJ nunca deixou de se arriscar. Sempre — ou na maioria das vezes — se colocando na frente em situações de perigo e se arriscando com suas ideias absurdas.

O medo como instinto de sobrevivência dele não parecia funcionar muito bem quando devia, fazendo seus planos mirabolantes quase sempre serem colocados em prática, mesmo sendo claramente perigosos e com poucas chances de darem certo.

Porém, algo parecia errado nas últimas horas.

JJ sentia um medo diferente e que nunca havia sentido antes, ou que talvez havia sentido, mas que fazia questão de ignorar a todo custo.

E ele não sabia o que fazer com esse medo.

— Será que Shoupe sentiu muito nossa falta? — O questionamento de Elle o tira de seus pensamentos.

— Ele com certeza ficou bastante entediado sem nossa presença. — JJ fala, dando mais um gole no resto de sua cerveja.

Estavam sentados no sofá já haviam alguns minutos, o Maybank parecia bastante concentrado em seus pensamentos e alheio ao que acontecia ao seu redor. 

Aplin³ • Outer Banks Where stories live. Discover now