Regresso á LisEdict

161 17 0
                                    

Levantámos cedo, aprontámo-nos e saimos do hotel após o check-out colocando as malas na bagageira do carro, e dirigimo-nos á editora. Como a LisEdict fica perto da Basilica da Estrela e nós estávamos na Rua Castilho demoramos 15 minutos apenas a chegar á editora. Assim que chegamos á porta um segurança pede a nossa identificação e fica pálido ao perceber quem somos. Somos imediatamente guiados á recepcionista que quando me vê abre os olhos como se visse um fantasma.

- Dra Ana, bom dia.-cumprimenta-me enquanto olha o Markus com ar de predador.

- Bom dia Vera, este é o Dr. Lehto. - como ela parece não se recompor e comtinua a olhar para o MEU namorado passo-me. Dou um murro no balcão da recepção e elevo a voz.- Vera, quer ir apreciar as vistas para o olho da rua?- Então ela olha para mim muito vermelha e pede desculpa.

 Apanhamos o elevador e subimos, atravessamos o corredor ladeado dos gabinetes dos tradutores, e entramos na ante-sala da presidência onde a D. Marilia está. Assim que ela me vê levanta-se e vem até mim me abraçando. Cumprimenta o Markus  e faz-nos sinal para entrarmos na sala da presidência. Começamos por falar da publicação do anuncio para contratação dos novos editores e tradutores e das reformas que estão quase prontas. Falamos da Inês e tal como esperava a D. Marilia disponibiliza-se de imediato para ajudá-la a ambientar-se e a por-se a par de tudo referente á editora. Chega a hora da reunião com a empresa que vai tratar da casa.o Markus pede para  a D Marilia reservar lugar para 2 num restaurante onde ele foi com o sr Fonseca quando veio a Lisboa.

 Explico o que pretendemos que façam á casa. Uma das exigências que fazemos é que seja sempre a mesma pessoa a tratar da casa e que nos passem os dados da pessoa. De seguida vamos ver como está a ser feita a remodelação com o responsável pela obra. No fim da proxima semana a obra estará completa para entrega pelo que o Markus pede á D Marilia  para informar todos que têm de estar no auditório ás 14:00. 

Seguimos para o Restaurante. Durante o almoço falámos de como iriam ser distribuidos os sectores pelos diversos pisos No piso 0 a segurança e recepção bem como a loja de venda ao publico e 1 cafetaria. No piso 1ficaria a creche de um lado e o ATL do outro. . No piso 2 seria a secção dos autores onde seriam recebidos onde estaria as salas de reunião para autores Nacionais. No piso 3 a edição Nacional. No piso 4   ficaria a edição Internacional. No piso 5 ficaria a tradução. No piso 6 o auditório interno. No piso 7 a Presidência. No piso 8 ficará a cobertura para o presidente, ou neste caso o assessor, a Inês. No prédio ao lado será onde nascerá a LisEdict Ibérica, que funcionará como esta com a diferença que o acesso só poderá ser efetuado pelo interior do edificio original e no piso 0 terá um auditório para lançamentos Nacionais e Ibéricos. A loja das 2 manter-se-á no edificio inicial. 

Depois do almoço fomos diretos ao auditório. Quando foi confirmada a presença de todos os funcionários o Markus começou a falar.

- Boa tarde, Eu sou Markus Lehto, sócio da LisEdict e propriétário da Lehtos Publishing. A Dra Ana Valente todos vocês conhecem. Estou aqui para vos falar das renovações e como vão ficar no final distribuidos os departamentos.- Começa então a explicar o que já tinhamos falado ao almoço- Agora necessito de falar convosco acerca destas mudanças. Como devem calcular o nosso trabalho não pode simplesmente parar e não seria profissional que pessoas externas entrassem nos vossos gabinetes e mudassem as vossas coisas, como tal, e uma vez que as obras terminam na sexta da próxima semana, quero solicitar que no sábado venham efetuar a vossa mudança. Claro que esse dia de trabalho será renumerado a 400%. Posso contar convosco?- Todos aceitaram.- No dia 1 de Julho entrará também em funções a nova creche e ATL. Será também nesse dia que iniciará a nova assessora. A mesma terá as  mesmas funções do presidente com a diferença de que responderá sempre a mim e á Dra Ana. Como também já devem ter reparado o prédio ao lado está a passar por remodelações juntamente com este. Ali nascerá um prédio gémeo com este com a unica diferença que ali será a LisEdict Ibérica, a versão Espanhola da original. A inauguração da LisEdict Ibérica está prevista para o dia 15 de Agosto, feriado aqui. Claro que todos vocês e respetivos conjugues serão convidados, afinal vocês é que são a LisEdict. Agradecia no entanto que o Ibérica não fosse ainda divulgada, como tal contamos com o vosso sigilo. Queremos estar um passo á frente da concorrência. Agradeço a vossa presença aqui, um bom trabalho para todos e podem voltar ao vosso trabalho.

Quando ele acabou de falar todos o aplaudiram e retiraram-se, todos excepto 1 pessoa, a recepcionista Vera que veio a bambolear-se para o Markus.

- Dr. Lehto, posso lhe dar uma palavrinha?- diz a Vera com aquela voz irritante

- Claro. Diga por favor.

- Sabe Markus, eu es..-Markus interrompe o que ela ia dizer

- Como se chama você e qual o seu posto?

- Eu sou a Vera, Markus e sou recepcionista. -Responde ela com voz dengosa enquanto lhe passa a mão no braço. Mas essa tipa... Se ele não a pára, paro-a eu á chapada.- Sabe, eu estava a pensar...- Markus interrompe-a novamente

- Então Vera, para si é Dr. Lehto, e mais uma coisa,- diz enquanto afasta a mão dela do seu braço.- passe nos RH e feche a sua ficha pois está despedida com efeito imediato. Não tem nivel para trabalhar aqui. Passe bem.- e vem para junto de mim e da D Marilia.

- Dr. Lehto, deseja mais alguma coisa.- pergunta a Marilia.

- Não sra. Nós vamos acompanhá-la pois temos de ir embora. Voltamos ainda hoje para Helsinquia.

Despedimo-nos da D. Marilia e direccionamo-nos para a saida. Somos parados por vários funcionários e finalmente chegamos á rua onde o carro nos espera. 

Em vez de irmos para o aeroporto vamos para o centro Comercial Vasco da Gama. Passeamos  pelos corredores do Centro comercial, andando de mão dada. Após algum tempo saimos e ele leva-me ao teleférico sobre o Tejo. Quando já são 18:00 seguimos para Figo Maduro e embarcamos. Cansada adormeço pouco depois de descolar para acordar já em Helsinquia.


Paixão em HelsinquiaOnde histórias criam vida. Descubra agora