Prólogo

168 17 6
                                    

"Pro' dia nascer feliz
O mundo inteiro acordar
E a gente dormir, dormir
Pro dia nascer feliz
Ah, essa é a vida que eu quis
O mundo inteiro acordar
E a gente dormir, yeah"

-Cazuza o tempo não para

1980 foi um ano nevrálgico: é quando se dá o Primeiro Encontro Brasileiro de Homossexuais, em São Paulo, marco da organização do movimento em escala nacional, e também quando ocorre o primeiro protesto da causa - contra a "Operação Limpeza" promovida pelo delegado José Richetti no centro de São Paulo.
"A polícia passava pelas áreas de frequência gay da República e prendia por vadiagem", explica a antropóloga Regina Facchini, do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Unicamp, que pesquisou por muitos anos a história do movimento LGBTQI+.

A repressão policial dos anos 80 em São Paulo mirava os LGBTQI+

Homossexuais, travestis e prostitutas eram sistematicamente espancados. Até que um grupo de homossexuais, com ajuda dos movimentos negro e feminista, organizou um protesto nas escadarias do Theatro Municipal, em 13 de junho de 1980. "Para muitos, foi o Stonewall brasileiro", diz Facchini - foi a primeira vez que se marchou contra a repressão e o preconceito lgbtfóbico no Brasil (muito antes de o termo existir). 1980 também foi o ano de fundação do Grupo Gay da Bahia, o primeiro grupo de luta contra a homofobia no país.

A luta por direitos começava também no Brasil, oficialmente.

-Willian Vieira
"A luta nunca termina"

Avisos

× Está história vai se passar entre os anos de oitenta e noventa, durante a ditadura militar e a revolução da comunidade LGBTQIP+ no Brasil. As lutas e conflitos que ocorreram na época.

× O decorrer da história se passa em São Paulo - Brasil, justamente para fazer sentido mais para frente.

× Terá músicas, filmes e alguns elementos de outras décadas, mas o foco será os anos oitenta.

× Poderão haver gatilhos, porém sempre avisarei no começo de cada capítulo certinho.

× Apesar de ser fastburn o relacionamento deles em si será calmo, no tempo deles.

×Lembrando que os personagens são totalmente fictícios e não tem relação alguma com os meninos além do nome, e pouquíssimas características.

× Algumas frases e expressões são de acordo com a época, então se não compreenderem me avisem nos comentários.

× Não é sadfic, mas confesso que minha forma de escrita é deveras melancólica.

× Não aceito comentários desrespeitosos, e se por algum motivo eu me equivocar com algo, por favor entre em contato direto comigo.

× Também não aceito comparações com outras histórias, Revolução arco-íris é uma obra totalmente de minha autoria, é um tanto desconfortável receber esse tipo de comentário.



📻






Boa leitura meus cafezinhos☕


Revolução Arco-íris Jjk+PjmWhere stories live. Discover now