05

1.5K 113 32
                                    

Antes de tudo, deixe-me perguntar algo:

Vocês conhecem a história da caixa de Pandora?

Por que eu lembro muito bem de como tudo aconteceu.

Prometeu (aquele que vê antes) e seu irmão Epimeteu (aquele que vê depois) criaram os animais e os homens. Deram a cada animal um poder, como voar, caçar, coragem, garras, dentes afiados. O homem, originado por Prometeu a partir da argila, ficou sem nada por ser o último a ser feito. Prometeu deu um pouco de cada animal para o homem, mas faltava alguma coisa especial. Aquele que vê antes ensinou muitas coisas ao homem. Ensinou a domesticar animais, fazer remédios, construir barcos, escrever, cantar, interpretar sonhos e buscar riquezas minerais. Porém, enfureceu Zeus ao roubar o fogo dos deuses e dá-lo aos homens. Zeus decidiu, então, vingar-se de Prometeu e dos homens.

Prometeu foi acorrentado a uma montanha. Sua condenação foi passar a eternidade preso a uma rocha, aonde uma ave viria comer seu fígado. Toda noite seu fígado se regeneraria e a ave voltaria no dia seguinte pra lhe comer o fígado novamente.

Para castigar os homens, Zeus ordenou que o Deus das Artes, Hefesto, fizesse uma mulher parecida com as deusas. Hefesto lhe apresentou uma estátua linda. A deusa Atena lhe deu o sopro de vida, a deusa Afrodite lhe deu beleza, o deus Apolo lhe deu uma voz suave e Hermes lhe deu persuasão. Assim, a mulher recebeu o nome de Pandora (aquela que tem todos os dons).

Pandora foi enviada para Epimeteu, que já tinha sido alertado por seu irmão a não aceitar nada dos deuses. Ele, por "ver sempre depois", agiu de forma precipitada e ficou encantado com a bela Pandora. Ela chegou trazendo uma caixa (não era necessariamente uma caixa, mas um jarro) fechada, um presente de casamento para Epimeteu.

Epimeteu pediu para Pandora não abrir caixa, mas, tomada pela curiosidade, não resistiu. Ao abrir a caixa na frente de seu marido, Pandora liberou todos os males que até hoje afligem a humanidade, como os desentendimentos, as guerras e as doenças. Ela ainda tentou fechar a caixa, mas só conseguiu prender a esperança.

Desde esse tempo a história de Pandora está associada com fazer o mal que não pode ser desfeito. Ali também está o nascimento do pensamento sobre o bem e o mal que a mulher pode causar.

É interessante perceber o motivo de a esperança estar presente entre os males trazidos por Pandora à Terra. Para algumas interpretações, a esperança está guardada e isso é bom.

Com quinze anos, Vitória leu pela primeira vez o conto da caixa de Pandora. Estava num acampamento organizado pelo colégio Santa Cruz e havia trazido consigo o conto que achou no meio dos livros de sua mãe.

Pensou, então, que seu coração era como a caixa: cheio de esperança. Ao olhar para o lado e ver Ana Clara e Paulo abraçados, sentiu como se em seu coração tivesse trancafiado todas as esperanças e ambições do mundo. Porém, com o passar do tempo, todos os segredos guardados em sua caixa imaginária haviam sido libertados pela boca de açúcar e coração de Ana Clara, e havia tomado coragem o suficiente para se declarar, dando a chave que faltava para Ana destrancar toda aquela bagagem que havia em sua caixa.

Mas, por ironia do meu amigo (o Destino) e tudo aquilo o qual eu já expliquei para vocês, cá estamos. Novamente, na estaca zero.

Novamente, numa nova caixa de Pandora em formato do coração de Vitória Falcão.

Enquanto Ana encarava Vitória com sua filha, a palavra "esperança" acalentava seu coração. Havia sonhado durante muito tempo sobre como seria esse reencontro e nunca imaginou que seria por meio de Estrela. Era como se fosse pra ser.

Como se tudo tivesse premeditado.

Bem, meus amigos, como eu já havia dito no começo dessa história: durante toda a minha existência, nunca vi duas almas tão apaixonadas quanto às das duas. Ao decorrer dessa história você poderá perceber que o amor se disfarça de muitas formas.

Quanto Tempo o Tempo Tem?Where stories live. Discover now