12

1K 73 172
                                    

[comentem]
[capítulo não revisado]

Pov's Narradora

  Companheirismo.

Companheirismo é um substantivo masculino que tem origem do Latim -companio, que significa de maneira literal “aquele com quem se divide o pão”.

Companheirismo é o comportamento que caracteriza o modo amistoso, cordial, bondoso e leal de convívio entre duas pessoas.

Ele é característico de quem é companheiro, ou seja, amigos, parceiros afetivos e familiares, por exemplo.

O companheirismo não é um fenômeno presente somente nos seres humanos – muitas espécies de animais convivem em grupos/bandos/manadas, pela necessidade que têm uns dos outros para sobreviver em seus meios.

Não há necessidade de compartilhar laços sanguíneos para agir com companheirismo, mas sim ter a capacidade de compartilhar formas de pensar ou sentir.

O companheirismo é também uma forma de dizer que os indivíduos são “irmãos de alma”, unindo-os de maneira profunda. Isso seria o mesmo que uma boa amizade.

Elle e JJ podiam dizer com plena convicção que eram as pessoas mais companheiras de toda Outer Banks.

Desde que se conheceram, não teve um dia em que um não estivesse preparado para ajudar o outro, independente de qual fosse a situação.

Os cidadãos do condado até estranhavam quando viam um dos adolescentes andando pelas ruas e o outro não estava acompanhando.

— "Aí, onde está a outra metade?" — O homem da mercearia questionava quando o loiro ia comprar cerveja sozinho.

— "O Loide ficou em casa?" — Um senhor que sentava no jardim de sua casa perguntava quando a ruiva andava sozinha de skate pela manhã.

Elle e JJ sempre riam das perguntas e diziam o motivo do outro não estar lá — o que geralmente era porque estavam doentes, ainda estavam indo se encontrar ou simplesmente decidiram fazer um dia "só para garotas" ou "só para garotos" com seus outros amigos.

Mesmo quando tinham alguma discussão, Elle e JJ sempre estavam preparados para caso o outro ligasse pedindo para se encontrarem, deixando de lado a briga e indo acolher um ao outro sem pestanejar.

Esse companheirismo era uma das coisas que os outros Pogues mais admiravam nos dois.

Elle, agora, estava na garupa da moto de JJ agarrada em sua cintura, enquanto o loiro dirigia na direção da caminhonete de Topper, na tentativa de ajudar os amigos de alguma maneira.

Eles entram em uma rua e logo vêem a caminhonete mais a frente, então o loiro acelera mais ainda, fazendo a ruiva lhe apertar mais forte.

Os dois seguiam bem na traseira da picape, até escutarem o som de uma sirene logo atrás deles, fazendo ambos tremerem levemente.

A ruiva olha para trás, percebendo eles não muito distantes:
— Estão na nossa cola. — A garota diz.

— Eu sei... eu sei... — JJ falava, acelerando ainda mais enquanto focava na sua frente.

Aplin³ • Outer Banks Where stories live. Discover now