Mudanças

374 40 1
                                    

Segunda chego bem cedo ao meu escritório e pontualmente as 08:30 o senhor Fonseca me chama. Vou bem nervosa... Espero estar a fazer o certo...

- Bom dia Ana, ja tem uma resposta para mim?

- Bom dia senhor, sim, já tenho... Vou aceitar a proposta...

- Que bom Ana... As minhas esperanças concretizaram-se... Sei que a nossa filial não poderia ser melhor representada. Vamos então começar a tratar dos trâmites da sua transferência. Tem passaporte atualizado?

- Mas senhor, a Finlândia é parte da comunidade Europeia, não necessito...

- Sim, mas é preferivel ter passaporte ja atualizado e feito aqui. Se necessitar por algum motivo é mais complicado ter de fazer no consulado la. Vou pedir á minha secretária que trate disso. Agora vamos falar das suas funções lá, bem como tratar de sua mudança. Terá de se apresentar la em 2 semanas.

E assim passámos o dia, inclusive almoçamos no escritorio.

Esta semana seria toda para passar os trabalhos em mão para outro tradutor. Durante o fim de semana fui ao shopping. Apesar de não ser adepta de compras, tenho de refazer o meu guarda roupa. Para além do cargo ir mudar, não posso esquecer que o clima lá é diferente do nosso. O meu sistema nervoso está todo revirado. Não deixo de pensar se estou a fazer o mais certo, mas agora é tarde para voltar atrás. Aproveito para comprar um notebook novo, o meu ja está desatualizado, e alguns livros para levar. Não posso esquecer de uma máquina fotografica em condições.  Comprei tambem uns conversores linguisticos para turistas, uma vez que os meus conhecimentos de Suomi(finlandês) são escassos. Esta lingua realmente é dificil, mais que o alemão. 

Sei que o apartamento lá ja está a ser preparado, e que não necessito de levar nada de cá, so mesmo os meus artigos pessoais. Também já pesquisei e sei que tanto o apartamento como a sede da empresa são no centro onde há um centro comercial chamado Kamppi, que tem tudo, desde super mercado a metro e autocarros. Eles lá parece que sabem mesmo centralizar as coisas. 

Depois de uma tarde de sábado recheada de compras, vou para casa completamente cansada. Janto e vou descansar por hoje. Amanhã quero deixar a casa limpa e preparar as minhas malas. Irei levar principalmente a roupa nova. Raios, esqueci-me de comprar a mala de viagem, terei de voltar amanha cedo ao shopping.

Durmo que nem uma pedra e no domingo levanto-me bem cedo. Começo por separar toda a roupa para poder ver as malas que preciso, vou ao shopping e compro 2 malas grandes de porão e uma mala de mão, volto para casa, preparo as malas e começo a limpeza. No meu sistema de som ponho uma musica mais alta e permito-me dançar enquanto vou limpando e preparando a casa para a minha ausência. Chamo a D. Rita para vir beber um chá. Ela é uma querida, não quer que eu pague a renda enquanto estou fora, mas depois farei a transferência mensalmente. Passamos a tarde a mandar conversa fora, ela só me diz que está na hora de eu viver. Que mania, será que ela não percebe que não adianta. A vida já me mostrou sofrimento suficiente tirando me os meus queridos pais. Não me posso dar e depois perder tudo novamente. 

Começo uma nova semana, esta será diferente, já que esta semana será para me por ao corrente de todo o funcionamento borucratico da editora para depois poder a partir de lá seguir as matrizes utilizadas cá, bem como adequar o funcionamento cá com o internacional. Na Quinta o senhor Fernandes preparou uma festa de despedida uma vez que na sexta á noite irei embarcar. Um carro da editora irá levar me ao aeroporto e outro irá buscar me no aeroporto de helsinquia. Terei o sábado e o domingo e na Segunda devo apresentar me cedo na empresa. Já programei o sabado para deixar as coisas no lugar e domingo irei conhecer um pouco da cidade. 

Na Quinta a festa é bonita, tenho todos os colegas lá todos. Ouço alguns cochichos sobre o meu novo cargo, a minha saida daqui para a sede, como seria que eu tinha conseguido. Meu Deus, esta gente nem nunca se deu ao trabalho de me tentar perceber e agora estão a levantar hipoteses. Assim que dão as 20:00 peço desculpa ao senhor Fonseca e retiro me da festa, indo para casa.

Amanhã será o dia da mudança da minha vida.

Paixão em HelsinquiaOnde histórias criam vida. Descubra agora