Capítulo 5 - Maturidade Espiritual

766 20 3
                                    

Adão foi criado perfeito e nunca tinha pecado, mas depois de sua queda teve que aprender a "viver uma vida morta". Conosco já foi totalmente o contrário de Adão. Antes vivíamos completamente imersos no pecado, e estávamos condicionados a pecar, mas quando Jesus entrou em nossa vida nascemos de novo e pecar não faz mais parte do novo ser!

O crescimento espiritual não vem apenas pelo jejum, pela oração ou por imposição de mãos, só a palavra de Deus é capaz de fazer-nos crescer. Porém, quanto mais maduro você é espiritualmente mais você jejua e ora, pois oração eficaz é uma oração baseada na palavra e que tem alvo dar frutos.

As pessoas entendem o conceito de crescimento no desenvolvimento físico dos seres humanos, e nós sabemos porquê é importante. Os bebês são imaturos física e mentalmente, mas esperamos que eles se desenvolvam.

Quando eu era mais novo tinha um amigo na escola que não cresceu muito e poderia ter sido um anão. Porém, no último ano que estudamos juntos os médicos lhe deram remédios para fazê-lo crescer. O crescimento espiritual é um conceito semelhante, mas é muito mais importante.

O crescimento é o desenvolvimento ou aperfeiçoamento em direção a um objetivo chamado "maturidade" ou "perfeição". Quando alguém "nasce de novo", como um filho de Deus, ele é espiritualmente imaturo. Conforme o tempo passa desenvolve as qualidades ou capacidades que a Bíblia caracteriza a uma pessoa madura. Com isso, a igreja vai amadurecendo junto com os novos membros. Não há nenhuma vergonha em ser um "bebê espiritual" caso você tenha nascido há alguns meses; mas se você tem sido um filho de Deus por vários anos e não cresceu, existe algo errado.

Muitos problemas surgem em igrejas quando os membros não conseguem crescer, alcançar a maturidade, ou quando acham que sabem tudo. Alguns voltam para o mundo, causam conflitos por causa da ignorância ou tornam-se causa de tropeço no crescimento e amadurecimento de outros.

Você pode saber tudo que existe sobre teologia, e pode gastar uma vida inteira ensinando outros em um seminário, e mesmo assim ser completamente imaturo. Você permanecerá sendo imaturo se aquele conhecimento que você acumulou não te motivar a fazer o bem para os outros. Os cristãos maduros são aqueles que glorificam a Deus fazendo o bem para os outros, que compartilham seu conhecimento em boas obras. Maturidade espiritual é mais bem demonstrada em atos do que em fatos!

É claro que fatos e ações tem relação entre si. Quanto mais você conhece da Bíblia mais você pode ensinar, reprovar, corrigir e treinar a si mesmo – a outros – de uma forma que modele suas ações e te incentive a fazer a obra da melhor forma possível. Mais conhecimento de Deus através de Sua palavra deveria conduzir a um maior e melhor serviço aos outros, pois nós somos discípulos de Jesus! O que caracteriza um discípulo são os frutos, que são resultados do crescimento e da maturidade espiritual.

Maturidade espiritual é o alvo do discipulado. A grande ênfase de Jesus na grande comissão é "fazer discípulos". Nosso compromisso, portanto, vai além da evangelização. O Senhor quer mais do que crentes ou novos membros em sua igreja, Ele quer discípulos! Que são efetivados por meio da integração na igreja local, pelo batismo, e do ensino contínuo. O princípio estabelecido por Jesus para o ensino vai além da comunicação verbal da verdade, ele passa por "ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado", (Mateus 28.20a), e desemboca na obediência. Não se trata apenas de aprender um acervo teológico e doutrinário, mas converter esse acervo em vida transformada, ou seja, em maturidade espiritual.

O discípulo é um seguidor e imitador de Cristo, e seu alvo é aprender "com" e "sobre" Ele. Sua vida deve refletir a vida de Cristo e ele deve viver assim como Ele andou. Sem obediência a Deus não há cristianismo autêntico, sem santidade não há evidência de maturidade espiritual e sem ela não podemos viver de modo digno de Deus.

#MATURIDADE está na mente e não na idadeOnde as histórias ganham vida. Descobre agora